Liga de Tichu do Grupo de Boardgamers do Porto

Boas,

O Joao104 propôs a criação de uma liga de Tichu dentro do grupo de Boardgamers do Porto.

A ideia base será que se criem equipas fixas e que estas se defrontem, conforme for dando jeito, nos encontros do Grupo até que todos os desafios estejam jogados e, nessa altura, seja declarada uma equipa vencedora.

Que vos parece?

Já que pediram opiniões, aqui vai.

Parece-me mal.

Dada a afluência de jogadores no grupo do Porto, parece-me que os encontros transformariam o grupo de boardgamers do Porto na delegação de Tichu do Grande Porto. Não é que isso já não aconteça de certa forma, mas oficializar essa dita "liga" seria desvirtuar o sentido de existência do grupo de boardgamers em que o espírito é chegar, cumprimentar (conhecer e dar-se a conhecer no caso dos primeiros encontros) a malta, escolher algo para jogar (que até pode muito bem ser o Tichu), desfrutar do jogo e da companhia e ir para casa com o ego reconfortado graças a este maravilhoso hobby.

Em síntese, o simples facto de criar uma obrigatoriedade num grupo reduzido e uma vertente (altamente) competitiva vão, na minha humilde opinião, contra a génese do grupo de boardgamers.

Isto não invalida que a ideia em causa não seja pertinente, só não consigo ver o que ela acrescenta ao grupo, o que ela traz de benéfico ao grupo.

Mas isto sou eu a pensar alto, que sou um ranhoso de primeira Cylon e tenho um ódio de estimação por esse jogo do demo.

Acrescento que, mesmo que o jogo em causa fosse Brass, Agricola, Powergrid, ..., a ideia continuava a não me agradar pelos mesmos motivos.


[IMG]https://www.boardgamegeek.com/jswidget.php?username=Dugy&numitems=10&header=1&text=title&images=small&show=recentplays&imagesonly=1&imagepos=left&inline=1&imagewidget=1[/IMG]

Sou indiferente. Obviamente não quero participar...

O simples facto de "obviamente" não quereres participar dá mais sentido à tua dita indiferença Tongue out.


[IMG]https://www.boardgamegeek.com/jswidget.php?username=Dugy&numitems=10&header=1&text=title&images=small&show=recentplays&imagesonly=1&imagepos=left&inline=1&imagewidget=1[/IMG]

[quote=Dugy]Em síntese, o simples facto de criar uma obrigatoriedade num grupo reduzido e uma vertente (altamente) competitiva vão, na minha humilde opinião, contra a génese do grupo de boardgamers.[/quote]

Pelo que tem sido falado com o João a propósito desta ideia não existirá obrigatoriedade nenhuma. Simplesmente quando duas equipas estiverem num encontro ao mesmo tempo, tenham ainda um desafio pendente entre si, e queiram jogar Tichu, tomem nota do resultado para ser levado em conta na liga. Por outras palavras, a liga "vai-se fazendo" conforme as pessoas vão jogando Tichu, à sua vontade.

Penso que todos sabem que não sou adepto de aspectos competitivos mais ou menos "instituídos" nestas actividades. Seja nos encontros nacionais seja nos encontros regulares de cada grupo.

Por isso, pessoalmente também não estarei disponível para participar nesta "liga", no entanto, percebo que exista algum potencial de interesse de outros em organizarem/participarem algo do género. Já que se joga com tanta frequência e que tantos gostam do jogo, porque não acrescentar algum "metagame"?

Desde que o espírito competitivo da coisa não venha a tornar-se algo danoso para o ambiente informal e relaxado dos encontros, por mim tudo bem. Caso isso se verifique, não sou ninguém para impedir que se faça, mas certamente irei falar com quem o organizar pedindo que o mesmo ocorra noutras alturas.

Conhecendo o grupo, não creio que haja um risco muito grande, mas percebo o receio.

Não sei... A criação deste tópico é mesmo para que os interessados (ou não), digam o que pensam.

para perceber a "boca". Ora explica lá para eu conseguir responder. :D

O que pretendia dizer é que sentes um pouco mais de que uma simples indiferença pela "institucionalização" da liga do Tichu.

Isto porque, segundo o que escreveste, "obviamente" nem pretendes participar.

Sumariamente, penso que em parte concordas com o que escrevi lá para cima, certo? Cool Cool


[IMG]https://www.boardgamegeek.com/jswidget.php?username=Dugy&numitems=10&header=1&text=title&images=small&show=recentplays&imagesonly=1&imagepos=left&inline=1&imagewidget=1[/IMG]

"Obviamente" porque toda a gente sabe que não tenho amor nenhum pelo Tichu. :D

Por outro lado, se fosse algo deste género com um jogo a sério (tipo Brass, Agricola, AoS), isto até era giro. Fazia por aquela coisa que nos falta imenso, jogar um jogo mais que uma ou duas vezes... O cult of the new é um bocado desesperante, às vezes. Por exemplo, joguei Agricola dezenas de vezes, mas como quase só jogo com pessoas novas no jogo, continuo um jogador miserável.

Errei ao declarar uma obrigatoriedade subjacente a esta propalada "Liga", mas continuo sem perceber o que o grupo fica a ganhar com a vertente "competitiva" da coisa. Metagame? Fighting Não acho. Já existe essa coisa da "minha bomba é maior do que a tua".

Também só expressei a minha franca opinião, não quero assustar potenciais vítimas do esquema.

