Kingdomino

kngdm-sintese

Sinopse:

Em Kingdomino, os jogadores vão procurar otimizar a colocação de fichas de dominó com diferentes paisagens e coroas, de forma a, limitados por uma área de 5×5, obterem mais pontos que os adversários.

Como se joga:

⇒ Setup

Cada jogador recebe:

  • 1 rei da sua cor (a 3-4 jogadores) / 2 reis ( a 2 jogadores);
  • Uma ficha de partida (quadrada) que coloca à sua frente;
  • O castelo da sua cor que coloca sobre a ficha de partida;

Baralham-se as fichas de dominó e retiram-se do jogo (colocam-se na caixa):

Número de jogadores:

2

3

4

Retirar aleatoriamente n.º fichas:

24

12

0

A – Biscar [3 a 3 jogadores / 4 a 2-4 jogadores] fichas de dominó e colocá-las em coluna com a face numerada visível e ordená-las da menor para a maior. Depois viram-se para a sua face paisagem.

B – Um jogador pega em todos os reis, baralha-os e vai tirando um por um. Quando sai um rei, o seu proprietário coloca-o sobre um dominó livre (sem rei) da coluna.

kngdm2

⇒ Desenvolvimento

O jogo tem 12 turnos a 3-4 jogadores e 6 a 2 jogadores.

C – Repete-se o ponto A para criar uma segunda coluna ao lado da primeira.

16640901_10155125813680555_3999613201640401643_n

Joga-se pela ordem dos reis na coluna de dominó: do colocado mais em cima para o colocado mais em baixo (pelo exemplo: rosa, amarelo, verde e azul).

No seu turno, o jogador:

  • Adicionar a ficha dominó onde tinha o seu rei ao seu reino, com as seguinte regras:

→ Para poder colocar o seu dominó, o jogador tem de o colocar adjacente:

> OU à sua ficha de partida (todos os dominós podem ser aí adicionados);

> OU a outra ficha, fazendo corresponder pelo menos uma paisagem com a ficha adjacente à qual se está a juntar.

→ A área de um reino nunca pode ultrapassar os 5 X 5. Pode acontecer que na parte final da partida os jogadores não tenham possibilidade de juntar fichas de dominó ao reino, por falta paisagens válidas ou por falta de espaço. Nesses casos, a ficha é descartada e passa-se ao ponto 3.

Atenção: Um jogador é obrigado a jogar sempre a sua ficha de dominó, mesmo que isso implique uma jogada estrategicamente desfavorável!

  • Escolher uma nova ficha da 2ª coluna, para o rei entretanto sem ficha.

[Nas partidas a 2, os jogadores realizam-se 2 turnos em cada ronda por jogador.]

16832076_10155127739695555_9029100442547531714_n

⇒ Fim do jogo

Ao fim da 12ª ronda (6ª em partidas a 2 jogadores).

Todos realizam uma última ronda (para não sobrarem fichas de dominó).

Pontuação:

  • Fichas adjacentes com o mesmo tipo de paisagem X Nº de coroas nessa área
  • Somam-se os diferentes parciais e essa é a pontuação final.
  • Uma área sem coroas dá zero pontos!

kngdm1

O vencedor é o jogador com mais pontos. Em caso de empate ganha quem tiver a maior área de uma determinada paisagem no seu reino. Se ainda houver empate, ganha quem tiver mais coroas no seu reino.

Avaliação:

Kingdomino  é um jogo muito rápido e simples, que não deixa a profundidade estratégica de lado, mantendo-nos pregados desde o início ao fim.

O material do jogo é de excelente qualidade e a caixa quadrada (ao estilo das caixas da linha Kosmos para 2 jogadores) tem bons inserts e espaço suficiente para ter tudo bem arrumadinho.

Uma partida não dura mais de 15 minutos, e a 2 jogadores pode ser ainda mais rápida.

Um pequeno jogo, sem grandes argumentos iniciais, ideal para convencer os mais céticos que os jogos de tabuleiro podem ser simples, rápidos e acessíveis a um vasto público sem terem forçosamente de ser jogos patéticos!