Lançado suplemento sobre Japão Medieval para Burning Wheel

Vai ser publicado em Agosto, um suplemento para "o jogo de RPG de fantasia, onde as crenças e a dedicação fazem mudar o mundo, o Burning Wheel de Luke Crane" que nos descreve nas suas mais de 200 páginas um Japão do séc. 12 em plena Era Heian, a época da Paz e Tranquilidade. Este período de prosperidade artística e de total dedicação ao poder imperial e vida na corte despoletou uma guerra tão gigantesca, a Guerra Gempei, que estilhaçou as verdadeiras fundações de toda a cultura japonesa.

Contendo duas shorts stories, uma delas escrita pelo autor Robin D. Laws, e um capítulo completo acerca destas terras orientais, o livro de tamanho A5 e a preto e branco com capa a cores, "The Blossoms are Falling", mistura o japão histórico com o japão mitológico mostrando-nos guerreiros agonizando sobre a sua honra e vergonha, feiticeiros corteses empunhando delicadamente a sua autoridade e poderes mágicos ao mesmo tempo que gaki, fantasmas e kitsune criam caos nos bastidores do poder.

Este jogo descreve-nos uma mecânica elegante do jogo original baseada em apenas dados de seis faces e o seu sistema dramático de resolução de tarefas, progresso, testes de convicções e de zelo, combate social incisivo, duelos poéticos, Atributos Emocionais como Honra, Vergonha, Autoridade e Arahitogami, permite-nos de maneira envolvente e divertida evocar este mundo fantástico que foi outrora experienciado por Minamoto no Yoshitsune, o bushi perfeito.

O suplemento não é em si um jogo completo pois precisa dos livros de regras de Burning Wheel mas pode ser feita a sua pré-encomenda através de Paypal ou Google Checkout através desta página de encomenda por cerca de 25 euros com direito a uma versão PDF do livro a preto e vermelho e uma mapa do Japão em PDF.

Se quiserem saber mais cliquem informação aqui e aqui.

Sem dúvida, interessante. Só me falta arranjar os livros-base para poder pensar nisto :slight_smile:
De qualquer forma, para Japão Feudal, preferia algo com menos fantasia e mais samurais - algo na época de Sengoku, mas não do RPG com esse nome :stuck_out_tongue:

RickDanger, tanto quanto percebi, o período retratado no suplemento não é o feudal, o fim do Periodo Heian e do sistema de governo Imperial Insei, durante as guerras Genpei, que levarão precisamente á fundação do feudalismo com o reconhecimento dos samurais como classe politicamente dominante e advento do Shogunato Kamakura.

É no periodo retratado no jogo que os guerreiros provinciais se tranformam numa classe de elite baseada nos ideiais do bushi (guerreiro) ou samurai (o que serve). É igualmente neste periodo que vivei Minamoto no Yoshitsune, o samurai perfeito, que serviu de modelo para futuras gerações até hoje, à imagem de Lanzarote, Percival ou Galaaz para o cavaleiro ocidental.

O jogo promete implementar, inclusive, uma mecânica sobre os ideiais paradoxais e conflituantes do guerreiro.

Não terás, portanto, falta de samurais.

Só não terás ninjas e katanas!

É que o sex XII era a época do tachi (espada), e do kyodo (a arte do arco).

Para mais, prometem que poderás jogar monges budistas e sacerdotes shintoistas, burucrates de corte, ronins marginalizados, feiticeiros de corte, yamabushis e provavelmente dezenas de outras personagens.

Relativamente ao grau de fantástico ou histórico, tens naturalmente a opção, à imagem das regras de base de Burning Wheel para facilmente desconsiderar totalmente os elementos fantásticos e optares por jogares uma campanha inteiramente histórica.

Acho apenas que é uma pena perder a oportunidade de ver Tengus, e rezar convinientemente para que eles deixem a minha personagem em paz, pelo menos durante aquela vez. É que o sistema tem mecanicas apropriadas para saber se uma personagem se safa desta situação, com skills como doutrina budista, e outras...

[quote=João]RickDanger, tanto quanto percebi, o período retratado no suplemento não é o feudal,[/quote]Sim, eu reparei que tinha dito "Feudal" incorrectamente, mas mantenho a minha preferência por um periodo histórico posterior, o que certamente se deve conseguir com algumas adaptações.

Se for para jogar num ambiente imperial em que os courtiers dominam o poder, prefiro passar para a China e jogar Wuxia :)

Algumas previews em formato PDF aqui.

De momento temos disponíveis o índice do livro e a Kusanagi, uma arma lendária.

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa