Levanta-se uma questão aos fãs de John Wick e samurais

VS ?

O que raio é Blood & Honor ?!?

Sem querer parecer espertinho, julgo que bastará clicar no link.



–~~–

Em breve coisinhas novas!

Líder inconsciente do ultra-secreto grupo anti-D&D (mas só na edição 5.3)

Para mim... L5R now and forever...

Sinceramente duvido que algum jogador que conheceu L5R durante anos coloque Rokugan á parte por causa de outro Roleplay de Samurais que surja no mercado.

Para quem não conhece L5R ai sim, já vale a pena olhar para os dois e avaliar os prós e contra de cada um. John Wick pode ter feito parte do inicio de L5R e ter escrito excelentes livros de RPG, mas uma pessoa só não faz um jogo ou um mundo, tal como Garry Gygax (entre outros) não fazem D&D.

Por fim, L5R continua a poder oferecer alguma coisa que até agora continuo sem ver em nenhum outro jogo: uma história interactiva a nivel mundial em que os jogadores (sejam de RPG ou não) podem influenciar o futuro do jogo e do mundo de Rokugan.

Vindo de mim, aposto que a minha resposta não é grande surpresa Wink. Abraços para o ppl de L5R do Porto.

Pois ainda cá estamos, Nuno Wink

Com tanto material já disponível ao fim de muitos anos, não é o L5R que está em causa, mas sim o avançar ou não para uma quarta edição. Entretanto, poderá o B&H ser uma alternativa interessante para jogar Japão Feudal?

Não me leves a mal duas evidências mas... uma alternativa, será certamente. E, segunda evidência, a questão será a de saber se se tratará de melhor alternativa.

Nem me leves a mal o pontilhismo mas L5R não é «Japão Feudal» - no mesmo sentido em que Forgoten Realms não é Europa Medieval, por exemplo.

Sérgio Mascarenhas

Bem, isto foi há 5 meses atrás, o jogo deve ter evoluído bastante no entretanto. Sem prejuízo disso... lá estão os «roles». Não é uma crítica, é apenas a constatação de que é extremamente dificil fazer «completamente diferente».

Quanto ao foco no clã, onde é que eu já vi isso?

(Mais uma vez, não responde à questão da comparação com L5R...)

Sérgio Mascarenhas

[quote=smascrns]Bem, isto foi há 5 meses atrás[/quote]Sim, pus aqui o vídeo só mesmo para quem não quiser ler o link. A última entrada no livejournal dele já é de 10 de Maio e fala da hipótese de lançar uma edição limitada. Entretanto, a dia 12, a AEG anunciou a "special edition" de quarta edição Laughing

É interessante ver as possíveis diferenças e semelhanças. O B&H não deixa de criar arquétipos de clãs, mas parece que se distingue pelo facto do clã ser criado e partilhado por todos os jogadores (pelo qual recursos como a Honra disponível são também partilhados).

Eu já li o Houses of the Blooded e estou curioso em saber se este Blood & Honor poderá vir a ser uma edição revista de um jogo com bastante potencial entravado por regras pouco claras ou mesmo contraditórias.

Por outro lado, a quarta edição de L5R parece-me um pouco mais do mesmo, mas sou capaz de não me importar muito com isso na medida em que ainda não cheguei a comprar para mim nenhuma da edições anteriores.

[quote=smascrns]Não me leves a mal duas evidências mas... uma alternativa, será certamente. E, segunda evidência, a questão será a de saber se se tratará de melhor alternativa.[/quote]Sim, a palavra chave no que eu disse é "interessante", ou seja, não basta ser diferente. Apesar do que o John Wick diz, não acho que haja assim tantas boas hipóteses para se jogar de katana à cintura.

[quote]Nem me leves a mal o pontilhismo mas L5R não é «Japão Feudal»[/quote]É mais «Ásia Antiga», sim, mas é normal que quem goste de uma coisa também goste da outra. São diferentes visões ficcionais do mesmo ambiente histórico, sendo que L5R ainda vai buscar coisas à China e ao Médio Oriente.

… estiver melhor editado e testado que o Houses of the Blooded é provável que seja uma boa aposta. O “The Blossoms Are Falling‎” (para Burning Wheel!) também é uma boa alternativa apesar de ser num período anterior ao que é costume se jogar quanto ao Japão Feudal.

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim

facepalm*Embarassed

[quote=Rui]Sem querer parecer espertinho, julgo que bastará clicar no link.

--~~--

Em breve coisinhas novas!

Líder inconsciente do ultra-secreto grupo anti-D&D (mas só na edição 5.3)[/quote] Scorpion Clan Sleepy - Reaction Trickster - Duelist - Bluffer

You have been dishonored... SEPPUKU JÁ! xD

[quote=Shawn Carman]May 11, 2010 1:44 pm

It's a terrible Catch-22. If we announce the deadline this early, there's no way of knowing if we'll hit it. We're waiting on proof copies from the printer. What if there's a problem that takes a while to resolve? What if we get snafu'd during the print run itself? What if UPS explodes and the book doesn't make it to the distrubutors when it is supposed to?

We'll give you a date when we have one and we are REASONABLY CERTAIN that the date will be hit dead center. I promise you, however much you want this book, I want you to have it even more. So I'll let you know as soon as I possibly can.[/quote]

[quote=John Wick]May. 25th, 2010 at 10:15 AM


I just finished the last round of edits.
Jessica will be dropping art and doing layout this weekend.
We'll send the book off to the printer at the end of the month.
Blood & Honor will be ready for orders from the JWP website in July.

Plans for a hardcover, full-color book are in the works. I'll be doing a limited run of only a few. The rest will be black & white softcover.
Details forthcoming.[/quote]

Já aqui tenho quer o Blood & Tears (HotB versão LARP) quer o Blood & Honor. O Blood & Honor está muito mais conciso e acessível que o Houses. Usa apenas ilustrações originais da época e escrita num tom conversacional e menos artístico do que o livro anterior. Ah, e é stand-alone.

Já agora, o JW anda a escrever um suplemento (acho!) chamado Blood & Shadow que parece-me ser uma maneira de se jogar Amber com Houses of the Blooded. Ora aí está algo interessante! :slight_smile:

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim

Estive a tentar perceber no blogue sobre o que é que é o jogo, mas ainda não cheguei a nenhuma conclusão.

É suposto ser sobre samurais e código de Bushido, intrigas palacianas (como o HoB), alguém sabe dizer?

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

Para já, só sei aquilo que li nos links que postei, mas acabei de comprar o .pdf do B&H (4 euros e 20 é um preço irrecusável) e vou dar uma olhadela. Portanto, o Blood & Honor acaba de ser lançado em versão digital e entretanto o novo Legend of the Five Rings está anunciado para dia 14 de Junho.

…o jogo é sobre samurais, defender o clã e servir o daimyo. É sobre o código de bushido e sobre como cumprir regras e saber o nosso lugar no grande esquemas da coisas é trágico e bastante mortal.

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim

Hmmm... ok, estou interessado. Mais um para a lista de Quero muito jogar mas não tenho pessoas nem tempo hehe.

Resta também saber se o sistema de jogo está alinhado com a intenção.

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

[quote=Blood & Honor]This is a game about warring Clans. In samurai literature, the heroes are fragile. Always four feet from death. They die to serve the Clan. Every decision a samurai makes is about his Clan. To reflect that attitude, you'll find characters in this game are just like their literary counterparts: they are fragile. Don't get into a fight unless you know you can win. Also, the mechanics reflect the sentiment that the characters are all bit parts in a much larger machine.
Identity is almost smothered by duty. Not entirely - and certainly less than if this was a historical game - but players will find that their characters are truly tiny parts of a larger machine. Your character's personal identity is far less important than his role in the Clan. Character creation takes a few moments of consideration. Clan creation, on the other hand, is something the entire group should consider carefully.
Finally, a friendly warning. Samurai literature is filled with stories of men and women forced to choose between love and duty, duty and honor, honor and honesty. These are the kinds of choices you will find in this game.[/quote]