LETS GET READY TO RUMBLE!!!



Para quem não sabe, estou ausente de Lisboa, numa terrinha que é uma pasmaceira, então lembrei-me de voltar a um jogo online que organizei faz mais de 8 anos, com pessoal do AbreoJogo, chamado "Let's Get Ready to Rumble!". Na altura jogado apenas por email/MSN
O jogo anterior foi ganho pelo Luis Evangelista.

Tive a rescrever as regras de memória e gostaria de tentar organizar este jogo aqui no forum do AoJ, para tal é preciso 10 jogadores que apenas irão precisar de 5 minutinhos por dia enviar-me as vossas decisões por email.

Aqui ficam as regras do jogo para todos os que tiverem interessados em participar, assim que tivermos 10 pessoas inscritas começamos o jogo.

MAY THE RUMBLE BEGIN! fighting

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*RUMBLE* é um jogo estratégico de "todos contra todos" em que os participantes controlam personagens que têm poderes/habilidades CRIADOS PELOS PRÓPRIOS JOGADORES.
Em cada turno, cada um secretamente distribui a sua energia em ataques, defesas e habilidades, tentando prever os movimentos dos adversários e derrotá-los.
O ultimo sobrevivente é o vencedor!
 
REGRAS BÁSICAS:
 
Cada jogador tem um certo numero de pontos de energia, começando a 100, esta energia é ao mesmo tempo a "vida" de um jogador, e o quanto ele pode usar a cada turno
para se defender, atacar, etc. Quando um jogador leva dano, a sua energia baixa e quando um jogador chegar a 0 energia ou menos, está fora do jogo.
 
Cada combate de *RUMBLE* é decidido em várias rondas até só restar um jogador, cada ronda tem 2 fases: planeamento e resolução.
Cada ronda irá durar normalmente um dia (24h) salvo indicações de contrário.
 
FASE DE PLANEAMENTO:
 
Nesta fase, os jogadores decidem como distribuirem a energia que têm para Ataque(ATK), Defesa(DEF), ou activar habilidades (ver abaixo). 
A Defesa funciona contra todos os adversários, mas ataques (e habildades ofensivas) devem escolher o alvo, sendo possivel atacar mais que um alvo ao mesmo tempo.
Quando todos tiverem feito o seu planeamento e distribuido a sua energia, as escolhas de cada um são reveladas e passa-se à fase de resolução.
 
   Exemplo:
   - Jogador A tem 80 energia. Ele usa 50 para DEFESA, 20 para ATACAR o jogador B, e 10 para ATACAR o jogador C.
   - Jogador B tem 40 de energia. Ele usa todos os 40 para DEFESA.
   - Jogador C tem 70 energia. Ele usa 30 para ATACAR jogador A e 40 para ATACAR o jogador B
 
Nota: se um jogador não conseguir fazer a fase de planeamento então toda a sua energia será colocada automáticamente em Defesa.
 
FASE DE RESOLUÇÃO:
 
Os ataques são calculados e resolvidos. Cada um soma todos os ataques feitos contra ele nessa ronda, e reduz a defesa usada, o restante é o dano sofrido.
O dano sofrido reduz permanentemente a energia do jogador, reduzindo a quantidade que poderá ser usada em rondas futuras.
Se alguem for atacado por mais que um jogador, e só conseguir defender parte dos ataques, então os ataques com habilidades especiais serão sempre defendidos 1º.
Quando todos os ataques forem resolvidos, actualiza-se a energia de cada um e a próxima ronda começa, passando de novo à fase de planeamento.
 
  Exemplo:
  - Jogador A (80 Energia): é atacado pelo Jogador C (ATK 30) e usa 50 DEF » 30 ATK - 50 DEF = 0 Dano. Continua com 80 Energia
  - Jogador B (40 Energia): é atacado por A (ATK 20) e C (ATK 40), usa 40 DEF » 20+40 ATK - 40 DEF = 20 Dano. Fica com 20 Energia.
  - Jogador C (70 Energia): é atacado por jogador A (ATK 10) e não usou defesa » 10 ATK - 0 DEF = 10 Dano. Fica com 60 Energia.
 
PODERES/HABILIDADES:
 
Os Poderes/Habilidades são criados pelos próprios jogadores, onde o unico limite é a imaginação dos mesmos.
Estes Poderes mudam o jogo completamente afectando como podem atacar, defender ou dar-lhes qualquer outra vantagem.
Alguns Poderes podem ser usados uma vez por ronda, outros estão em efeito permanentemente e outros podem precisar de Energia para activa-los.
Excepto em indicação do contrário os Poderes podem ser usados qualquer numero de vezes por ronda, alguns serão efeitos permanentes, alguns terão custos.
Se um Poder estiver no formato "Custo: Efeito", então o custo terá que ser feito na Fase de Planeamento, e o efeito será resolvido na Fase de Resolução.
Os custos normalmente serão o uso temporário de Energia, tal como é feito para ATAQUE ou DEFESA, ou necessitarem o SACRIFICIO de Energia.
Se um custo for SACRIFICIO de energia, então esse custo será removido permanentemente da energia do dono.
 
AQUISIÇÃO DE PODERES:
 
O grande "twist" do *RUMBLE* é que os Poderes criados pelos jogadores não irão automaticamente ser usados pelos próprios.
Antes do jogo começar cada jogador irá inventar e criar 2 Poderes que querem que sejam usados no jogo.
Todos os Poderes irão então ficar disponivel para QUALQUER JOGADOR poder comprá-lo.
Os Poderes criados podem ser tão fracos ou fortes como desejarem mas não esquecer que estes podem acabar nas mãos dos adversários.
No inicio do jogo os jogadores vêm a lista de todos os Poderes criados e tentam adquiri-los através de um leilão secreto.
Cada um aposta qualquer quantidade de Energia (dos seus 100 iniciais) para cada poder que lhe interesse, depois as apostas de cada são reveladas.
O jogador que deu mais em cada Poder ganha esse poder mas perde a quantia apostada na sua Energia inicial (os que deram menos não perdem nada).
A quantia paga por cada Poder é chamada de "FORÇA DO PODER" e pode ser relevante para avaliar a sua potência.
As apostas devem ser feitas com cuidado, um jogador que comece com 30 de Energia mas com 4 Poderes, pode não conseguir derrotar alguem com 100 Energia sem Poderes.
Se houver empate no leilão de algum poder, os jogadores podem secretamente continuar a aumentar a aposta ou cancelar a oferta.
Se desejarem podem descartar qualquer Poder que tenham adquirido, caso este tenha alguma desvantagem que não lhes agrade, mas que não queiram outro o use.
 
Por fim, os jogadores escolhem quem irão representar no jogo (apenas um nome indicativo). A Lista de Energia inicial de cada um é revelada e o *RUMBLE* começa!
(Para o 1º jogo irão participar 10 jogadores, e estarão disponiveis em jogo 20 Poderes)
 
PALAVRAS-CHAVE NA CRIAÇÃO DE PODERES:
 
Algumas palavras chave que podem ser usadas na criação e descrição dos Poderes. 
Os jogadores são livres de criar as suas próprias palavras-chave ou modificar qualquer regra do jogo com esses Poderes.
 
"Força do Poder": A quantidade de Energia que foi paga para adquirir este poder, indicativo da potência do mesmo.
"Custo: Efeito": A quantidade de Energia que deve ser usada para activar este poder no Planeamento, efeito acontece na resolução.
"Sacrificar X": A quantidade de Energia que deve ser perdida permanentemente para activar este Poder.
"Uma vez por Ronda": Este Poder só pode ser activado uma vez por ronda.
"Passivo": Este Poder está sempre activo e não precisa de ser activado.
"Ambiental": Este Poder afecta todos os jogadores enquanto o dono estiver em jogo.
"Soldado": Outros personagens pertencente ao jogador, que podem ou não ser controlados por este. Soldados desaparecem quando o jogador é derrotado.
"Dx": (ex: D6, D10, D100, etc) O Poder tem um efeito aleatório que será calculado pelo moderador do jogo lançando um dado ou gerado automáticamente.
"Imbloqueável/Dano": O Ataque deste Poder ignora a Defesa do alvo, causando Dano directamente.
"Desvantagem": Este Poder tem um efeito negativo para o Dono e não pode ser rejeitado. Tipicamente é "comprado" por quem apostar MENOS neste poder.
"Recuperar Energia": Este Poder tem um efeito de "cura", permitindo o recuperar energia perdida mas sem exceder o valor de energia inicial.
"Ganhar Energia": Este poder permite ganhar Energia (temporáriamente ou permanentemente) podendo exceder o valor de energia inicial.
etc...
 
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Eu serei o moderador deste jogo obviamente, caso tenham alguma questão estejam à vontade para a fazer aqui no forum.

Aproveito para actualizar a lista dos participantes aqui:



Jogadores inscritos: 10

  • Costa
  • Priskus
  • Goryon
  • Quetzalt
  • Alcides
  • Joca
  • Mariosp
  • PedroS
  • MiniOlympia
  • Stormrover
Nº de Poderes submetidos: 20

O *RUMBLE* irá começar assim que houver 10 jogadores inscritos e 20 poderes submetidos. cool

Estar na terrinha é fixe, é pena é que não tenha fibra ou uma convenção de jogos por perto cheeky

Não participei na 1ª edição do Rumble, mas conta comigo agora…

Boas Costa!

Fico contente por participares, nunca tinha pensado em organizar um jogo aqui no AbreoJogo, mas até é uma forma de fazermos uma actividade fixe com o resto dos gamers por esse pais fora em vez de jogarmos apenas com o nosso grupo local.



Tens alguma duvida/questão em relação ao jogo? cool



Para começar o que preciso é que cada jogador invente 2 poderes/habilidades e me envie por email para o Strilar (at) gmail.com



Os poderes serão enviados secretamente para não se saber quem enviou o quê, e assim que tivermos 10 jogadores inscritos com 2 poderes submetidos cada um, a lista dos 20 serão publicados para toda a gente os consultar.



O que gosto neste jogo é que os unicos limites são a criatividade e imaginação dos jogadores, e mesmo assim é equilibrado, porque se alguem criar algo "xulado" isso pode ir parar às mãos dos outros ou toda a gente pode cair em cima do que tem coisas "xuladas", ás vezes as habilidades mais fracas e subtis podem tambem ser as mais interessantes.



Fico a aguardar a tua contribuição.wink

Eu também alinho!

Vamos lá... :-)

Para onde enviamos os poderes?

Abraço,
 

Vamos à luta

Jogadores inscritos: Priskus, Goryon, Guetzalt.



Como disse acima ao Costa, enviem os poderes para Strilar (at) gmail.com



Alguma questão sobre o funcionamento do jogo podem fazê-lo em privado ou postar aqui. 



Have fun! :slight_smile:

Então quem oferecer menos fica com o poder.

E quando de energia é que os restantes gastam para não ter esta desvatagem, o que licitarem?

Em relação aos poderes que sejam uma "Desvantagem" (ou seja, coisas que sejam más para quem os adquirir):



Tal como nos outros poderes, apenas paga Energia quem fica com ele, os restantes não pagam porque não "ganham" o leilão.

De notar que os jogadores têm que gerir quanta Energia estão dispostos a apostar nos poderes que querem e nas "desvantagens" (se existirem algumas) que NÃO querem, o máximo que podem dar no total obviamente é 99 energia o que é um grande risco caso acabem por comprar tudo o que apostaram.



Se os jogadores apostarem 20 de Energia, mas apenas um der 10, então o pobre coitado paga 10 e ainda fica com uma coisa má, os outros embora não paguem os 20 não poderam usar esses para apostar noutros poderes. Claro que se os outros derem 30 para não ficar com a Desvantagem, quem deu 20 é que se lixa. evilgrin



Em relação às "Desvantagens", mais uma coisa que convem referir: é possivel que as pessoas não tenham "medo" de ficar com a Desvantagem ou simplesmente se esqueçam de colocar um "bidding" nela, portanto em caso de empate de quem der MENOS (mesmo que seja 0) TODOS os que deram menos recebem essa "Desvantagem", no caso de empates de quem der "mais" os jogadores podem continuar a aumentar o "bidding" (ou não) como normal.



As palavras-chave que dei como exemplo são apenas para ilustrar vários poderes que têm regras em comum, são apenas para ajudar a inspirar a criação de poderes baseado em poderes criados anteriormente. Estejam à vontade para criar "palavras-chave" ao vosso gosto.



É algo muito usado em vários outros jogos hoje em dia (ex: em vez de escrever "este ataque é resolvido primeiro que o adversário" basta dizer "iniciativa")



Claro que como em tudo no RUMBLE, as regras dos poderes podem ser modificadas pelos próprios jogadores, por isso se preferirem podem criar uma Desvantagem que quem der mais é que "paga" por ela, mas quem der menos é quem recebe o poder negativo.



