Jogos tabuleiro Online

*edit 2020

criei 1 canal whatsapp para combinar jogos no boardgame arena e outros deste estilo, para já somos ~20, a ideia é ter âmbito nacional (para depois pelo menos nas convenções a malta se poder conhecer

link convite: https://chat.whatsapp.com/JF8q4iIcWjFFvOFNAlnq1N

*fim edit 2020


Estava há uns tempos à espera que saisse o TFMars digital para criar este topico, arranjar um grupo para combinar umas partidas, e se houvesse gente suficiente, pensar em fazer um torneio AoJ
 
Entretanto o jogo saiu, é muita caro (23e), não tem draft (até Dezembro), e parece que ainda têm muitos bugs, e se derem um toque no computador sem querer os cubos espalham-se todos pelo ecran e têm de começar de novo..
 
Mas vou falar nisto, mesmo sem o TFMars em destaque :D
 
Vocês costumam jogar online? Que jogos? E onde? Costumam jogar com pessoas conhecidas ou random?
 
Eu jogo alguns, a maioria com pessoas random, mas é mais giro com conhecidos, e também serve para reforçar os laços da comunidade e tal
 
Com pessoas "non-random" tive agora uma experiência com o Pax Porfiriana após um jogo live (depois de aprender tanta regra quero fazer a coisa render), e um Tzolkin há uns tempos, depois de uma conversa no facebook dos "jogos de tabuleiro, jogatanas, etc"
 
Então uma coisa que pensei foi, criar um excel para podermos mostrar onde jogamos, dar um pequeno resumo do sistema, e podermos colocar o nosso nome se estivermos interessados em pertencer a um eventual grupo para jogar contra non-randoms
 
Criei um template aqui com alguns exemplos reais, podem adicionar exemplos vossos e/ou meter o vosso nome se estiverem interessados em organizar umas partidas
(se tiverem uma entrada para o mesmo jogo (p.ex. puerto rico deve haver em 3 sitios pelo menos) façam-no junto às outras entradas, se existirem,  para facilitar a coisa
 
Eventualmente se formos muitos num jogo podemos pensar num torneio/liga
 
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1lHXJFMBJSSbjX1WlO-QNE3fGxDfRzQCSgRYsXs2tOqc/edit?usp=sharing

tentem usar o doc para a info ficar sistematizada, mas claro, também podemos falar sobre o tema "normalmente", mas se não deixarem lá a info acho que vai acabar por ficar perdida nos comentários



Eu comecei por jogar MUITO Terra Mystica, porque estava mesmo viciado (já passou, agora é Gaia

(jogava apenas com random, apesar de ter encontrado 3 tugas para 1 jogo, mas nunca os conheci em qq outro sitio



Ainda nos random opponents, jogo Egizia de vez em quando, porque acho um jogo genial mas que infelizmente se vê pouco na mesa



E a app do Steam (que por acaso comprei em desconto dps de 1 alerta aqui no AoJ), finalmente tem o multiplayer a funcionar e comecei 2 jogos (incluindo um 1v1 num mapa que é capaz de ser exclusivo da versão digital)



Agora estou a jogar a continuação dos Pax Porfiriana que começaram live há uns 10 dias, aquilo tem tanta regra e tantas possibilidades que aprender só para 2 jogos não vale a pena :DD



E a conclusão é que é muito mais giro jogar com alguém que conhecemos, nem que seja apenas do forum, e da outra ponta do pais, porque fica sempre a possibilidade de nos encontramos numa CON para fazer uma partida ao vivo, que ainda é a melhor coisa quando é possível


Grande Pedro,



Não sei com quem estás a jogar Pax Porfiriana, mas espero que estejas a perder.



Só passei aqui para dar apoio a essa iniciativa que é excelente e providenciar aqui o o que pode ser um suporte adjacente: um canal de Discord para podermos combinar jogatanas online, seja pelo TTS ou respectivas apps.



Clickem aqui para o invite de Discord do Clube Português de Boardgames.

 

[quote=lemon] espero que estejas a perder.

 [/quote]

Costumo jogar alguns jogos no Board Game Arena com oponentes random. Por norma de forma assíncrona, assim posso jogar quando tiver disponibilidade sem grandes correrias.

Mais tarde preencho o documento… mas quem utiliza o BGA pode sempre adicionar como amigos e assim combinar jagatanas a própria plataforma.

Encontrei estes links no BGG que já têm bastante info:

https://boardgamegeek.com/wiki/page/On-line_Games

https://boardgamegeek.com/geeklist/140673/exhaustive-list-board-games-you-can-play-online-fr



Adicionei alguns jogos na sheet principal e criei uma nova sheet com a listagem dos jogos nuns quantos sites. Espero que seja útil! :wink:

Já somos dois na desilusão com o TFM digital :slight_smile:



Eu jogo normalmente asynch - falta-me tempo para estar a jogar live - e com os adversários que vão aparecendo e que não conheço de lado nenhum.



O site que uso com mais frequência é o Yucata.de (user: PSantos). Grátis (embora eu faça uma doação de quando em vez), sem anúncios nem banners e muito simples de usar. Tem uns 140 jogos, incluíndo alguns dos meus favoritos (como o Viagens de Marco Polo, El Grande, Egizia, Castles of Burgundy ou Saint Petersburg), outros de que gosto bastante (Targi, Stone Age, Imhotep, Kashgar, The Downfall of Pompeii, Navegador…), alguns fillers fixes (Las Vegas, Can't Stop, Jaipur) e até jogos que estão na minha lista para experimentar (First Class, Russian Railroads, Sekigahara). 



Também tenho duas apps em que jogo com frequência:

  • Through the Ages: iPad, mas penso que é cross-platform (user: MagnusMaximus)
  • Twilight Struggle: iPad e Steam (user: PSantos)



    Façam um convite!



    Tenho ainda umas apps mais velhas no iPad do Agricola, do Le Havre e do Ra, mas não tenho mexido nelas ultimamente - se alguém quiser experimentar multiplayer, mande-me uma PM.



     






já somos 2 pro egizia :smiley:



de facto o yucata é genial, e a implementação do jogo está muito boa



deixa ver se aparece mais 1 ou 2, acho que o jogo a 3/4 ganha muito

Se ensinarem eu Egizio

Há muitos, muitos anos, jogava no Brettspielwelt. Já não fazia login há anos e fui agora ver e até está com muito bom aspecto… Se calhar vale a pena voltar.



Também já joguei em yourturnmyturn, essencialmente En Garde!



Hoje em dia ando mais pelo Boardgamearena onde tenho algumas partidas assíncronas (Can't stop, Buttons, Coloretto e Stone Age) em curso com amigos mas também jogo às vezes com desconhecidos.



Vou jogando Go no Dragon Go Server em ritmo muito calmo e tranquilo e sem me preocupar demasiado. Vou tentando melhorar sem ter que dedicar horas ao estudo do jogo. Não irei muito longe, eu sei, mas o que me interessa é ir vendo e gozando a paisagem pelo caminho. O destino é irrelevante.



Jogo (mal, muito mal) Through the Ages na app e tenho uma partida em ritmo muito calmo em curso no boardgaming-online.



Aqui há uns tempos comecei uma partida de Here I Stand online, mas após um interrupção para férias a coisa quase morreu… Por culpa minha. Tenho que lhe dar uns choques eléctricos a ver se se reanima e acabamos aquilo!



Torneios, campeonatos e afins não me interessam.



Vamo-nos vendo por aí… Se calhar.

_

[quote=Mallgur]

Aqui há uns tempos comecei uma partida de Here I Stand online, mas após um interrupção para férias a coisa quase morreu… Por culpa minha. Tenho que lhe dar uns choques eléctricos a ver se se reanima e acabamos aquilo!

_[/quote]



quero mesmo ver esta wink

do que conheço do Brettspielwelt as implementações são muito piores do que o boardgame arena e yucata, uma vez comecei um jogo relativamente simples, que sabia as regras, mas não consegui jogar porque o interface era horrivel

podemos agrupar a conversa de cada jogo nos subposts para ficar organizado



ja estamos 3 para o Stone Age, não é dos meus favoritos no yucata mas para meter isto a rolar alinho :smiley:


  • alguém para jogarmos 4p?



    ps: gosto mais de jogar no yucata porque tenho lá mais jogos e conheço melhor o interface, mas tb pode ser no bga

O BSW começou há 20 anos… É natural que muitas das implementações tenham uma filosofia de design e interface diferente do actual.

_

Assim vais ganhar sempre no tabuleiro e… não tem piada nenhuma  :wink:


[quote=Arrebimbomalho]Assim vais ganhar sempre no tabuleiro e… não tem piada nenhuma  :wink: [/quote] 

 

Depende muito de com quem jogas. No meu caso, houve uma altura que joguei Stone Age umas 20x online e depois jogar no tabuleiro deixou de ter graça (porque com quem jogava no tabuleiro não jogava online e tinha pouca prática). Claro que se for para ires jogar contra quem sabe, aí já poderá fazer sentido surprise

 

P.S. - Isto já foi há uns anos e já voltei a jogar Stone Age no tabuleiro (e voltei a jogar como um principiante)! smiley

é verdade que jogar online estraga um bocado a experiência ao vivo? (se for com malta q n tem tanta pratica, se não é igual



Claro



É verdade que (regra geral) jogar ao vivo é mais giro? Claro



Então porque jogamos online? Bom, é porque online podemos fazer 20 partidas num ano, em vez de 1 de 2 em 2 anos (já n me lembro da ultima vez em que joguei 



entretanto fui ver e o egizia foi jogado, nos eventos do grupo, 4 vezes em 2016, 1 em 2017, e 0 este ano (já n sei se joguei nesta de 2017 ou se foi numa de 2016 :stuck_out_tongue:





O jogo em que fiz mais isto foi no Terra Mystica, e acho que desde q comecei a jogar online só joguei 1x ao vivo, e de facto perdeu a piada, mas aqueles jogos online deram mais gozo do que a meia duzia que podia ter tido ao vivo no mesmo espaço de tempo :stuck_out_tongue:






Alguem a querer experimentar o ultimo jogo de Richard Garfield ?!

https://thecrucible.online/

Depois do grupo whatsapp com 80+, os votos ai de 50 pessoas e a guild com 40 e poucos, nos jogos online já somos 3 :smiley:



Entretanto por acaso descobri um jogo que nunca imaginei que estivesse implementado online, o Indonesia!



Depois de um 1º jogo em que fizemos MUITAS (mesmo muitas) coisas mal, e de ler o brilhante FAQ do Tiago D com mais palavras que o manual… não deu para combinar voltar a jogar… sabe-se lá quando vai ser possível, mas com esta solução vamos poder jogar antes de nos esquecermos de tudo, e a melhor parte, as regras estão implementadas, portanto não vai dar para fazer asneiras mesmo, com as regras pelo menos, num jogo destes o mais certo é aparecerem erros estrategicos com fartura

Tropecei no yucata.de e lembrei-me de vir cá ver se havia quem utilizasse.

Também utilizo o brettspielwelt.de e suponho que tenho que dar uma olhada no bordgamearena.



Entretanto juntei-me ao grupo do discord e adicionei-me ao google doc também.