Knight Six - Procuram-se Bangs, participem!

Knight Six é a mais recente série/campanha de PTA que estou a produzir/mestrar. Queria abrir K6 ao input criativo de todos vós aqui, até porque o movimento anda lento e eu não tenho tido cabeça fria para me concentrar no assunto (a Diana deixa-me muito tempo livre, mas isto de dormir às prestações dá-me cabo da capacidade de concentração).

A ideia aqui é simples: criar bangs para o nosso duo de heróis de K6. O que são bangs? Como os criar mais eficazmente? As respostas a essas perguntas estão maravilhosamente detalhadas neste post de Mike Holmes, com mais algumas notas neste post. Estou altamente curioso (e os meus dois jogadores talvez ainda mais) para ver que tipo de situações difíceis as vossas mentes perversas conseguem criar.

Duas ferramentas imprescindíveis na criação de bangs que digam alguma coisa aos personagens são, é claro, os seus backgrounds e issues:

  • Jason Bygguns
  • Theresa Frostrup
  • Se tiverem mais paciência e quiserem mais fontes de inspiração, podem também dar uma olhada no resto das páginas de Knight Six, onde já incluí também os Next Week On criados no final do episódio-piloto; como podem ver nos NWO, já tenho um bang alinhavado para essa sessão. O personagem do Joaquim vai meter-se em grandes problemas, e vou dar-lhe uma maneira fácil de se safar sem ter de abdicar de nada... só tem de denunciar e entregar a sua colega e amiga, Terry Frostrup (a personagem da Raquel). Será que Jason/Joaquim escolhe a saída fácil? Ou será que, em vez disso, vai à luta e se mantém fiel à sua amizade/profissionalismo não importa o quanto isso lhe vá custar?

    Os vossos bangs não precisam de ser mais complexos do que isto. Reparem como este bang se pode descrever em apenas duas simples frases: "Jason é apanhado pela polícia e fica em sarilhos. É-lhe oferecida a liberdade pelo ex-US Marshall Barnes a troco de denunciar a sua colega Terry, porquem Barnes tem um ódio pessoal."

    Isto é só o esqueleto do bang, evidentemente. Depois caber-me-à a mim, o Produtor, dar corpo ao bang no decurso do sessão. Terei de transformar esta situação genérica e vaga numa situação o mais pessoal e intensa possível. Terei de tentar equilibrar todos os pratos da balança para que o jogador tenha de agonizar um pouquinho para decidir que caminho tomar. Há que tornar todas as hipóteses igualmente attractivas, para tornar a decisão do jogador o mais difícil possível. Neste caso, isso envolveria assegurar-me de que o Jason fica realmente num grande sarilho (dá-lhe uma razão para se querer safar facilmente sem mais trapalhadas), ao mesmo tempo que tento fazer com que a vontade que ele tem de se safar está na mesma ordem de magnitude que o desejo dele se manter fiel à sua amiga e/ou seu código de honra (se é que ele tem um).

    Mas, resumindo e concluindo, o comportamento do jogador face ao bang vai sempre depender dos moldes específicos em que a situação se vai desenrolar. E é exactamente por isso que não quero manter esta discussão escondida dos jogadores; mesmo que eles saibam que esta ou aquela situação pode/vai ocorrer, não saberão bem que decisão tomar até serem confrontados com a equação completa. Por exemplo, neste caso em particular, o bang está criado desde que eu criei o meu Next Week On no final da sessão, e o jogador sabe perfeitamente que lhe vai cair em cima no próximo episódio. No entanto, uma vez que as circunstâncias específicas em que o bang se desenrola não estão 100% definidas, continuará a existir uma boa dose de surpresa no desenrolar da situação e na decisão final do jogador.

    Além disso, com os jogadores a lerem estas sugestões (e a contribuirem com mais, ou pensam que se safam?), podem ficar também com ideias de tentar espetar com alguns destes bangs no seu colega (ou até em si próprios). PTA é um jogo onde o jogador tem poder suficiente para introduzir na sessão as situações que lhe interessam, e isso ninguém lhes pode tirar.

    Vamos então a isso? As vossas melhores ideias serão com certeza usadas num dos próximos episódios de Knight Six, e terão o prazer de ler os meus posts de actual play aqui e orgulharem-se de terem sido os criadores das ideias que originaram cenas incríveis para os jogadores. Lembrem-se que vale tudo, especialmente tirar olhos!

    Aparecer uma chance para Theresa contrabandear coisas para dentro da K6, eu não sei quão livres são os operativos e membros da agência, mas pode ser algo que comece pequeno mas tem a chance de crescer, uma pequena infração nas regras mas que pode colocá-la em apuros.

    Essa outra idéia é algo que só deve funcionar mais para frente e depende muito de como as coisas vão se desenvolver na série, mas Duane Barnes pode se encontrar numa situação de vida e morte e a dupla pode escolher entre salvá-lo ou não.

    Se entendi direito Jason tem um problema com drogas, esse é o tipo de coisa que nunca é realmente superado, ninguém deixa de ser viciado, só luta para se manter sóbrio, além disso sempre pode aparecer algo para dormir melhor, algo para se manter alerta durante uma missão...

    Algum antigo colega da máfia reaparece e Jason está em posição de ajudá-lo em algo, mas fazer isso é revelar que ele agora trabalha para o governo e com isso acabar com seus contatos na Família.

    Essas foram as primeiras idéias que apareceram, nada muito brilhante, mas quem sabe não é a centelha que falta para alguém criar algo melhor?

    O Itiro domina isto... e é modesto, também! :-)

    [quote=Itiro]Essas foram as primeiras idéias que apareceram, nada muito brilhante, mas quem sabe não é a centelha que falta para alguém criar algo melhor?
    [/quote]

    Essas coisinhas, bem tratadas e introduzidas, podem ser verdadeiras obras de arte. Eu sei, Dirtside foi um sucesso estrondoso e eu quase não tive de fazer mais do que fazer um uso com bom gosto dos piores clichês possíveis. Tudo depende da forma como eles são apresentados e de como o terreno é preparado.

    Só para ficar registado para a posterioridade, o Red também deu a sua contribuição... numa pequena série de posts aqui!

     Vou de férias 1 semana e quando volto encontro complots contra o meu personagem! Gostei de todas as ideias e é claro que também tenho algumas minhas. Prefiro não as dizer porque são coisas em que já ponderei, e como tal arranjei a solução para elas ao mesmo tempo. Quaisquer que sejam os bangs que o Jason vá sofrer, de certeza que me farão parar por um bom bocado (comercial break, lol!) e prefiro que sejam surpresa total ;)

    - - - - -

    Light allows us to see, Darkness forces us to create...