Leader 1

Boa noite.

Este jogo, simulador de ciclismo, despertou muito a minha curiosidade. Alguem já teve a experiencia de o jogar? Parece estar na linha do formula dé. Já o vi a venda em alguns sites estrangeiros, mas em Portugal quando estará?

Eu mandei vir esta semana (custou-me 40 euros) e este sabado devo jogar e já te posso dizer qualquer coisa.
Seja como for as primeiras impressões são muito positivas e acredito que seja uma excelente simulação de ciclismo.
Uma coisa positiva parece ser o factor sorte não ser nada determinante o que me agrada, embora num jogo de corridas não me choca haver esse factor.
Outro jogo, e esse já jogo pela net, embora a 2 jogadores, é o Powerboats, que se joga muito rápido e cuja mecanica está muito bem sacada e parece-me ser um jogo que vai facilmente chegar ao TOP dos melhores jogos de corridas de sempre. O Leader 1 também me parece um bom candidato.
Eu mandei vir os 2 e, como te digo, devo jogá-los no Sabado. Domingo ou segundo escrevo aqui qualquer coisa!

De que site mandaste vir? É que eu ja tentei o contacto com a Runadrake´s por email e nem sequer me responderam, a diver disse que só quando a editora rio grande games tivesse o jogo teria disponivel e a devir apenas hoje tentei o contacto e por isso nao sei nada ainda. A ansiedade de ter o jogo é mesmo muita...Tongue out. Já vi o jogo disponivel pelo menos no planetongames mas queria gastar o dinheiro cá em Portugal!Wink

Bem, se ficares à espera que alguma distribuidora portuguesa tenha o jogo, és capaz de ter de esperar um bom bocado. Até porque o jogo não é um daqueles pesos pesados super aguardados e portanto deve ser difícil alguém apostar nele pelo menos nos próximos tempos. Seja como for o jogo está disponível na Planetongames com o preço de 40 euros. É caro, mas os componentes também são bons. O que te posso dizer é que compreendo a tua vontade de comprares a empresas portuguesas, mas podes conseguir o jogo a um preço bastante mais satisfatório e com uma espera de 24 horas.
Paralelamente, ao lado do Leader 1 vem também o Powerboats que é um jogo que te aconselho vivamente a estar de olho uma vez que gostas, tal como os teus amigos, de jogos de corridas. Este Powerboats esgotou num ápice, mas consegui segurar a minha cópia. Na internet www.mastermoves.eu o jogo está disponível para testes, mas apenas para 2 jogadores. O jogo de tabuleiro aguenta até 6 jogadores. Digo-te já que está a ser uma total loucura.

Tenho alguma fé nesse jogo, parece-me ter algumas mecênicas interessantes. e como dizes esgotou rapidamente. Na Planetongames não durou um fim de semana.

from apple to earth

O jogo está esgotado nas distribuidoras alemãs. Eu posso saber quando vai ter novo stock e digo-te qq coisa. já agora, arranjo o jogo por 39€.

[IMG]https://www.boardgamegeek.com/jswidget.php?username=drzodiacus&numitems=10&header=1&text=title&images=small&show=random&imagesonly=1&imagepos=left&inline=1&imagewidget=1[/IMG]

Aguardo entao. Nesse preço nao está incluido os portes nao é? Eu sou do Porto...Só 2 perguntas por curiosidade: não pertences a nenhuma loja que referi antes? e arranjas qualquer jogo?

Desculpa desja por a nossa falta de resposta.
Devido a chegada do Ticket to Ride Europa ed. em portuguese nao foi nos possivel ainda responder.
Em relacao a desponibilidade por nossa parte, estamos so a guardar resposta a editora.

Phillip Moringer

Runadrake
Rua Agostinho Neto, n.º 23, Espaço 3
Quinta do Lambert
1750-003 Lisboa
Tel.: 934770693

Oi

não, infelizmente não inclui portes. Quanto à tua segunda pergunta, na verdade pertenço a uma lojo que possuo com uns amigos e que pretendo ter aberta muito em breve. www.loot.pt

Quanto a arranjar qualquer jogo é possível que sim, mas por vezes algumas coisas mais estranhas são dificeis de arranjar.

A LOOT terá novidades em breve...

[IMG]https://www.boardgamegeek.com/jswidget.php?username=drzodiacus&numitems=10&header=1&text=title&images=small&show=random&imagesonly=1&imagepos=left&inline=1&imagewidget=1[/IMG]

Aguardo ansioso noticias. Quer do hugocarvalho como correu o jogo, quer das lojas quando estara a venda. Continuo a dizer que perferia deixar as coroas ca no nosso burgo...mas...

... que tal são as regras do doping? (Estou a brincar, não é para levar a sério.)

Sérgio Mascarenhas

Desculpa só agora responder à solicitação, mas apenas ontem consegui experimentar o jogo, embora não o tivesse feito nas perfeitas condições. Éramos 2 jogadores e portanto a experiência de jogo perdeu-se. Mas com a experiência que tenho nestas coisas, deu perfeitamente para perceber o que está em jogo e como aquilo irá funcionar com mais jogadores.
Devo-te dizer que o jogo é um colosso para todos os apreciadores do ciclismo. Normalmente o ciclismo é um desporto querido dos portugueses porque todos nós crescemos a ver a Volta à França e a Volta a Portugal (obrigado RTP e obrigado Marco Chagas) e portanto percebemos mais ou menos daquilo. No jogo, existem muitas jogadas tácticas, jogadas de equipas, alianças momentâneas sprints para a obtenção do bónus de metas volantes, perseguições, fugas e tudo aquilo que uma corrida de ciclismo tem. Parece-me que o jogo só atinge o pico quando jogado em forma de tour, por etapas (4 devem servir) e por isso o jogo acaba por demorar um pouco mais, tipo 3 horas e meia 4 horas. É mais do que um jogo de corridas normal a que estamos habituados. É mais cerebral no sentido que se tem de calcular os momentos certos para fazer as fugas. Até porque cada ciclista da equipa (composta por 3) tem especificidades próprias e o momento ideal para um ciclista não é o mesmo para outro, até porque cada ciclista tem a sua barra de energia e esta também é diferente. A energia tem um factor determinante no jogo porque esta pode ser preservada duma corrida para a outra e a forma como se gera a energia transforma tudo e sabe-se quem ataca e quem defende. Esta complexidade é bastante interessante e motivante e apesar de ser um jogo um bocado pesado preserva a galhofa à mesa o que origina um ambiente descontraído.
Gostei mesmo bastante.

Já tenho o jogo. Finalmente! Apenas fiz uma pequena corrida e fiquei logo com uma duvida: em montanha de 1ª categoria um trepador pode deslocar 3 casas gratuitas e mais uma a gastar energia (para não correr risco de fadiga). Mas e o poletão? Se sair 5 no dado e ainda for em perseguição pode avançar 6 casas, gasta 3 energias mas não corre risco de fadiga?

Exacto.
O pelotão movimenta-se normalmente independentemente do terreno. A ideia é que os ciclistas que estão no pelotão conseguem sempre andar mais depressa e com menos gastos de energia porque se ajudam mutuamente. Na verdade é o que se passa nas corridas de ciclismo.
Como já deves ter percebido no jogo que fizeste, saber a altura certa para sair do pelotão é essencial para o teu resultado final.
Eu adorei o jogo, eu e todos os que jogaram comigo. Só tivemos para fazer uma corrida com 10 tiles, mas foi mesmo entusiasmante. Ando a sofrer para fazer um tour com 3 ou 4 pistas para ver como funciona a classificação geral e como o elemento estratégia (poupar a energia dos ciclistas duma pista para a outra e controlar os avanços de etapa para etapa)

Quando estou em movimento a pagar energia o maximo que posso é de 6 casas (15 energia) ou posso fazer por exemplo 8 casas (e talvez 21 energia)? O que acham? Penso ter logica

Ok. Porém não acho muito real. Quantas vezes vi o Lance Armstrong vencer o tour com grandes escaladas na montanha? E com essa regra isso é quase impossível neste jogo. Só talvez em montanhas de 3a categoria. Acho que este é o ponto menos real deste simulador. Pela minha curta experiencia no jogo ( 2 etapas, 120 minutos de jogo e 5 horas de sono) a montanha não decide nada a favor. Ou eu não estou a conseguir escolher a melhor estratégia ou onde se consegue maior vantagem nas saídas do poletão acaba por ser no fim das descidas. Talvez com alguma alteração nas regras originais se consig alterar isto.

Sinceramente não sei, até porque um gasto de 21 de energia num movimento me parece um suicídio.
Mas assume as 8 casas como um máximo. Quer dizer, os ciclistas têm um limite físico. Assume as 8 casas como esse limite.