Jogos novos para vós em Outubro de 2020

Coloquem em resposta os jogos que jogaram pela primeira vez neste mês e as vossas opniões sobre os mesmos.

As ferramentas do Grimwold ajudam bastante a saber quais foram.

"Are You Not Entertained? Are You Not Entertained? Is This Not Why You Are Here?" - Maximus Decimus Meridius


Azul: Summer Pavilion - 1 partida
Publicado em 2019
Board Game: Azul: Summer Pavilion

O terceiro título da série Azul era o único que me faltava experimentar... 
O segundo, Stained Glass of Sintra, não me fascinou. Este pareceu-me melhor mas, ainda assim, não o suficiente para subrtituir o primeiro. Por um lado, neste temos mais liberdade com os tiles e não há tanta pressão do risco de apanhar um monte de tiles que iriam para o lixo a dar pontos negativos. Por outro, pareceu-me haver mais lugar a hate-draft dos tiles, ou seja, escolher tiles para impedir os adversários de os obterem, mesmo que não nos sirvam para muito. E isso advém, precisamente, de ser menos penalisador apanhar tiles a mais...
É algo que terei que revisitar para confirmar esta impresões.

Hands in the Sea - 1 partida
Publicado em 2016
Board Game: Hands in the Sea

Aqui há uns tempos consegui obter este jogo através de uma troca. Enviei o meu Paths of Glory, não sem alguma pena para o receber. Mas a verdade é que esse título teria poucas probabilidades de ser jogado e este já foi à mesa...
É um óptimo jogo. Estou contente em tê-lo na colecção.
Pega na ideia base do sistema de A Few Acres of Snow e aplica-o à primeira guerra púnica. Espero voltar a jogá-lo em breve para que as regras e mecânicas ainda estejam presentes na minha memória.

The Castles of Tuscany - 1 partida
Publicado em 2020
Board Game: The Castles of Tuscany

É uma reimplementação do Castles of Burgundy. Não fiquei grande fã desse jogo e este também não me impressionou muito. Creio que é mais rápido e simples que o predecessor, o que é positivo porque o factor aleatório parece demasiado elevado para o meu gosto.
Para experiência online não foi terrível mas não fiquei muito interessado. Se surgir uma oportunidade para o jogar, não recuso.


Kokopelli - 1 partida
Publicado em 2021
Board Game: Kokopelli

Do mesmo designer do jogo acima, este é também simples e rápido. Mas mais interactivo que aquele e embora claramente apontado ao segmento "familiar", é uma experiência fluida que oferece algumas decisões curiosas.

Clash of the Gladiators - 1 partida
Publicado em 2002
Board Game: Clash of the Gladiators

Um jogo já "antigo" do mestre Knizia. Muitos estarão já a imaginar um jogo muito mecânico e abstracto. Estarão errados...
É um jogo muito temático (e estou a falar no sentido mais directo do termo), com muitos lançamentos de dados e, pasme-se, eliminação de jogadores! Sim, é do Knizia... Não há engano.
Já o tinha olhado com algum curiosidade no passado mas, mais recentemente li esta review e coloquei-o na lista de jogos que queria em troca. E apareceu uma proposta que aceitei.
A primeira experiência com o jogo foi só a dois e fico com a ideia de que o jogo será mais divertido e violento com mais jogadores... Espero encontrar um dia adversários em número suficiente para o ver brilhar...
 

Olá!







Quadropolis foi um jogo novo que joguei em Outubro!

É um jogo familiar em que tens de programar as tuas ações futuras. Tanto na peça que escolhes para crescer a tua cidade como o local onde a colocas. Recolhes pessoas e energia para colocar os teus edifcios a funcionar e assim ganhar pontos consoante os edíficios que estão ao lado. Achei que o tema até acompanha bem as mecânicas. falta experimentar a mais de dois e com a variante "expert".







Experimentei durante o período gratuito no BGA.

Gostei. Mas eu sou um amante de 7 wonders. Este tráz novo vento ao jogo base, fazendo-nos preocupar com mais uma maneira de ganhar o jogo: o controlo no senado. As cartas de conspiração podem alterar muito o rumo visivel do jogo.

Bom dia.



Os jogos novos de Outubro foram:



Through the Ages: Uma Nova História de Civilização - 6 partidas

Publicado 2015 (Versão portuguesa da devir em 2017)






Sendo maioritáriamente jogador solo, apenas joguei desta forma umas 6 vezes a versão do bgg user Kerred, visto que o jogo base é apenas de 2 a 4. Mesmo assim adorei o jogo. Quero muito experimentar o jogo físico em multiplayer.



Este mês de Novembro já joguei também no BGA em multiplayer. É bom, mas não é a mesma coisa de ter o jogo físico na mesa :).



Mais informações e a opinião sobre o que achei do jogo em: https://www.abreojogo.com/cantinho_dos_jogos_solo/2019/09/fotografias_em_modo_solo#comment-117946



Zombicide: Black Plague - 4 partidas a solo e 4 em multiplayer

Publicado em 2015





Embora seja um pouco diferente do estilo de jogo a que estou habituado (eruogames), gostei bastante, principalmente em multiplayer. Também é no entanto bom a solo.



Podem ler informação e a minha opinião sobre o jogo em: https://www.abreojogo.com/cantinho_dos_jogos_solo/2019/09/fotografias_em_modo_solo#comment-118215

Board Game: Noch mal so gut!

Noch mal so gut!

Nome em Português: Plenus 2. Jogo Roll&Write que é uma versão revista (upgraded) do jogo Plenus em que lhe adicionaram um dado extra. Joga-se bem mas dentro do género já joguei outros que gostei mais.

 

Board Game: Railroad Ink: Deep Blue Edition

Railroad Ink: Deep Blue Edition

Mais um Roll&Write. Só joguei o base (sendo que o jogo vem com uma variante avançada). Já tinha jogado um jogo P&P muito semelhante (30 Rails) sendo que este me parece apenas mais um…

 

Board Game: In the Hall of the Mountain King

In the Hall of the Mountain King

Pick-up and Deliver com algumas coisas originais e com bastante interação entre os jogadores. Achei engraçado mas longo demais para o jogo que é.

 

  Board Game: En Garde

En Garde

Jogo do Knizia para 2 jogadores, rápido e bastante temático. Envolve uma boa dose de sorte para conseguir ter as cartas certas. Depois é saber "ler" a mente do adversário.

 

Board Game: Tea for 2

Tea for 2

Foi-me recomendado por um amigo do Norte que jogou e gostou. Achei o jogo interessante mas acho que a minha mulher não ficou fã. Simples e com bastante ritmo. Viramos as cartas em simultaneo e quem "vence" cada jogada escolhe uma de duas decisões possíveis. E é isto!

 

Board Game: Blitzkrieg!: World War Two in 20 Minutes

Blitzkrieg!: World War Two in 20 Minutes

Mais um pequeno jogo que gostei de jogar. Tal como o En Garde, é um daqueles jogos em que temos de ter alguma sorte em ter os tiles certos na altura certa. Mas tentar perceber o que o adversário pretende fazer é fundamental para podermos tentar surprender.

 

Board Game: The Isle of Cats: Kickstarter Edition

The Isle of Cats: Kickstarter Edition

A surpresa do mês. Este era daqueles jogos para o qual eu nem pensaria em olhar. Jogo relativamente simples em que temos de ocupar o nosso barco com peças género tetris (puzzle). Tem uma fase de draft de cartas que servem depois para definir a ordem de turno, para o número de peças a adquirir para colocar no barco, etc. Se surgir a oportunidade voltarei a jogar com todo o gosto mas não estou a pensar em adicionar o mesmo à minha coleção.

 

Board Game: Watergate

Watergate

Já há muito que andava para experimentar este jogo e não desiludiu. Temático (jornalistas do Washington Post contra administração Nixon), é mais um jogo em que temos de jogar as cartas certas na altura certa de modo a tentar surprender o adversário.