Jogos novos para vós em Maio de 2020

Coloquem em resposta os jogos que jogaram pela primeira vez neste mês e as vossas opniões sobre os mesmos.

As ferramentas do Grimwold ajudam bastante a saber quais foram.

“Speed has never killed anyone, suddenly becoming stationary… that’s what gets you.” - Jeremy Clarkson



Rallyman: GT - 8 partidas

Publicado em 2020

Board Game: Rallyman: GT



Eu gosto de jogos de corridas. Este é uma adaptação do sistema do jogo Rallyman a um ambiente de pista em que os carros andam juntos e as ultrapassagens são possíveis e, felizmente, frequentes.

Na primeira versão o sistema realmente era inovador e interessante mas a natureza mais solitária do jogo, mesmo com vários jogadores e sendo muito temática, deixava-me um pouco insatisfeito.

A adaptação correu bem. O jogo está muito bom e proporciona momentos muito agradáveis em que precisamos de pensar bem na táctica que usamos e na forma como gerimos o risco. E mesmo os turnos dos outros nos interessam pois a interacção em pista tem nuances que vão para além do habitual.

A implementação online no Boardgame Arena está muito boa e facilita o jogo deixando espaço para as emoções.

Recomendo vivamente…

Fiquem atentos pois devo organizar um campeonato aqui no AoJ muito em breve.





Lightning & Bolt - 2 partidas

Publicado em 2018

Board Game: Lightning & Bolt



Estou sempre interessado em jogos que possa jogar com a Leonor, especialmente se forem jogos desafiantes ou divertidos para crianças e adultos.

Não é um mercado vasto e quando li no blog do Alexandre Correia sobre este fiquei curioso… Um jogo cooperativo criado pelo designer para jogar com a filha de 3 anos e ter também um desafio interessante para ele era algo que encaixava na perfeição.

É um Print and Play que, estranhamente, não foi fácil de obter mas que teve também o condão de me levar a realmente "fazê-lo" em vez de, como tantos outros, ficar apenas o ficheiro numa pasta para "quando tiver tempo".

O jogador mais infantil fica com a lightning, a super-heroína que se move rapidamente de mosaico em mosaico, atraindo a atenção dos DocBots e tentando combatê-los para tentar salvar alguém nesse mosaico. O adulto joga com o Bolt, um enorme robot que anda mais lentamente mas pode ajudar a Lightning se programar bem os três dados que tem disponíveis…

E funciona. A Leonor saltita de excitação, ou esconde-se de medo (fingido e exagerado) quando vamos virar um dos mosaicos para ver se salvamos alguém ou se aparece o temível Dr. Maléfico! E para mim a gestão dos dados do Bolt apresenta por vezes desafios interessantes…

Suponho que daqui a pouco ela já esteja demasiado crescida para a simplicidade do papel de heroína mas, até lá, vou tentar jogar isto mais vezes.





Mandala - 1 partida

Publiscado em 2019

Board Game: Mandala



Num dos encontros Online do grupo do Porto pude jogar isto em Tabletop Simulator.

Não está mal mas para o género ainda prefiro um Lost Cities ou Battle Line.



Four Against Darkness - 1 partida

Publicado em 2016

Board Game: Four Against Darkness



Outra influência do Alexandre Correia e do seu blog.

É uma espécie de RPG tipo rogue… Mais precisamente, é um dungeon crawl em que a masmorra vai sendo gerada aleatoriamente com monstros, tesouros e outras coisas com que vamos lidando usando apenas 2 dados de 6 faces. A simplicidade do sistema permite que se jogue relativamente depressa sacrificando, naturalmente, a coesão temática e a narrativa que são boa parte do interesse, para mim, dos sistemas de RPG mais tradicionais.

Comprei os PDF para experimentar e jogar a solo, algo que não faço com frequência. Mas o preço não é alto e pode ser que, além das "aventuras" a solo possa um dia ter uma ou duas pessoas interessadas numa experiência tipo-RPG sem Mestre de Jogo… E um PDF não ocupa espaço.

O Alexandre faz realmente as coisas bem e os seus posts no blog sobre as "aventuras" com este jogo são leitura muito agradável e mostram algumas das possibilidades que o sistema abre se quisermos "construir" um pouco sobre as bases que fornece.



 


7 Partidas - Acabadinho de receber por parte da troca da 1PG, através do meu SecretOne, joguei uma partida só para ver as regras e depois joguei 2 campanhas, com o deck A 99 pts, e com o deck B 100 pts, é um óptimo jogo para jogar solo, decisões interessantes e joga-se em 20 minutos, podendo fazer uma campanha em pouco mais de 1 hora. Típico Uwe, puro worker placement, 3 trabalhadores, 21 acções no total. É talvez dos mais simples dele nesta linha de jogos, mas um dos melhores.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Galaxy Defenders - 1 Partida - Este mês estava particularmente interessado em jogos táticos, e tinha este por jogar ainda por aqui, é sem dúvida um jogo que vou voltar a jogar e talvez fazer a campanha, é interessante, tem várias abordagens no combate, mas pode ser um pouco "overkill spawn", demasiados bugs para lidar, talvez fique na coleção durante algum tempo.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



1 Partida - Este já acompanho no Facebook há algum tempo, mas só agora joguei pela primeira vez, um sistema simples de Wargaming Miniatures, diria até demasiado simples, eu adicionei algumas nuances as regras para o tornar um pouco mais interessante taticamente, já tenho uns legos encomendados do AliExpress para jogar isto com os legos que tenho por cá e fazer uns mapas porreiros.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



3 Partidas - Depois de ver o vídeo do ShutUp&SitDown, a falar muito bem deste, pensei, tenho o jogo construído desde 2016, e ainda não o experimentei, agarrei uns cubos e bora lá experimentar, vi um gameplay, uma vista de olhos pelas regras e não é que é um excelente jogo de resourse management, simples e até com algum nível de imprevisibilidade, recomendado.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



3 partidas - joguei com as minhas filhas, bom jogo de memória, apesar de jogar com os dados aumenta significativamente a dificuldade.

Eu tipicamente não sou fã de jogos de corridas, mas estou a adorar jogar Rallyman no BGA.



Após jogar Rallyman GT no BGA tenho pena de não ter feito o KS com tudo a que se tinha direito.



No entanto, penso que este é um jogo que tipicamente tem alguma vantagem em jogar no BGA do que no tabuleiro porque tem muitas regras e detalhes que podem escapar a quem está a jogar (e no BGA não deve falhar) indecision