L5R, alguém joga?? E War of Honor?

Boas,

Onde é que eu posso encontrar jogadores e comprar material para o CCG Legend of the 5 Rings?
Fui ao site e fiquei a saber que para o mês que vem sai uma nova expansão para o L5R, e estive a ver a Emperor Edition e gostei bastante, desde os pré-construídos à actual forma em que se encontra o jogo.

Conheço mais uma ou duas pessoas que também gostavam de experimentar o jogo...

E do War of Honor? Que me dizem?
Já li que algumas cartas do WoH estão banidas para o cenário actual do CCG... mas que o valor do jogo compensa bastante para o jogo que é.

Qualquer info é bem vinda! Gostava de voltar a jogar um CCG e este sempre foi um daqueles que tive vontade de jogar! :)

Olá Carlos,

aconselho-te a ler este post do Nuno Carreira (strilar)

O Nuno também costuma levar o War of Honor para os encontros...

*warning: long post ahead* Evilgrin

Olá Carlos, antes demais peço desculpa pela demora a responder (computador com problemas, pouco acesso à net).

Modéstia à parte, acho que devo ser a pessoa mais indicada se quiseres iniciar-te em L5R Tongue out

Estarei disposto a ajudar-te e a responder-te a qualquer pergunta que tenhas, bem como arranjar-te decks para experimentares.

L5R está muito bom e recomenda-se, e agora com o inicio de uma nova "Era" ([url=https://www.l5r.com/emperor-edition/]Emperor[/url]) é a melhor altura para qualquer pessoa entrar no mundo de Rokugan.

Neste momento cá em Lisboa temos dois "playgroups", no total 17 jogadores, uns mais activos que outros.

Cada "playgroup" é constituido por 1 membro para cada um dos actuais [url=https://www.l5r.com/the-clans/]9 grandes clans[/url].

Ao contrário de muitos CCGs nós não precisamos de gastar muito € em cartas, costumamos fazer uma encomenda de +- 3 em 3 meses e visto que cada pessoa joga com Clan X fácilmente consegue arranjar as cartas que precisa para o clan dela sem precisar gastar mais. Embora não seja "obrigatório" normalmente em L5R cada jogador é "leal" a um clan.

Isto para a maior parte dos Card Gamers pode parecer um pouco estranho mas à várias razões por trás disso, a principal sendo que a maior parte dos Card Gamers gostam de jogar com muita "variedade", em L5R cada "Clan" tem [url=https://www.l5r.com/emperor-edition-themes/]4 grandes temas[/url] permitindo uma grande variedade de estratégias e versatilidade. (eu jogo com o meu clan à mais de 12 anos e nunca me "fartei" nem achei repetitivo Wink mas só na práctica perceberás melhor)

Mais jogadores são sempre bem vindos, e nos encontros semanais e mensais tem sempre havido pessoal curioso a experimentar e os nossos nºs cada vez mais andam a crescer, tanto que à 2 semanas fizemos uma "liga" de L5R em que foram feitos 21 jogos de L5R numa só noite! Laughing Já joguei muitos Card Games e para mim L5R sempre esteve (e estará) em #1 (but hey, i'm biased! Cool), outra coisa a mencionar é que L5R é um jogo "unico" no aspecto que é uma verdadeira história interactiva a nivel mundial em que os próprios jogadores podem mudar o futuro do seu próprio clan e de todo o império.

Como por exemplo: [url=https://www.l5r.com/2012-kotei-the-age-of-exploration/] conquistarem novos territórios num novo mundo que Rokugan está a colonizar.[/url]

Sugiro-te que apareças num dos encontros dos boardgamers de Lisboa, eu estou sempre por lá e levo sempre montes de coisas de L5R comigo, inclusive decks para iniciar novatos, livros de L5R RPG e o War of Honor. Podes trazer os amigos que quiseres, pode ser que venhamos em breve a formar um 3º playgroup se houver pessoal interessado. Laughing

O próximo encontro é já no [url=https://www.abreojogo.com/node/10367]dia 9 de Maio no PassionFruit (Campo Pequeno)[/url], apareçam por lá!

Respondendo directamente às tuas questões acima:

[quote]Onde é que eu posso encontrar jogadores e comprar material para o CCG Legend of the 5 Rings?[/quote]

Nós costumamos reunirmo-nos várias vezes no Alvaláxia/Campo Grande e tambem nos encontros mensais e semanais dos Boardgamers de Lisboa (O mensal é também no Alvaláxia, os semanais é no PassionFruit mencionado acima).

Para comprar L5R, o melhor sitio seja talvez a PADIS de Espanha (https://www.padisl5r.com/) embora não te recomende a comprares nada ainda sem falares connosco 1º, pois com os tais "playgroups" somos capazes de te arranjar uma solução melhor ainda em que todos saimos a ganhar. Wink

[quote]Fui ao site e fiquei a saber que para o mês que vem sai uma nova expansão para o L5R, e estive a ver a Emperor Edition e gostei bastante, desde os pré-construídos à actual forma em que se encontra o jogo.[/quote]

Os pré-construiodos vêm bastante bons, cada clan trás um deck pré-construido com um dos 4 "themes" desse clan e os 4 strongholds relativos a todos os themes, 3 boosters incluidos (EE, BtD e SC) e várias outras surpresas.

L5R Emperor é a nova era e a forma actual em que se encontra o jogo está excelente pois o ambiente está muito bom e equilibrado em que cada clan tem pelo menos um theme bastante competitivo.

[quote]E do War of Honor? Que me dizem?[/quote]

O War of Honor também é muito bom, é básicamente a "versão multiplayer" de L5R que normalmente é jogado mano-a-mano. Aqui tens algumas diferenças, nomeadamente o tabuleiro feito com tiles a meio da mesa garantindo um jogo sempre diferente, e algums objectivos de vitória diferentes, mas o básico é o mesmo que L5R, sei que gostas de GoT e aqui tens ainda mais chances de haver grandes alianças/traições. A caixa é "stand-alone" e vem com 4 decks de clans diferentes para representar as 4 formas de ganhar o jogo (Lion - Militar, Phoenix - Honor, Scorpion - Dishonor, Dragon - Enlightment), não precisas de comprar mais nada para jogar War of Honor e o jogo é completamente compativel com o L5R CCG de forma a poderes fazer os teus próprios decks e jogar com os vários clans. O jogo normalmente é jogado a 4 jogadores, mas tal não é obrigatório, e já fizemos inclusive jogos de War of Honor a 8 jogadores (and it was a blast! Cool).

[quote]Já li que algumas cartas do WoH estão banidas para o cenário actual do CCG... mas que o valor do jogo compensa bastante para o jogo que é.[/quote]

Sim compensa sem dúvida, até porque como disse o jogo pode ser jogado "stand alone" ou misturá-lo com L5R CCG.

Em relação às cartas estarem "banidas", existem vários "formatos" de jogo em eventos oficiais de L5R.

L5R é defenido por várias "Eras" (Imperial, Jade, Gold, Diamond, Lotus, Samurai, Celestial, Emperor, ...) o que faz com que apenas possas jogar com personagens que estejam vivas na era actual por exemplo, isto está marcado nas próprias cartas com "kanji" nos cantos inferiores a dizer 1 ou 2 eras em que essa personagem seja "legal" e possa ser jogada.

Cada era dura cerca de 2 anos e meio, o que significa que vai demorar muito tempo até deixares de poder de jogar com todas as tuas cartitas. (no CCG mais "conhecido" muitas as cartas entram em desuso a cada 9 meses), estas Eras são necessárias para ajudar novos jogadores a entrar no jogo e poderem começar num pé de igualdade com jogadores veteranos.

War of Honor foi lançado numa era de transição e portanto várias cartas são "Celestial", outras "Emperor" e outras exclusivas para jogos de War of Honor. Isto só é relevante se as quiseres meter num deck normal de L5R mano-a-mano.

No entanto em qualquer jogo Multiplayer de L5R (War of Honor), todas as cartas exclusivas de WoH são legais independente da Era. Por cá, os nossos jogos Multiplayer são War of Honor + Emperor pois o 2º playgroup apenas começou com Emperor.

Lá fora em torneios oficiais, qualquer jogo multiplayer de L5R permite-te usar qualquer carta de War of Honor, Emperor-Legal ou Celestial-Legal.

Se tiveres mais questões podemos tentar falar por Mail, MSN ou Gtalk, ou então aparece pessoalmente num dos nossos encontros em que te poderei explicar melhor porque L5R seria o jogo certo para ti! Wink Abraços e até breve.

Boas Nuno,

PM a caminho! ;)

Depois de o termos jogado bastante (numa base diária) decidimos que não será este o jogo a seguir...

No entanto vamos continuar a jogá-lo na melhor forma actual para se jogar um CCG (https://www.setti.tv/smf/index.php/topic,4841). ;)