Liga de Brass AoJ - Formato
A Liga é composta de 2 Divisões: Divisão Ferro e Divisão Carvão.
A Divisão Ferro terá obrigatoriamente 16 jogadores (4 mesas de 4 jogadores) e a Divisão Carvão um máximo de 16 jogadores (se existirem mais jogadores inscritos, será aberta a Divisão Algodão).
A Divisão Ferro inicia com os 16 participantes do 1º Torneio. No caso de desistências, os jogadores que se venham a inscrever, entram directamente nesta Divisão.
A Divisão Carvão inicia com todos os jogadores que se venham a inscrever, além dos já anteriormente inscritos na Divisão Ferro.
Cada época da Liga é composta por 5 rondas de jogos.
Na ronda inicial, serão sorteados os lugares pelas mesas, sendo que os finalistas do 1º torneio serão Cabeças de Lista, isto é: jogarão cada um numa das 4 mesas iniciais, todos os outros serão sorteados.
A composição das mesas nas rondas seguintes, é determinada pela classificação dos jogadores na ronda actual, dando lugar a permuta de mesas, como esquema abaixo:
Mesa 1
1ºs Classificados
Mesa 2
2ºs Classificados
Mesa 3
3ºs Classificados
Mesa 4
4º Classificados
Pontuação
Em cada ronda, são atribuídos pontos pela sua classificação, de acordo com o seguinte esquema:
1º - 4 Pontos
2º - 2 Pontos
3º - 1 Ponto
4º - 0 Pontos
Pontos Bónus
- O jogador que tenha obtido o resultado mais elevado da época, recebe 1 Ponto adicional.
- O jogador com o acumulado de pontos de jogo mais elevado da época, recebe 3 Pontos.
No final da época, o jogador com mais pontos na Divisão Ferro, é declarado Campeão Nacional de Brass.
Os 4 jogadores com menos Pontuação na Divisão Ferro, são despromovidos à Divisão Carvão e da mesma forma, os 4 jogadores da divisão Carvão com mais Pontos, são promovidos à Divisão Ferro.
No caso de não existirem 4 jogadores a disputar a Divisão Carvão, são promovidos todos os jogadores e despromovidos, o mesmo número da Divisão Ferro.
Regras e regulamentos
As regras a usar durante o Campeonato são de acordo com as originais. Não deverá ser activada a opção "Modified Coal overbuild rules".
No caso de empate, prevalece sempre o critério de Melhor resultado acumulado e singular, isto é, caso existam dois jogadores empatados na Classificação geral, será usado o critério de desempate Melhor acumulado e se o empate subsistir, o melhor resultado singular desempata.
Este é o formato que proponho, mas aceito sugestões.
Não seria viável fazer um campeonato onde todos jogassem contra todos. Desta forma consegue-se obter um total de 5 jogos por jogador e com a possibilidade de um jogador refazer a sua pontuação após um deslize e parece-me que também se consegue premiar a consistência.
Quem se quiser inscrever desde já e não tenha objecções ao formato, basta dizê-lo aqui.
Links para as páginas das respectivas divisões