Sinopse:
Os jogadores vão colecionar os favores de reis, criaturas mitológicas e outros itens para no final da quinta ronda terem mais pontos de vitória que os seus adversários.
Como se joga:
⇒ Setup
No início começamos por dar uma carta de castelo (numeradas de 1 a 6) a cada jogador.
Em seguida retiram-se do jogo algumas cartas se a partida for entre menos de 6 jogadores:
- Com 5 jogadores retiram-se as cartas com o número 6 no canto inferior direito.
- Com 4 jogadores retiram-se as cartas com o
número 6 e 5
no canto inferior direito. - Com 3 jogadores retiram-se as cartas com o número 6, 5 e 4 no canto inferior direito.
- Com 2 jogadores só jogam as cartas que não tiverem número no canto inferior direito.
Baralham-se as cartas e com elas formam-se 5 pilhas com a seguinte quantidade de cartas (face oculta):
- 2 jogadores – 7 cartas cada pilha
- 3 jogadores – 10 cartas cada pilha
- 4 jogadores – 14 cartas cada pilha
- 5 jogadores – 17 cartas cada pilha
- 6 jogadores – 20 cartas cada pilha
⇒ Desenvolvimento
Uma partida de Kings & Creatures é jogada em 5 rondas (uma pilha para cada ronda).
No início da ronda, seleciona-se uma das 5 pilhas criadas e revelam-se algumas cartas:
- a 2 jogadores – 5 cartas
- a 3 jogadores – 6 cartas
- a 4 jogadores – 7 cartas
- a 5 jogadores – 8 cartas
- a 6 jogadores – 9 cartas
O turno é sempre do jogador que tiver a carta com o número mais baixo, no canto superior direito, da sua última carta jogada. No início da partida, é o jogador com a carta de castelo com o número 1.
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Definições de Privacidade
No seu turno o jogador escolhe uma das cartas reveladas no centro da mesa e coloca-a sobre a sua última carta jogada, no caso de ser o seu primeiro turno, tapará o número do seu castelo. As cartas escolhidas devem ser colocadas em linha e ligeiramente descentradas da carta de castelo ou das outras cartas escolhidas em turnos anteriores.
Nesta imagem não se vê a carta de castelo do jogador, mas pode verificar-se que as cartas de rondas anteriores estão alinhadas e as duas escolhidas durante a presente ronda, se encontram ligeiramente descentradas.
Depois de escolher uma carta e de a colocar na sua área de jogo, repõe-se a carta retirada, por outra da pilha em jogo.
A vez passa para o jogador que tiver a carta com o menor número. Prosseguindo assim até que todos os jogadores terminem a sua ronda, e isso acontece quando:
- Um jogador escolhe a sua terceira carta, ou;
- Um jogador escolhe uma carta com um número menor que a carta que cobre (por exemplo: cobre uma carta 76 com uma carta 19).
Quando um jogador decide abandonar a ronda, é importante que baixe as suas cartas para que fiquem alinhadas com as que foram escolhidas nas rondas anteriores. Esse procedimento ajuda a manter o jogo sempre organizado, garantindo uma melhor experiência para todos e saber quem já não está em jogo na presente ronda.
Fim da ronda
No fim de cada ronda, cada jogador conta o número de soldados existentes em todas as suas cartas de heróis, comparando esse número com os heróis dos vizinhos da direita e da esquerda. Os pontos ganhos variam em função da ronda:
- 1ª ronda – 1 ponto de glória
- 2ª ronda – 2 pontos de glória
- 3ª ronda – 3 pontos de glória
- 4ª ronda – 4 pontos de glória
- 5ª ronda – 5 pontos de glória
Se um jogador tiver mais heróis que o vizinho da direita e da esquerda ganha duas vezes o valor de pontos de glória. Se por exemplo alguém tiver mais heróis que os seus dois vizinhos na 4ª ronda, ganhará 8 pontos de glória (4 PG pelo vizinho da direita + 4 PG pelo vizinho da esquerda).
No caso extraordinário de um jogador ter um número de heróis superior ao somatório dos dois vizinhos, ganha a pontuação normal a dobrar. Por exemplo, alguém conta 5 heróis e o somatório dos seus vizinhos é apenas 4 (1 do vizinho da direita + 3 do vizinho da esquerda) na 3ª ronda. Então esse jogador ganhará 12 pontos de glória [(3 PG pelo vizinho da direita + 3 PG pelo vizinho da esquerda) x 2].
Nova ronda
Removem-se eventuais cartas que não tenham sido escolhidas durante a presente ronda e, de seguida, escolhe-se uma nova pilha da reserva, revelando-se o número de cartas correspondente ao número de jogadores (ver relação em cima).
Como sempre, começa quem tiver a carta de valor mais baixo.
Pode acontecer que o jogador só tenha cartas de valores mais baixos que a sua carta ativa, nessa situação o jogador escolhe a carta e de seguida abandona essa ronda.
⇒ Fim do jogo
O jogo termina no final da 5ª ronda.
Volta-se a pontuar as cartas de Heróis (conforme esquema em cima).
Em seguida, pontuam-se:
- cartas de Tesouro – somatório de todos os valores das cartas amarelas – baús
- cartas de criaturas míticas – n.º de criaturas diferentes X n.º total de cartas de criatura mítica
- cartas de Rei – ganha o n.º pontos indicados na carta de rei se tiver mais cartas da cor desse rei do que o jogador da direita, depois repete-se o procedimento com o jogador da esquerda. Há 4 cores de rei no jogo
- cartas de Lenda – Por cada carta de lenda completa, o jogador ganha os respetivos pontos
Avaliação:
Um set collection com draft em que geralmente queremos os números maiores porque eles permitem obter mais pontos, mas também significam que nos colocam numa posição pior na ordem do turno da ronda seguinte, o que significa que as melhores cartas nessa ronda podem já ter desaparecido quando chegar a nossa vez (e, na pior das hipóteses, também podem significar que receberemos menos cartas que os outros jogadores).
É agradável de jogar, é acessível, tem escolhas diretas (às vezes importantes), no fundo trata-se principalmente de colecionar os elementos certos, na altura certa. É eventualmente aí que reside também a maior crítica que lhe podemos apontar: uma aleatoriedade que os jogadores pouco podem controlar.
Antecipação, é a chave, mas isso nem sempre é possível, porque aquela carta simplesmente não aparece ou alguém a rouba mesmo em frente do nosso nariz! Quando o fluxo do jogo está de costas voltadas para nós, a experiência pode ser bastante frustrante, e as recordações do jogo não serão as mesmas entre os jogadores que o joguem…
Por fim, resta dizer que este é daqueles jogos que primeiro deve ser experimentado, para depois se poder ter uma opinião sobre se gostamos ou não. Eu não me importo de jogar, mas não é das minhas primeiras escolhas.
Ligações:
Site da Zoch Verlag → AQUI