Esta review é vos trazida pela "Yojiro & Squeak, Cia. Lda."
Dedicada ao David que me deu o melhor presente de anos que já recebi!
PRIMEIRA IMPRESSÃO -
Todo um luxo. Capa dura, 320 páginas, a cores, incluindo dois belos mapas de rokugan no inicio e fim do livro. A imagem frontal é linda, vejam se não acreditam.
O papel da capa é maciinho, maciinho, daqueles que dá a vontade de passar a mão montes de vezes.
Vira-se a capa, e uau, as surpresas continuam. $39.95 - é um bocadinho puxado, mas, pensando bem, com a apresentação a full colour, a quantidade impressionante de informação contida no livro… acaba por valer bem a pena – sobretudo agora que o dólar anda em baixo.
APRESENTAÇÃO -
Já com uma boa impressão, abrimos o livro para encontrar de facto, 320 páginas todas a cores, com, e passem-se, ilustrações tiradas direitinhas do CCG. Ahhh, que maravilha poder olhar para o focinho do Paneki quase tamanho A4! Outra coisa muito boa é que aquelas margens irritantes que os meninos da AEG tinham a mania de fazer foram para o caraças.
O livro está dividido em 5 capitulos (Book of Earth, Water, Fire, Air e Void) cada um deles introduzido por uma ficçãozita, bem no estilo da AEG. Cada capitulo tb é introduzido pela imagem a toda página do Keeper do elemento correspondente (que, tirando o do Void, são uma boa caca, mas enfim… a ideia é gira).
Book of Earth: Setting. Excelente capitulo, com uma timeline completa desde o inicio de Rokugan, segundo com um capitulo sobre a vida e cultura em rokugan, algumas superstições de cada clã (sabiam que os scorpions acreditam que uma mulher com olhos verdes não consegue mentir? E que acham que ratazanas dão sorte? E que os Ikoma quando discursam em publico pressionam as mãos contra o obi, para invocar o espirito do founder da familia — daí vem a conhecida expressão "Parece que tem o Ikoma na barriga"), listagem de cada clã e familia (com a imagem de Diamond edition de cada campeão), incluindo minor, ronins, shadowlands e imperials.
Book of Water: Criação de personagem. Contém todas as informações para fazer a personagem, desde listagem de skills, até Advantages e Disadvantages, passando pelas escolas de cada clã (agora cada clã aparece com 4 escolas: 1 de guerreiros, 1 de courtiers, 1 de shugenja e 1 de elite - shinobi para os scorpions, harriers para os crane, scouts para os crab, etc).
Book of Fire: Mecânica de jogo. Contém todas as regras necessárias para jogar, e inclui listagem de armas e armadura, bem como regras para criar novos objectos, e uma lista de preços. É aqui também que vêm as regras para Status, Glory e Honra. Inclui também Katas e regras para mass battle.
Book of Air: Secção da Magia. Contém informação sobre o mundo dos espiritos, listagem de feitiços para os shugenja, bem como informação de como jogar de monk, incluindo Kihos; e como jogar de shadowlands, incluindo poderes de Taint e feitiços de Maho.
Book of Void: Secção do Gm, com bestiário para todos os bichinhos lindos de L5R; uma secção com informação para jogar em diferentes eras de rokugan, incluindo 1000 years of darkness. Contém também a listagem completa dos sitios, cidades e strongholds mais importantes de cada clã, fazendo conjunto com os mapas que vêm no inicio e fim do livro. À semelhança da White Wolf incluiram também uma listagem de livros e filmes para ver que ajudam a entrar no espirito de L5R. Fecha com umas utilissimas regras de conversão de personagens de 1ª e 2ª edição para regras de 3ª, glossário, indice e folha de personagem (que é horrorosa, parecendo tirada de D&D 3rd edition).
SISTEMA DE JOGO -
Voltamos ao sistema original de 1ª edição (já que com 2ª edição era uma palhaçada e muitas vezes impossivel de conseguir fazer fosse o que fosse)
Quanto ao sistema em si, usa apenas d10, e a ideia é atingir um numero alvo (que os jogadores podem subir voluntariamente para poder ter resultados mais espetaculares - ex. Se acertar num inimigo tem a dificuldade de 15, o jogador pode aumentar a dificuldade para 20 se quiser. Se conseguir, recebe mais um dado para o dano). O sistema em si é simples: tens TRAITS e SKILLS - que mostram o que és capaz de fazer. Lanças um nº de dados (igual á tua skill+trait) e guardas um numero de dados (igual ao atributo correspondente a essa skill) escolhendo (claro) os valores mais altos, que somados, devem dar para igualar ou ultrapassar a dificuldade requerida.
Em relação a 2ª edição, por fim mudaram a coisa mais cretina que eu já tinha visto, que era fazer a iniciativa ser baseada em Awareness em vez de Reflexes (ou seja, qualquer courtier vencia em iniciative um guerreiro), e foi criado o sistema "Tides of Battle", que faz com que apenas se lance para iniciativa uma vez por combate, e não por turno. Há tb mais wound levels em cada nivel para aguentar melhor as marretadas que este sistema permite. As regras alternativas para duelos de Iaijutsu (que apareceram no Secrets of the Crane) foram adoptadas definitivamente, e o Void finalmente vale a pena!!! Agora gastar 1 ponto de void serve para:
- Lançar E guardar mais 1 dado a qq lançamento.
- Ignorar 10 pontos de wounds.
- Ignorar wound penalties até ao fim do turno.
- Aumentar o nosso TN to be Hit em +10
entre outros. Viva o Void!
CONSIDERAÇÕES FINAIS -
É lindo. É bonito. É bom. O preço é perfeitamente razoavel. O livro tem informação suficiente para dar montes de campanhas antes que precisem de sequer pensar em suplementos. E com a nova politica da AEG que vai dar muito apoio ao jogo online (tudo de borlix) vale ainda mais a pena. Que estão à espera? VÃO JÁ COMPRAR!
Utilidades Online para o jogo incluem:
Folha de personagem - https://l5r.com/rpg/larp_character_sht3.pdf
Aventura para Iniciantes: Topaz Championship - https://www.irasec.com/~design/TopazChampionship.pdf
Regras para Ancestors - https://www.irasec.com/~design/Ancestors.pdf
Novas escolas #1 (Crab, Crane e Dragon) - https://l5r.com/rpg/l5rrpg_school_update_01.pdf
FAQ e Errata - https://www.irasec.com/~design/L5R-3Ed-FAQ-v2.0.pdf
The Good: Tudo. É lindo. Está cheio de informação. É a cores. Tem um sistema bestial!
The Bad: A arte do William O'Connor. Não terem metido o Noranchai Unxp e o Mirumoto Shiryu como desenhos A4. A Advantage "Combat Reflexes" que basicamente rebenta com escolas como a dos Kakita que baseia tudo na iniciativa – sendo os Scorpion imunes a isto, é um bocado nojento para os outros todos. Os Mirumoto Bushi são um abuso de chulanço (conseguem dizer "escola canivete suiço"?) e os Kakita Bushi estão uma boa porcaria.
The Ugly: As gralhas. Eu sei que isto é uma primeira tiragem e que possivelmente eles vão emendar a segunda tiragem, mas porra… podiam ter evitado algumas das falhas, como por exemplo, esta, que tem causado ainda mais gozo aos Crane (sim, mais do que é normal):
É que num habia nexexidade…