Borá lá com essa liga. Quem perder será obrigado a jogar um jogo a sério... Evilgrin


[IMG]https://www.boardgamegeek.com/jswidget.php?username=Dugy&numitems=10&header=1&text=title&images=small&show=recentplays&imagesonly=1&imagepos=left&inline=1&imagewidget=1[/IMG]

Concordo que ajudaria a "profissionalizar" um jogador em jogos específicos. Mas isso também traria um "burn out" mais rápido de alguns títulos. Coisa que o "cult of the new" atenua, porque este jogo novo é que vai ser, oh..., afinal não é, vou voltar ao velhinho...

Acho que a diversidade (mesmo que relativa, pois nalguns casos assistimos apenas a pequenas mudanças num jogo acabado de sair para um outro que já existia no mercado) e o espírito descontraído com que se encara a jogatina são alguns dos pontos fortes que assistimos neste hobby.

Um Brass, um Agricola ou um Age of Steam jogados num espírito competitivo, poderiam levar a situações desagradáveis de king making, porque o estímulo humano neste âmbito potencia à luta com todas as armas possíveis. E isso não seria agradável.

Não sei... Prefiro jogar de tudo um pouco.


[IMG]https://www.boardgamegeek.com/jswidget.php?username=Dugy&numitems=10&header=1&text=title&images=small&show=recentplays&imagesonly=1&imagepos=left&inline=1&imagewidget=1[/IMG]

Sim, competições trazem uma componente que também não acho piada.

Agora burnout de jogos, infelizmente ainda não tive quase nenhuns.. Muito menos de jogos de que gosto mto.

Eu prefiro saber jogar bem 3 ou 4 jogos a jogar 40 diferentes. Atitudes diferentes, é como tudo.

Agora o cult of the new... é outro nome para consumismo.

Não tiveste burnout porque não jogas repetidamente o mesmo jogo, sessão após sessão.

E mesmo que tivesses jogado, existem excepções claro. Esses jogos marcam a diferença. São "Os" jogos que dependem mesmo muito do grupo de jogadores e não balizam radicalmente aquilo que não podes fazer. Aqueles em que nenhuma sessão é igual à anterior.

Mas todos os outros também são divertidos. Com moderação, claro.

Eu prefiro jogar os 40 jogos diferentes. Mesmo que não os saiba jogar bem. Smile

Mas não me importo de jogar 3 ou 4 jogos repetidamente. Tongue out

E sou adepto do cult of the new. Não em busca do santo grail, não, só para descobrir as diferenças desse jogo para um que já exista, para descobrir algumas coisas novas que foram introduzidas. Por vezes são pequenas modificações e acrescentos que transformam um jogo bom num jogo brilhante. Se não fosse o Caylus, não existiria o Agricola. Não fosse o Dominion, não existiria o AFAoS.

Enfim, jogo tudo. Até Tichu. Mas no modo descontraído.


[IMG]https://www.boardgamegeek.com/jswidget.php?username=Dugy&numitems=10&header=1&text=title&images=small&show=recentplays&imagesonly=1&imagepos=left&inline=1&imagewidget=1[/IMG]

Mesmo num hobby pequeno temos muitas "espécies" diferentes. Smile

Parece que já temos uma parelha para o tichu, Asus/Dugy vai ser arrasar.

Por mim como se jogo varias vezes tichu nos semanais e semestrais fazer uma liga só tornará mais divertido.

Estou disponivel para entrar nessa mega liga aceito parceira/o

Se não fosse o Dominion não existiria o AFAoS? Tipo AFAoS as A Few Acre of Snow? O jogo é tipo Dominion? Agora é que me recuso mesmo a experimentar esse "wannabe" wargame Cylon

Eu nesta estou com o Zé Mário, prefiro saber jogar 3 ou 4 wargames bem do que 40 eurogames diferente Cylon

(FLAME WAR! FLAME WAR!)

Organizem é uma liga de amigos dos jogos de guerra! Isso é que tinha piada!

[quote=Crashburner]Organizem é uma liga de amigos dos jogos de guerra! Isso é que tinha piada![/quote]

Basta retomar os encontro de Wargames. Isso já era um bom passo para que se jogassem mais jogos de guerra...

É preciso começar a acabar com esta mania do "organizem"... Que tal passar a um "vou organizar"?

My fellow wargamers, ask not what your hobby can do for you, ask what you can do for your hobby...

[quote=Mallgur]É preciso começar a acabar com esta mania do "organizem"... Que tal passar a um "vou organizar"?

[/quote]

É, também me lembrei disso com a cena da mathtrade.

Como já foi referido, torneios/ligas são uma boa oportunidade para ajudar a especializar num jogo em particular, alinho se isto for para a frente.

Como referiu o Asur, teria ainda mais piada com outro tipo de jogos, embora talvez seja de evitar a possibilidade de king making. Jogos 1v1 poderiam ser uma boa opção, algo tipo Twilight Struggle.
Talvez algo a considerar após vermos como resulta com tichu?

Tens toda a razão Pedro! Mea culpa! Não fazes ideia em que número ficou os mensais?

Realmente noto que tem havido um maior número de interesse em wargames, por diversos membros do grupo. Vamos aver como correm :)

O último encontro de Wargames a realizar-se foi o 9º, em Maio deste ano.

Se estás a pensar já em retomar estes encontros, tens que estar atento às datas... Em Novembro, a LisboaCon levou a que o mensal de Boardgames passasse para 19 (terceiro fim-de-semana). Em Dezembro os feriados e festas também devem obrigar a algumas alterações.

Mas força nisso! Se precisares de ajuda na criação dos eventos ou algo do género, apita!