Jogos novos para vós em Outubro 2019

Coloquem em resposta os jogos que jogaram pela primeira vez em Outubro de 2019 e as vossas opniões sobre os mesmos.

As ferramentas do Grimwold ajudam bastante a saber quais foram.

Apenas uma novidade em Outubro:







Nada mau. Joguei apenas os dois casos iniciais, no formato versus com uma especie de DM. Gostei de algumas mecânicas, e a história nem era má, embora um pouco previsível às vezes. Contudo, fiquei com aquela sensação de que, apesar de não estar aborrecido, preferia estar a jogar o velhinho Sherlock Holmes Consulting Detective.

Mini Rails - 2 partidas

Publicado em 2017


Gostei imenso deste mini jogo de comboios! Gostei tanto que já deverei ter uma cópia para mim por alturas da InvictaCon.
É uma versão simplista dos jogos de bolsa/acções em companhias de comboios. O valor varia conforme as companhias vão estabelecendo rotas no mapa e no final de cada ronda uma companhia passará a estar em posição benéfica em que as suas acções só contam se forem positivas. Mas nem todas as companhias lá chegarão e essas verão apenas as suas acções negativas a pontuar.
Os jogadores dispõem apenas de duas actividades em cada ronda. Comprar acções numa das companhias ou construir estabelecer rota numa das companhias. São obrigados a fazer ambas as actividades o que faz com que o momento em que fazem cada uma seja da maior importância.
Uma pequena pérola!


Cartographers: A Roll Player Tale - 1 partida
Publicado em 2019

É mais um Roll & Write. Tem um pouco mais de interacção entre os jogadores que a maioria e é isso que lhe dá graça.


GoodCritters - 1 partida
Publicado em 2018

Jogo de dedução social/bluff que me fez lembrar muito o Cash 'N' Guns. Não gosto do Cash 'N' Guns, em grande parte pelo aspecto de real time quando se apontam as armas aos oponentes... Às vezes lá dá para trocas à ultima da hora e outras confusões... Aqui isso não aconteceu tanto e a coisa é mais organizada com as cartas.
Ainda assim, o essencial é muito semelhante. Funciona? Sim. É mau? Não. Joga-se...


Chocolate Factory - 1 partida
Publicado em 2019

Está interessante. O mecanismo de linha de montagem é engraçado e oferece alguns puzzles curiosos. Mas a mecânica de escolha de empregados/máquinas pode ser bastante ingrata e a sua aleatoriedade muito penalizadora em certos momentos.
Soube entretanto que se jogou com uma regra mal e que isso pode fazer bastante diferença. Talvez com essa correcção a coisa seja um pouco mais "controlada". Veremos...


City of the Big Shoulders - 1 partida
Publicado em 2019

Um jogo pesado e exigente. Quatro ou cinco horas a 4 jogadores.
Dizem que é uma espécie de 18XX sem a parte das construção das linhas. Não é bem assim... A parte do mercado accionista faz lembrar esse estilo de jogo mas depois falta a parte da "facada" que os 18XX permitem. Aqui não parece provável que uma empresa fique em situação de ser um prejuízo grande para alguém que fique com o seu controlo. Esse prejuízo poderá advir da desvalorização das acções mas não me pareceu que esse prejuízo fosse compensador em relação aos lucros potenciais perdidos por quem faz o despejo accionista...
No resto é um worker placement mais ou menos normal.
A parte do mercado de recursos não me seduziu muito sendo talvez a parte mais "fraca" do jogo, nesta primeira impressão.
É para voltar a experimentar, sem dúvida. Nem que seja para dissipar ou confirmar as impressões menos positivas.


Medium - 1 partida
Publicado em 2019

Um dos pouco pedidos de Essen que fiz.
É um party-game de palavras, muito na onda do Insider ou Just One. Mas diferente...
A cada momento existem dois jogadores activos. Um deles joga uma carta com uma palavra das seis que tem. Por exemplo, "Space". O outro jogador terá agora que jogar também uma carta com uma palavra. Por exemplo "Ocean". Agora, ambos os jogadores tentam estabelecer uma ligação telepática... Contam até 3 e ambos dizem uma palavra em simultâneo. Se disserem a mesma (por exemplo "star"), ganham um token de pontos de primeira tentativa (5 ou 6 pontos). Se não, as palavras diferentes que usarem (imaginem que um diz "Planet" e o outro "Universe") serão as novas pistas para a segunda tentativa... Se disserem a mesma palavra, pontuam (3 ou 4) s enão, há uma terceira tentativa, nos mesmos moldes para 1 ou 2 pontos. Se não. Não há pontos. Naturalmente, não podem repetir palavras ou pistas das tentativas anteriores.
E pronto, repõem a mão para seis cartas e passa ao par à esquerda (o segundo jogador passa a ser o primeiro) e vai rodando pela mesa. No fim cada jogador totaliza os pontos feitos com o parceiro à esquerda e à direita e quem tiver mais pontos ganha.

Mas a pontuação não interessa para nada... Como no Dixit, no Concept, no Cards Against Humanity, etc. o que interessa são as gargalhadas, as ideias e raciocínios estapafúrdios e a diversão que este "jogo" proporciona.
É um jogo, sem dúvida, e o sistema de pontuação faz mais sentido e tem mais importância que no Concept, por exemplo. Mas ninguém vai jogar isto "PARA GANHAR!!!!!"...


TEAM3 PINK - 1 partida
Publicado em 2019

Mais um party game fresquinho de Essen.
E é divertido.
É um cooperativo em que uma equipa de 3 tem que construir uma estrutura com blocos plásticos grandes. Só um jogador vê a estrutura a construir. Mas este não pode falar nem mexar nas peças. Só pode gesticular para outro jogador que também não pode mexer nas peças mas pode falar com o terceiro jogador que está de olhos fechados a tentar seguir as instruções que ouve para colocar os blocos nas posições correctas.
Em 3 minutos...
O primeiro nível é fácil. Conseguimos fazer 4 estruturas com cerca de 1 minuto de folga em cada uma. No nível 2 a coisa já é mais difícil. Há mais blocos e as estruturas são mais complexas. Fizemos as 5 estruturas necessárias para passar o nível sem erros mas a folga caiu drasticamente e em alguns casos foi mesmo à justa que não perdemos "uma vida" (temos 3).
O terceiro nível já é bem difícil. Perdemos aqui com apenas duas estruturas bem sucedidas...
E ainda existem cartas mais "tridimensionais" em que os blocos além de terem que ser colcados na orientação certa e empilhados da forma desenhas, têm agora que ser colocados também em planos difetentes para que partes fiquem escondidas do observador...
Muito maluco. E divetido.

_
E foi isto. Muitas coisas boas...

Fiquei curioso com vários jogos :slight_smile: