Legends of the Five Rings (L5R) - Podcast: Gamar aos Anjos - Entrevista sobre L5R

Quem me conhece, já muitas vezes reparou que ando sempe com muitas "Cartas" atrás. Considero-me um roleplayer, boardgamer e tambem um cardgamer.

À muitos anos que um dos meus hobbies e paixões é um jogo (ou mundo em termos de setting) chamado "Legends of the Five Rings" (L5R)

Recentemente eu e um amigo fomos entrevistados para o Podcast "Gamar aos Anjos" de forma a darmos a conhecer este jogo que sempre considerei muito diferente de todos os outros jogos de cartas.

Para quem tiver interesse deixo aqui o link, e quem tiver interessado em aprender, eu organizo diveras demonstrações onde as pessoas podem jogar e experimentar à vontade.

https://gamaraosanjos.podomatic.com/entry/2013-04-21T14_46_17-07_00

Espero que gostem

Esta 4ª feira estarei mais uma vez no Alvaláxia com muito material de demonstração para os curiosos e interessados em L5R, quem quiser jogar e aprender é só dizer. wink

Com todo o respeito, já joguei várias vezes a L5R e não lhe consigo achar grande interesse. Não se compararmos com outros jogos.

Tem diferenças em relação a Magic the Gathering? Tem. Mas muitas delas parecem bastante "forçadas".

Depois os jogos podem-se arrastar demasiado tempo com falta de acção.

Tem o mesmo problema de MTG pelo facto de ser um CCG para o qual estão sempre saindo novas expansões, etc. Demasiadas.

Em termos relativos, poucas pessoas ainda jogam L5R.

As mecânicas do jogo já foram aproveitadas/ imitadas e melhoradas por vários outros jogos de cartas. Para além disso, a "moda" agora são os LCG, nao os CCG, por razões óbvias (os LCG mantêm a diversidade de jogo e cartas, mas qualquer um pode jogar - e manter-se competitivo - sem ter que gastar fortunas; e com L5R sem gastar bastante dinheiro nem vale a pena).

Android Netrunner, A Game of Thrones LCG, Lord of the Rings LCG, Summoner Wars, sao todos, de uma forma ou de outra, superiores a L5R.

Mesmo dentro dos CCG acho o MTG superior.

Mas é apenas a minha opiniao, com todo o respeito!

L5R é um excelente CCG, mas demora-se tempo a aprender, nomeadamente é preciso saber quando e como atacar. Sem esse descernimento, os jogos entre iniciantes arrastam-se indefenidamente com cada lado a amontoar cartas no seu exército, culimando numa grande batalha em que se ganha ou se perde tudo. L5R é muito mais do que isso e quem investe no jogo (aqui no Porto joga-se todas as semanas) é motivado pela ótima comunidade de fãs e pelo seu apelo temático muito forte.

O formato LCG é um negócio como qualquer outro, apenas tenta convencer as pessoas a não gastarem tanta tinta da impressora a fazerem proxies, porque supostamente basta comprarem tudo o que sai para terem todas as cartas que precisam. Não é que quem jogue um CCG gaste mais dinheiro, simplesmente tem de andar a brincar aos papeizinhos :slight_smile: ou diverte-se a jogar com cartas antigas que até se arranjam por tuta e meia.

Em termos comparativos, acho que os mana-scews e mana-floods de MtG são um problema do século passado, que mesmo já no século passado o próprio Richard Garfield resolveu com Netrunner ou Vampire. O próprio L5R é, na minha opinião, bastante mais divertido e envolve muito mais estratégia do que o MtG. No entanto, concordo que o Netunner é superior ao L5R, mas isso é porque sempre foi o melhor CCG de sempre para dois jogadores, ponto :slight_smile: