Lá estarei

Agora que já sei jogar Agricola (e mais alguns) gostava de encontrar alguém no LeiriaCon que jogasse conosco o Dominion, Pandemic ou o Brass. Também quero aproveitar o LeiriaCon para comprar um joguito novo mas ainda não sei o que escolher. Queria um jogo interessante para 3 ou 4 jogadores mas menos complexo que o Agricola ou Stone Age.

até lá um bom Ano 2010 para todos!

Judi

Parece-me que o Stone age é bem menos complicado que o Agricola...

Se a ideia é um jogo para iniciados, interessante, e ainda menos "complicado" que o Stone Age... conheces o Ticket to Ride?

É bastante bom para iniciar alguém no hobby, dá para 2 a 5 jogadores.

p.s. aconselho-te a versão "Europa", em português, já agora! Wink

Cruzes canhoto, vá de retro satanás.

Stone Age é um óptimo jogo para iniciados. :]

--

estava a ver que não aparecias, não vês que aparentemente já têm o Stone Age... ou é complicado... Innocent

Olá, obrigada pelos comentários!

Não é que o Stone Age seja complicado, mas quando vem alguém cá a casa e que não joga jogos de tabuleiro habitualmente ainda se perde um bocado a explicar as regras então acabamos sempre por não jogar nada. Sou capaz de comprar o Tiket to Ride que se explica e aprende muito rápido. Se houver mais sugestões ...

até ao LeiriaCon!

Judi, podes contar comigo para te explicar esses jogos que referencias. Mas atenção, o BRASS é bem mais complexo que o AGRICOLA. O PANDEMIC e o DOMINION são bastante simples.

o TICKET TO RIDE é sucesso garantido em qualquer mesa. Para além disso, existem alguns jogos mais ligeiros e que costumam resultar bem como o INGENIOUS, o KELTIS, o FITS, ou o SANTIAGO.

É só escolheres um que eu, ou outro membro do staff, to explicaremos na convenção.

Até lá, votos de Bom Ano Novo!!

Ok! Obrigada! Iremos uns 7 cheios de vontade de jogar (3 pela primeria vez...)!

Até lá um Bom Ano Novo!

[quote=costa]

o TICKET TO RIDE é sucesso garantido em qualquer mesa.

[/quote]

[citation needed :D]

--

[quote=Tiago]

[quote=costa]

o TICKET TO RIDE é sucesso garantido em qualquer mesa.

[/quote]

[citation needed :D]

--

www.breakingthemagic.com

[/quote]

Na minha só se for para assar um chouriço. Tongue out

Estou a falar de uma apresentação a newbies ou mesmo casual gamers.
Na minha experiência, sempre que usei o T2R como jogo de apresentação a malta novata, foi sempre um sucesso.
E acredito, nestas circunstâncias, que o será sempre :)

Eu sei, estamos só a arreliar-te um bocadinho. Wink

Estava só a clarificar...

.... já vi newbies a ficarem simplesmente: "nhec..."

E continuo a dizer que se tem de ter cuidado com as generalizações =P Depende TANTO do gosto pessoal de cada um...

Obrigada Costa

sim, o T2R parece-me bom para jogar com pessoal que habitualmente não joga jogos de tabuleiro. Como devem calcular temos amigos que o único jogo de tabuleiro que conhecem é o party ou o trivial :)

Se entrarmos a "matar" com o puerto rico ou o agricola estamos sempre a explicar regras e nunca jogamos nada...

Tens razão Starita, é sempre arriscado generalizar. Mas eu estava a referir-me à minha experiência pessoal.
Ao longo destes anos, nunca me aconteceu um novato não ficar encantado com o T2R. Mas admito que um dia isso possa vir a acontecer. Existe um pequeno leque de jogos, diferentes entre si, e que eu uso regularmente para iniciar novos jogadores, e sempre com óptimos resultados: Ticket to Ride, Santiago, Ingenious, Keltis, Pandemic, La Strada e Stone Age. Até hoje nunca me falharam.
E já retirei desta lista o Settlers of Catan, que já aconteceu não ter sido muito bem aceite.

Também ainda não vi nenhum novato a não ficar encantado com um Battlestar ou um Twilight Imperium. :D

Nunca experimentei o Settlers :( ninguém me deixa.

--

Não me acredito que um novato aos jogos de tabuleiro e que começasse por um Battlestar ou um TI percebesse a profundidade das suas acções no jogo... ou melhor, que percebesse sequer 10% do que é ou o que se pode fazer a primeira vez que joga!

T2R pode não ser do agrado de todos, mas no entanto é um gateway e como tal interpreta-se que é um jogo em que um novato aos jogos de tabuleiro saibe mais de 70% do que é e o que se pode fazer a primeira vez que joga!

Penso eu de que...

Quanto ao Settlers... ainda bem que não te deixam jogar, aliás já pensei em reformular o provérbio para: Quem não te deixa jogar Settlers teu amigo é! Já o joguei algumas vezes e é algo traumático para mim....

As pessoas não são tão burras como se pensa. :P Claro que não são jogos para toda a gente, mas para as pessoas certas são bons "gateway" na mesma.

Aliás, continuo a defender que um bom gateway é aquilo que a pessoa quiser jogar. Não há nada como a motivação para ter uma primeira experiência bastante agradável.

--

Movi este assunto para o Blogue da Judite, pois já me parece muito off-topic relativamente ao LeiriaCon2010.

Esta conversa já vai na sua zilionésima edição, mas é sempre bom ver novos intervenientes a falar do mesmo assunto (safa!!!).

Os meus 31 cêntimos sobre o assunto:

Um bom gateway é aquele que entusiasma os jogadores que o jogam a 1ª vez, seja um TTR ou um Power Grid. Já assisti a muita cara desiludida depois de jogar um suposto gateway e logo de seguida a vibrar com um jogo não-tão-gateway... depende da exigência mental/cultural/intelectual que cada um tem.

«Mais vale estar calado e julgarem-te um idiota, do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas.»

[quote=JohnnyBeGood]

Um bom gateway é aquele que entusiasma os jogadores que o jogam a 1ª vez, seja um TTR ou um Power Grid. Já assisti a muita cara desiludida depois de jogar um suposto gateway e logo de seguida a vibrar com um jogo não-tão-gateway... depende da exigência mental/cultural/intelectual que cada um tem.[/quote]

Voilà. Podemos deixar esta definição num glossário, ou assim?