LISBOACON 2013 - Rescaldo

em que programa foi isso?

[quote=joao104] Foi hoje dito na gravação de um programa da RTP Internacional que estiveram presentes aí uns 5000 participantes na LisboaCon.



 Este número confirma-se ou é ainda foi maior? devil



 Não foi ninguém da organização que referiu este número…[/quote]



Parece-me um numero ALTAMENTE exagerado, mas… eu estive preso a uma mesa :stuck_out_tongue:

De facto, esteve muita gente; contudo, esse número deve referir-se à quantidade de pernas, já incluindo as de frango do almoço de Sábado;)

 

No entanto, em meia dúzia de anos, esses podem muito bem passar a ser os números, mas para isso algumas coisas terão de ser feitas, como divulgação extra nos media e uma maior aposta das editoras internacionais no mercado português, ou das nacionais em editar os jogos que realmente interessam e que dignificam o hobbie, em vez daqueles que lhes dão muito lucro e pouco trabalho…

 

Parabéns LisboaCon, cada vez melhor, cada vez mais perto…

 ele depois viu isso, mas já estava dito e não deu para voltar atrás. E depois eu e o Mallgur falamos em 200 pessoas no Porto…



 É um programa da RTP Internacional que em princípio dará dia 22 de Março.



 Este ano não deu para ir mesmo há LisboaCon, já houve gente que me falou em mais gente e outros em menos pessoas. Mas principalmente que os dias não foram tão típicos como costumam ser nas Cons.



 A minha previsão do ano anterior era inferior aos 1000, mas é impossível ter uma ideia de quanta gente diferente passa por lá até porque os gamers passam lá muito tempo…



 E se até em manifestações os valores estimados são tão diferentes, quando ainda por cima existe um momento em que as pessoas estão todas juntas…

… que eu tive este ano foi que o pico no sábado não foi tão acentuado… ou seja a afluencia começou mais cedo e acabou mais tarde…



Era 1 da manhã e ainda se viam muitas caras desconhecidas na sala


[quote=joao104] Foi hoje dito na gravação de um programa da RTP Internacional que estiveram presentes aí uns 5000 participantes na LisboaCon.

[/quote]



LisboaCon:



esses eram os que estavam para vir. charters deles. mas perderam o voo.

[quote=stormrover]… que eu tive este ano foi que o pico no sábado não foi tão acentuado… ou seja a afluencia começou mais cedo e acabou mais tarde…



Era 1 da manhã e ainda se viam muitas caras desconhecidas na sala



[/quote]



Estimativas valem o que valem, mas eu creio que este ano esteve mais gente. A diferença foi que no ano passado apenas havia o espaço das duas salas grandes mais a sala dos RPGs. Este ano, para além das duas salas grandes, tivemos vários espaços que no ano passado não se puderam utilizar e onde estiveram os RPGs, torneios e muita gente a jogar (refiro-me aquele espaço do lado esquerdo que vai desde o bar até ao final onde creio estiveram por diversas vezes bem mais do que 50 pessoas e ainda às salas do piso de cima onde nunca cheguei a ir e não sei dizer como estiveram).



Para além disto, houve muitaaaa gente que não era gamer a ficar até às 3h da manhã de sábado. Prova disso é o elevado número de requisições de jogos da ludoteca que foram sendo feitos constantemente. Para terem uma ideia dos números da ludoteca:


  • Entre 21h - 22h - 16 requisições (uma a cada 4 minutos)
  • Entre 22h - 23h - 30 requisições (uma a cada 2 minutos)
  • Entre 23h - 0h - 20 requisições (uma a cada 3 minutos)
  • Entre   0h - 1h - 20 requisições (uma a cada 3 minutos)
  • Entre   1h - 2h - 15 requisições (uma a cada 4 minutos)
  • Entre   2h - 2h30m - 2 requisições



    Ah! E foram devolvidos 21 jogos desde a 2h até às 3h da manhã! surprise

[quote=Nunesh]esses eram os que estavam para vir. charters deles. mas perderam o voo.[/quote]



… é o que dá quererm vir à última da hora! Com as greves não se brinca! angel

… e mais uma curiosidade:



Houve 184 pessoas diferentes a requisitar jogos.



