Liga Runadrake

Texto:

O torneio de Puerto Rico é também o arranque da Liga Runadrake. No entanto, a liga em si ainda não está definida quanto ao nº de jogos que a compõem nem a quais os jogos.
Pessoalmente, creio que o próximo torneio seja no dia 16 de Dezembro, mas de que jogo?
Creio que o mais natural seja que a Liga inclua o máximo de mecânicas e categorias possíveis. Deixo aqui as minhas sugestões e espero que deixem as vossas.

Tile placement , City building - Carcassone
Tile placement , Civilization - Tigris & Euphrates
Area movement , Political - El Grande
Auction/bidding , Economical - Goa
Action point allowance system , Abstract strategy - Torres
Card game , Economical - St Pettersburg
Card drafting , Transportation - Ticket to Ride


Básicamente não se contam com jogos como Formula De, Pax Romana, Memoir’44, Battlestations, Dungeon Twister, Antike, Ticket to Ride, Guillotine, Queen’s Necklace, Warcraft - The Boardgame, CCA, etc. Ou seja tudo qt tenha um dado envolvido está out!! LOL!! Por favor não gozem comigo!!! Ou seja só se contam aqui com meia dúzia de mecânicas/temas.

Sé é só para ter jogos sem dados ou draw de cartas, faltam aí clássicos como o Jogo do Galo, o 4 em Linha, o Xadrez, o Go, Damas, etc, isto para não falar de outros como o Mississippi Queen, Scrabble, o Mikado ou o Mastermind. BTW: pode-se juntar aí o Bonaparte at Marengo - não usa nem dados nem cartas!!! LOL

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Não é por causa dos dados, as minhas sugestões derivam mais de serem jogos para 4 jogadores e com tempo de jogo entre 1h a 2horas.
Não me importo nada que haja torneios de CCA e Memoir44, mas são jogos q só dá para 2 jogadores. Para além disso para 16 jogadores seriam precisos 8 tabuleiros e não sei se isso é fácil de encontrar.
Fixei-me mais nos eurogames pq é o q mais se joga.
E o Ticket to Ride está na lista.
Qt ao Fórmula D, não estavas a organizar um campeonato? Tou IN!

Todos aqueles jogos sugeridos teem cartas/tiles . Por mim pode ter dados, mas sugere lá um jogo que: dê para 4 ou 5 jogadores, não demore garantidamente mais de tres horas (para fazer tres rondas) e da qual existam mais de 2 copias entre os jogadores.

Nao percebo a necessidade de terem de estar 4/5 em simúltâneo. Assim sendo de cabeça:

Memoir 44 - menos de 30 minutos!!!
Guillotine - menos de 30 minutos!!!
Dungeon Twister
Formula De

Por mim organize-se como se entender, pois há de certeza dias em que não vou ter disponibilidade, mas tb haverá jogos que não me puxam para estar uma tarde inteira a jogá-los. Mas isto é como tudo, não podemos todos gostar do amarelo, senão como é que se gozava com os chineses electricos!?!? LOL

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Não será tanto uma questão de necessidade.
É para que entre o maior nº possível de jogadores. Claro que um wargame cabe na Liga, o grande problema é arranjar cópias para que a coisa funcione bem
Mas acho que talvez seja possível fazer um torneio de Memoir e CCA em simultâneo.
Tu tens os 2 jogos, certo? Talvez o Ricardo Madeira tb. Isso já dá para 8 jogadores. Se houver mais cópias, não vejo pq não!!!
E pode-se juntar o wings of … ( aquele que levaste dos aviões) e fazer um torneio dedicado à guerra. Com esses 3 jogos já daria para muita gente e seria versátil, pois jogarias 3 jogos diferentes.

Sim, eu tenho o Memoir e o C&C:A, caso alguém queira organizar algo. No caso do Memoir, aproveitando os mapas e peças das várias expansões, penso que só eu conseguia colocar 6 pessoas a jogar ao mesmo tempo o mesmo cenário.

Vamos lá ver também uma coisa… os jogos escolhidos reflectirão sempre de alguma forma as preferências, conhecimentos e raciocínios de quem está a organizar… e têm os rankings do BGG para os apoiar. Se quiseres organizar algo, receberás sem dúvida todos os apoios e toda a boa vontade de toda a gente, e podes fazer as coisas à tua vontade.

No caso dos wargames, infelizmente julgo não haver malta que justifique um torneio… o que é uma óptima razão para começarmos a organizar umas demonstrações e tentar cativar outro público. Mesmo o El Grande, que é o jogo de culto que é, um dos mais bem cotados no BGG, não estaria nesta lista se as demonstrações na loja não têm apaixonado toda a gente que participou… até porque só existe uma cópia entre todo o pessoal, eheh.