Esclarecido? smiley Mais alguma pergunta é só postar aqui.

Proponho que os participantes antes de submeter os seus poderes escolham a sua personagem e depois podem tentar ser um pouco mais temáticos nas suas criações. Tomei a liberdade de gerar nomes de super heroís ficticios no https://fantasynamegenerators.com/ :



Saiu isto:



The Mysterious Slayer

The Quantum Catman

The Heavy Wolf

The Intelligent Guard

Warden Incredible Saviour

Gigantic Warrior

Mysterious Charmer

Doctor Misty Ant

Bright Shadow

Tecton




Nuno, tu é que és o game master, como fazemos o pick? Por ordem de participação, sorteio?

Eu não pedi nomes de personagens ainda, exactamente para não influenciar a criação de poderes, isso é algo que iria pedir antes do RUMBLE começar depois dos jogadores já terem adquirido as habilidades no "leilão". No ultimo jogo tivemos um "Son Gokuh" que criou um Kamehame-ha que depois foi comprado e usado contra ele, e se a memória não me falha, tivemos o He-man,  um Pokemon, o Conde Drácula, um Lobisomem, Lixo Espacial, o Zé Jardineiro com uma Enchada (farmer with a Hoe), e o grande vencedor (o Luis Evangelista) foi o Tony, o Ninja Mendigo das Caldas. laugh 

Quase todos eles criaram poderes "temáticos" em relação aos personagens que escolheram, mas quase ninguem ficou com os próprios poderes que inventaram. Lembro-me até que o Werewolf não conseguiu comprar poder nenhum e portanto começou o jogo como um mero "mortal" (100 Energia, 0 Poderes)

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Portanto não é obrigatório serem "super-herois", prefiro não limitar a imaginação e criatividade dos jogadores.

O jogo é para o fun, e podem lhe dar o "flavor" que quiserem, mas como é impossivel prever que poderes os OUTROS jogadores vão criar e quais vão querer comprar, seria um pouco estranho estar a decidir à partida que "vou ser um personagem tipo Super-Homem e só vou comprar Poderes que fossem apropriados para este personagem"

De qualquer forma, gostei muito dos nomes Costa, e és livre de escolheres o que quiseres para ti. :slight_smile: Os outros são livres de escolher um dessa lista tambem ou escolherem os seus próprios.

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Ultimo detalhe: a escolha do nome do vosso personagem tambem convem que seja secreta para evitar que o pessoal faça algo do tipo: "bora fazer gang-up no personagem do Costa", e assim evita tambem que os jogadores estejam a fazer "alianças" fora do jogo (não deve haver comunicação entre os jogadores para não influenciar a fase de planeamento secreta de cada um. Portanto durante o RUMBLE cada jogador será apenas representado pelo seu nome "ALIAS" e a sua verdadeira identidade só revelada no fim ao anunciar o vencedor. wink






Ok, percebido.

Vou então magicar poderes e já envio o mail.

Poderes enviados



[Riso Maléfico] MUAHHHHHH [/Riso Maléfico]

Sign me up!



Alcides Fonseca



[email protected]

Se ainda der, alinha-me para isto. :slight_smile:

Enviei pm com os poderes.

Cumps. 

Oi Joca, sim já estás inscrito, a contar contigo já são 6 jogadores, quando tivermos 10 jogadores inscritos e 20 poderes submetidos o jogo começa. smiley



Já te enviei resposta ao teu email, mas se possivel enviem-me tudo para o Strilar (at) gmail.com para eu ficar com toda a informação condensada no mesmo sitio. À excepção de ti e do Costa ainda não recebi mais poderes nenhuns dos outros participantes, ainda estou a aguardar as criações destes.

Já enviei os poderes…



Quantos faltam?



@Joca: vou atiçar a malta da Cova…


Oi Goryon,

Já te respondi para clarificarmos melhor como funcionam os poderes que pretendes.

No 1º post, abaixo no post inicial, eu vou editando para registar quantos jogadores estão inscritos e quantos poderes submetidos, apenas actualizarei o nº de poderes quando a versão final estiver concluida (depois de clarificações, de os ter rescrito de uma forma mais standard, etc)

Fico a aguardar a tua resposta no email. :slight_smile: