Leituras de Verão - BeBook

Já alguma vez lamentaram ter catrefadas de livros e textos em formato digital e não gostarem nada de estar a lê-los no computador? Se nunca tal vos aconteceu, esta recomendação não é para vocês. Se, no entanto, também têem este problema, gostam de ler e têem montes de material arquivado nos vossos discos rígidos, decerto já conhecem esta última moda dos ebook readers - e de certo imaginam o quanto estes gadgets podem ser úteis a nós roleplayers.

No meu caso, avancei para a compra de um baratinho e jeitosinho BeBook. Encomendei-o na semana passada e chegou da Holanda passado um dia, sem problemas. Já o enchi com um monte de livros e uma carrada de RPGs que só tenho mesmo em formato digital: Inspectres, Wilderness of Mirrors, Classroom Deathmatch, Trail of Cthulhu, Beast Hunters, Wushu, etc. Funciona lindamente, aparte o cabo USB que vinha estragado. Aceita uma grande variedade de formatos, mas, para já, tenho usado só o .pdf com algumas adaptações para que textos em formato A4 possam caber num ecrã do tamanho de um livro de bolso.

Fica aqui o meu Thumbs Up para um equipamente que, estou certo, muitos de nós acharão útil.

Eu gosto de pdfs mas o pc não é a melhor plataforma e o tm é useless (embora até funcione para livros de texto corrido em formato txt ou formato para ebooks em tm, só que a maior parte das coisas que tenho são mesmo pdfs). A tua sugestão intriga-me. Quanto custou?

Sérgio Mascarenhas

Comprei um notebook Toshiba NB100 para isso, videos e comics. Pesa pouco, 1 kg e tem um ecrã LCD de 8 polegadas. Como é leve viro-o na vertical e mudo a orientação dos PDFs e já está. PDFs com letras com um bom tamanho vêm-se bem. Se forem letras pequenas tem uma função de zoom que adapta todo o documento à área visível.

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim
ideonauta.blogspot.com - Viajando pelos mundos do RPG!

E que tal?

Pra comics vale a pena? le em formato directo os cbr's e cbz's ?

[url=https://www.google.pt/reader/shared/00602237311482859423?hl=en]Google Reader Shared Itens[/url]

É coisa que não consigo, ler grandes volumes de texto em digital. Undecided

Só mesmo bd's porque "tem de ser".

Por acaso tenho que admitir que é perfeito para os comics. os cb* leio através do CDisplay. :wink:

[quote=smascrns]A tua sugestão intriga-me. Quanto custou?[/quote]280 euros, incluindo portes e taxas.

[quote=jrmariano]Comprei um notebook Toshiba NB100 para isso[/quote]Então ainda deves gostar de ler montanhas de texto num ecrã de computador. Para mim, preciso de algo que seja practicamente igual à leitura em papel, algo que não dispare luz para os meus olhos :)

[quote=Firepigeon]E que tal? Pra comics vale a pena? le em formato directo os cbr's e cbz's ?[/quote]Ao contrário do Sony ou do Kindle, o BeBook não tem formatos DRM pensados especificamente para o equipamento, por isso é o utilizador que tem de configurar os ficheiros devidamente - algo para o qual não tenho tido problemas. Certamente que pessoas com poucos conhecimentos de TI terão bastantes dificuldades em maximizar o uso de um BeBook.
Ainda não experimentei os comics, mas acho que ele (ainda) não lê esses formatos. No entanto, ele lê .zip, por isso podes põr os .jpg todos compactados que ele lê imagem-a-imagem.

[quote=Asur]É coisa que não consigo, ler grandes volumes de texto em digital.[/quote]Por teres de ler de um ecrã luminoso? Um ebook reader é "a solução". A tecnologia do ecrã funciona como se fosse uma folha de papel.

Por acaso, não sei se é da tecnologia do monitor, mas até parece que não estou à frente de um monitor de PC quando leio os comics. Estranho.

[quote=jrmariano]Por acaso, não sei se é da tecnologia do monitor, mas até parece que não estou à frente de um monitor de PC quando leio os comics. Estranho.[/quote]Se consegues ler à luz do monitor confortavelmente, fizeste uma boa compra. Eu também teria comprado um mini-portátil se me fosse indiferente ler ao computador.

Eu tenho um Sony PRS-505 desde há três semanas para cá, e é uma maravilha. 200 e poucos euros, mas foi com uma pessoa a trazer-mo do Reino Unido, que apesar de haver n lojas online lá com preços baratos, nenhuma exporta para fora por causa dos acordos estúpidos que têm com os fabricantes. Acontece o mesmo com todos os artigos de electrónica, como podem ver se tentarem comprar algo desse tipo na amazon.co.uk

Mas há este um novo reader bem barato (225 Euros; o Sony normalmente é mais para os 300) em https://www.coolreaders.eu/ Não é o melhor já alguma vez feito, mas é capaz de ser o mais barato e mais fácil de encomendar para Portugueses.

Quanto à coisa em si... é excelente, excelente. Eu tenho centenas e centenas e centenas de paperbacks que tive de encaixotar recentemente que já não tinha espaço em casa, e com o e-Reader poderia tê-los a todos à mão ali, sem ocupar nenhum espaço, sem ganhar pó, sem servir de campo de cultivo de ácaros, e sem amarelecer ao fim de uns anitos. O ecrã (ecrã nem sequer é palavra certa para aquilo) é excelente, é de facto exactamente como papel, não cansa os olhos como um LCD. Muito bom. Só é pena que ecrãs deste tipo a cores ainda estejam a alguns anos de distância... até lá é só preto&branco.

É perfeito para ler romances... bom, pelo menos ingleses... deve ser complicado encontrar os últimos bestsellers Portugueses em formato digital. E também talvez PDFs já formatados para pequeno tamanho (como muitos RPGs Indie costumam ser)... mas não sei, acho que não recomendaria para RPGs, pelo menos não para usar à mesa. Se tiverem de procurar uma coisa e não fizerem ideia de onde está, é chato: estes ecrãs especiais demoram cerca de um segundo a fazer refresh. Quando se está a ler nem se nota... mas se estiverem a tentar folhear à procura de algo, rapidamente perderão a paciência. E pronto, como já se disse é só a preto e branco, portanto se for um daqueles livros cheios de cor fica a perder-se muito... já para não dizer que mesmo com o reader a fazer a reformatação do PDF de A4 para aquele tamanho, o resultado final pode não ser o mais satisfatório... num ecrã daquele tamanho só cabe um bocado de texto de cada vez, pode ser complicado para aqueles livros enormes.

Bom, e agora com licença... estou a meio de um romance do Stephen King no meu reader. Já disse que aquilo é excelente? Pelo menos para ficção. É um prazer ler naquilo.

Ah, e faltou-nos falar nas baterias. A outra GRANDE diferença para os mini-portáteis ou qualquer outra coisa é a duração da bateria. Devido ao ecrã especial, os readers praticamente só gastam bateria quando fazem refresh à página. Em qualquer reader podem ler algo gigantesco como o "Guerra e Paz" 6 vezes antes de precisarem de recarregar bateria... ou seja, no minímo uma carga de bateria dura-vos um mês, se não devoram livros à velocidade da luz.

Bem me parecia que mais alguém daqui teria um ebook reader. Então não dizias nada? :)

[quote=ricmadeira] E também talvez PDFs já formatados para pequeno tamanho (como muitos RPGs Indie costumam ser)... mas não sei, acho que não recomendaria para RPGs, pelo menos não para usar à mesa. Se tiverem de procurar uma coisa e não fizerem ideia de onde está, é chato: estes ecrãs especiais demoram cerca de um segundo a fazer refresh.[/quote]É verdade, mas também depende de como estiver formatado. Se o livro tiver index e as páginas ainda estiverem direitas, basta saltar para a página certa como num livro normal (eu costumo fazer isso no meu livro de regras de Legend of the Five Rings). Além disso, tens sempre a função bookmark para marcar as páginas mais importantes, né?

... que eu ando a namorar (mas neste momento não tenho cheta nem para mandar flores à namorada de carne e osso!) é o Redfly. É um teclado+ecran+portas usb para telemóvel. Basicamente, transforma um tm Windows Mobile num netbook, sendo a comunicação entre os aparelhos feita por blutooth.

Uma coisa destas funciona para mim como um substituto do pc (tão básicas são as minhas necessidades...). Conhecem alguém que tenha tal objecto?

Sérgio Mascarenhas

... dois «threads» recentes sobre este tópico:

https://forum.rpg.net/showthread.php?t=462713

https://forum.rpg.net/showthread.php?t=461068

Sérgio Mascarenhas

eu queria era um destes: https://wiki.mobileread.com/wiki/Bookeen_Cybook_Opus

e pequeno e jeitoso -> 250euros

[quote=whitdemon]eu queria era um destes: https://wiki.mobileread.com/wiki/Bookeen_Cybook_Opus

e pequeno e jeitoso -> 250euros[/quote]Pois, é uma questão de esperar. Também pensei neste..
txtr reader
..mas queria ter um já :P

só falta saber o preço, mas para mim isso é muito grande ^^

Boa tarde a todos.

Gostaria de saber mais acerca deste produto.

Pois tenho uma amiga que teve um acidente e ficou muito incapacitada, podendo só falar, mexer a cabeça um lado para o outro e mexer só dois dedos de uma mão.

Ela gosta muito de ler livros, gostaria de saber se este equipamento consegue adequar a este caso. Como por exemplo tem reconhecimento por voz, funções de acessibilidade, entre outros.

Desde já agradeço pela atenção. Toda a ajuda é agradecido.

Alexandre

[quote=AC]Ela gosta muito de ler livros, gostaria de saber se este equipamento consegue adequar a este caso. Como por exemplo tem reconhecimento por voz, funções de acessibilidade, entre outros.[/quote]

O BeBook não tem reconhecimento por voz e a sua usabilidade/acessibilidade é fraquinha. O equipamento é operado através de um teclado numérico, menus numerados de 1 a 9, teclas de navegação para a frente e para traz, uma tecla de OK e outra para cancelar.

Não conheço para já nenhum ebook que se destaque positivamente a nível de acessibilidade, mas estes são equipamentos que estão a dar os primeiros passos e tem havido novidades todos os anos.

Estou muito intrigado desta "coisinha" ... mas gostava de tocar com mao antes de comprar. Nao è que alguem da area de Lisboa tem e pode levar-lo para um dos encontros ?!?!?