L5R Conselhos

Boa noite



Estou a tentat substituir MTG por outro jogo, de preferencia outro CCG, tentei por breves instantes Summoner Wars(não é propriamente um CCG), mas não fiqui satisfeito.

Estive a ver reviews e jogos de L5R e fiqui bastatante curioso.Para quém esta a iniciar ainda vale apena comprar

A Matter of Honor,Honor and Treachery(gostei particularmente deste por ter um deck do cla Scorpion) 
 ou existe outro starter set mais recente?Os manuais de regras destes sets ainda são actuais?



Vale a pena comprar booster/decks de Ediçoes mais antigas(stronghold/The Hidden Emperor/anvil of despair/Honor Bound ou

outras)?



Pode-se jogar com cartas de várias eras, ou o jogo está dividido e com cartas restritas como MTG?



Os decks pre-fabricados são bons e utilizam cartas que jogam em torneios ou são uma porcaria como MTG?



Estive a ver preços de booster da era actual Ivory, e o preço é praticamente igual a MTG(não cria gastar rios de dinheiro), até ao

momento tinha noção de que L5R era muito mais barato do que MTG, quer em compra individual de cartas, quer em

booster e decks. O jogo ficou caro recentemente ? Recomendam alguma loja?



Desde de já, agradeço a paciência por terem lido este testo.



Não se joga L5R por aqui?

Olá,



Eu faço parte de um grupo que joga L5R no Porto, de onde és?



Abraço!

Moro um pouco mais a norte.



Parece que jogas a algum tempo.Consegues esclarecer-me em alguma das minhas duvidas?

Em relação às dúvidas:



As regras mudaram radicalmente em Ivory Edition por isso se estás a começar a jogar esquece tudo o que está para trás até porque só existe uma mão cheia de gatos pingados a nível mundial que joga Open / Legacy.

Se no entanto estiveres interessado em jogar esses formatos aconselho-te este grupo: https://www.facebook.com/groups/FortressOfTheForgotten/



Existem pouquíssimas pessoas a jogar L5R em Portugal, aqui no Porto somos talvez 5-6, em Lisboa possivelmente o dobro (?) e depois há mais uns grupos minúsculos em Braga e Leiria, penso eu.

O último Kotei (torneio oficial) de L5R em Portugal foi em 2007, acho que o pessoal de Lisboa ia tentar começar a organizar torneios mas não sei como é que isso anda.



Tomando tudo isto em conta bem como o facto de que as cartas de L5R têm um valor comercial irrisório não te aconselho a investires muito dinheiro no jogo.

Numa fase inicial penso que mais vale veres umas quantas decklists online e imprimir proxies para ver se consegues cativar alguém para jogar contigo.



Se tiveres mais questões aparece no grupo do Porto: https://www.facebook.com/groups/l5rporto/



Abraço!

Nesse caso, não gastando muito dinheiro, talvez comparar A Matter of Honer não fosse má ideia?

Será a melhor opção se estiveres interessado em jogar os dois clans incluídos (Crab e Lion).

Em alternativa podes comprar dois starters dos clans que te interessarem e terás, igualmente, dois decks prontos a jogar.

Existem várias mecânicas de vitória em L5R: Militar, Honra, Desonra e Enlightenment.

Esses dois decks pré-construídos do Matter of Honor são ambos militares.



Dragon, geralmente, tem mecânica de enlightenment, Crane de honra e Scorpion de desonra embora não sei se serão essas as mecânicas incluídas nos starters visto que todos os clans se focam normalmente em 1 ou 2 outras mecânicas.

Vou de facto comprar o starter pack A Mater of Honor, apesar da mecanico dos jogos ser igual. Mas em comparação com

outros decks pre-fabricados, traz manul de instruções, 3 boosters e algo mais.

Estive a ver gravações de jogos, e em, média 1 jogo demora 1h. O jogo morre

a meio, ou é 1h de constante acção/estratégia?

Todos os starters trazem 3 boosters adicionais e 2 rulebooks:

https://youtu.be/-5XsdiyDQFw?t=1m53s



No entanto talvez o Matter of Honor fique mais barato do que comprar dois starters, não estou ao corrente dos retail prices.



Em relação ao ritmo de jogo acho que o melhor será inspeccionares alguns gameplay videos no YouTube.

Em Ivory eles introduziram uma fase de construção de jogo bastante lenta, early game, porque decidiram remover os starting holdings.

Actualmente convém teres duas ou três boas unidades para atacar enquanto que anteriormente conseguias facilmente partir províncias ao segundo turno com uma big unit ou force bonuses (por exemplo Unicorn commanders ou Phoenix monks).

No geral o jogo está mais táctico e lento e menos brutal e o aspecto económico requer mais planeamento, se isso é bom ou mau, depende do gosto de cada um.

[quote=SubZero]Estive a ver gravações de jogos, e em, média 1 jogo demora 1h. O jogo morre

a meio, ou é 1h de constante acção/estratégia?[/quote]Não, a média deve estar por volta dos quarenta minutos, sendo que os formatos recentes são mais lentos. Se jogares open, que é com praticamente todas as cartas que já saíram, os jogos são de vinte minutos.



Também é o tipo de jogo que vai demorar bastante mais quando os jogadores são inexperientes. No início, é normal não se saber quando é melhor atacar e há uma tendência para se deixar cada lado acumular um exército grande para no final se decidir tudo numa batalha complicada. Se for possível vires jogar por exemplo com a malta do Porto, podes aprender muito mais facilmente.

De momento não me é possivel ir ao Porto, mas obrigado pelo convite.

Pelos vistos já jogas a bastante tempo, vale ainda a  pena comprar booster/decks de Edições mais antigas(stronghold/The Hidden Emperor/anvil of despair/Honor Bound ou outras)? Os manuis de regras contido no pack  A Matter of Honor são os mais actuais?

Onde é que posso encontrar informação sobre os formatos e as cartas que é permetido jogar em cada formato(estive a ver no site oficial
não enconteri nada)?

Podes-me indicar quias são as melhores lojas nacionais ou estrageiras, fisicas ou on-line?

Eu joguei durante vários anos e gosto muito de L5R, mas agora não tenho tido tempo para acompanhar o estado actual da coisa. A nível oficial, não há suporte para o formato open (jogar com as cartas todas), pelo que nós vamos nos auto-regulando de modo ao jogo se manter fiel  ao que sempre foi mas permitindo alguma variedade de arquétipos. Neste momento, é o formato que prefiro, mas sei que as edições mais recentes são muito mais fáceis para alguém poder começar a jogar. Se pensas em começar por ti próprio, também recomendo que vás pelos starters.

Estive a cer no site official, e em relação aos formatos enconteri isto, penso que é bastante esclarecedor:



https://www.l5r.com/card-and-tournament-legalities/



Em relação lojas, consegues recomendar alguma(emcomendei o set A Matter o Honor na Diver) com bons preços?



Sabes quando ou como os blocos rodam(passa de Standard para Extended)?