Infelizmente não é possível contabilizar:

  • os grupos onde apenas uma pessa requisitou jogos (creio que foi a maioria dos casos);
  • a muita gente nova que passou pela AERLIS e não requisitou jogos na ludoteca, tendo apenas jogado os que estavam em exposição;
  • e muitos outros que foram apenas ver o ambiente e encontrar-se com amigos;




 Nada como umas boas pulseirinhas há moda do Porto.



 Só estive a picar mesmo para disser isto. devil



 

 Números são o que são e há quem ache importante e outros não. Eu acho importante pois penso que a maioria das Cons esta organizada para atrair novos públicos.



 Mas também sou eu que organizo a Con mais "pequena" de Portugal e sem ser um pouco a desilusão de a malta de Bragança não aparecer, pensoque  o número de pessoas que se desloca a Bragança de propósito para a RuralCon é bastante satisfatório (para mim pelo menos que organizo).





 Já agora as canetas, isqueiros e yo-yos da RuralCon ainda funcionam? Fizeram sucesso?





 Talvez os 5000 gajos sejam apenas aqueles que tentaram lá ir buscar um destes "famosos" brindes… 

Sem falar de um grupo de 5 non-gamers que eu fiquei a ensinar vários Party Games atè às 3h da manhã, o ultimo jogo requisitado por eles foi o Dixit, mas depois disso ainda se jogou o Pow Wow, Diamants, Rhytm & Bullet(sp?),  Pit, Jungle Speed, entre outros que não me recordo que não ficaram registados, para acabar a noite ainda acabaram com uma partida no Blokus Gigante. Vários jogos que demonstrei na zona de explicações tambem não ficaram registados, como Exploradores(Lost Cities), Blue Lion, Battle Line, Cartagena, Kamisado, Okiya, etc, e sem contar com a quantidade de vezes que meti pessoas a jogar o Tantrix gigante.

Embora não tenham ficado registados, é possivel que esses nºs estejam incluidos na estimativa do Stormrover.

[quote=joao104] Nada como umas boas pulseirinhas há moda do Porto.



 Só estive a picar mesmo para disser isto. devil



 

 Números são o que são e há quem ache importante e outros não. Eu acho importante pois penso que a maioria das Cons esta organizada para atrair novos públicos.



 Mas também sou eu que organizo a Con mais "pequena" de Portugal e sem ser um pouco a desilusão de a malta de Bragança não aparecer, pensoque  o número de pessoas que se desloca a Bragança de propósito para a RuralCon é bastante satisfatório (para mim pelo menos que organizo).





Já agora as canetas, isqueiros e yo-yos da RuralCon ainda funcionam? Fizeram sucesso?



Talvez os 5000 gajos sejam apenas aqueles que tentaram lá ir buscar um destes "famosos" brindes… [/quote]



Quanto ao número de pessoas de fora, creio mesmo que a mais "pequena" convenção de Portugal deverá ser aquela que largamente mais pessoas de fora da zona tem!!! Porque será? Comida, hospitalidade, tranquilidade, prémios, férias? Creio que será um pouco de tudo!



Isqueiros e canetas não os vi a funcionar mas também não procurei. Mas já os yo-yos foram por diversas vezes vistos a andar para cima e para baixo por diversas pessoas na convenção! yes


 pelo menos Leiria e Abrantes têm mais gente de fora… Mas penso que o Porto, Aveiro e Lisboa esta ano possam não ter tanta gente de fora

Boa tarde a todos, eu sou novo no mundo dos jogos de tabuleiro e queria saber se alguém me poderia informar de lojas especializadas na zona de Lisboa. Ainda outra informação, onde posso comprar o jogo Bang!


Boas!



Está visto que não foste àquela que serve de tópico para o fórum onde fizeste o post, pois havia lá o jogo na loja, creio que a 27 balázios.



Para a próxima, dispara mais rápido, que desta que nem tiraste do coldre…

[quote=Strilar]Embora não tenham ficado registados, é possivel que esses nºs estejam incluidos na estimativa do Stormrover.[/quote]



Estão.

[quote=joao104]

 Já agora as canetas, isqueiros e yo-yos da RuralCon ainda funcionam? Fizeram sucesso?





 Talvez os 5000 gajos sejam apenas aqueles que tentaram lá ir buscar um destes "famosos" brindes… [/quote]



Era só ver pessoal a brincar com os yo-yos :slight_smile:



Não fiquei foi com nenhuma caneta frown

 Aparece na RuralCon pode ser que tenha sobrado alguma cheeky

… sabes bem que quero ir…