LISBOACON 2013 - Rescaldo

E como um belo amor, foi bom enquanto durou, mas acabou a LISBOACON 2013. Obrigado a todos os que participaram e aos que tornaram possível este evento.

Agora é altura de nos dizerem o que acharam do evento, darem sugestões, contarem o que mais vos marcou, partilharem histórias curiosas decorridas durante o evento...
 

O que se jogou na LisboaCon:

<?php /* boardgamegeek_PrintPlaysTable('grupo_lisboa',2013,03,9); */ ?>
Hive (x63)
Crokinole (x60)
Riff Raff (x55)
Kamisado (x43)
Tsuro (x38)
Blokus (x36)
Dixit (x36)
Okiya (x34)
Spot It! (x34)
Carrom (x30)
Ribbit (x26)
Kippit (x21)
Perplexus (x20)
Samurai (x20)
Ingenious (x18)
Cinco (x17)
Pow Wow (x15)
Can't Stop (x14)
Minotaurus (x13)
The Hobbit (x12)
Tantrix (x11)
Dominion (x9)
KIPP X (x9)
Cartagena (x8)
Rotaris (x8)
Diamant (x7)
Keltis (x7)
Stone Age (x6)
Suburbia (x6)
7 Wonders (x5)
Loot (x5)
Pit (x5)
Revolver (x5)
Seasons (x5)
Taluva (x5)
Chinatown (x4)
Coda (x4)
Colorpop (x4)
For Sale (x4)
Handy (x4)
Mr. Jack (x4)
Village (x4)
Finito! (x3)
FITS (x3)
Pyramid (x3)
Cyclades (x2)
Finca (x2)
Igloo Pop (x2)
Marrakech (x2)
Qwirkle (x2)
Vintage (x2)
Yomi (x2)
Yspahan (x2)

Tens agora a palavra!

Estive quase sempre ocupado com a secção de rpgs, este ano não houve jogos de tabuleiro. Pelo nosso lado, as coisas correram muito bem.

Quanto ao resto, parece-me que tudo correu igualmente bem. Apenas algumas observações muito superficiais:



Pareceu-me que houve menos gente do que em 2010. Menos gente não é necessariamente pior, note-se.



Por outro lado, fiquei com a impressão de que houve muito mais crianças e jovens, quase sempre em família. O que é ótimo para a divulgação do hóbi, pois deixa de ser o circuito fechado dos já confirmados. Estou certo ou ando a ver coisas?



Foi bom a cena das palestras (sou avesso ao crioulo anglo-português). Infelizmente só pude estara mesmo no fim mas é algo que merece continuar e expandir.



Pelo nosso lado (rpgs), ficámos muito melhor cá fora, e com o apoio da sala do 1º andar, foi possível ter simultaneamente maior exposição e mais privacidade para os grupos de jogo.

Mais uma vez, muito bom.



Foi um excelente fim-de-semana.



Em termos de jogos o excelente Android: Netrunner, múltiplas rondas do incontornável Crokinole, um belo Taj Mahal em que fiquei em segundo por um único ponto, um King of Tokyo onde ser o explicador não impediu que fosse o primeiro a ser eliminado, um longo mas agradável Clash of Cultures com malta do melhor, um bom bocado a brincar com o Weykick e uma boa surpresa no Rotaris que joguei duas vezes com muito agradável companhia para fechar a noite de sábado.

Domingo começou com um Can't Stop que já sabia ir perder (a minha relação com os dados é diametralmente oposta à do Valentim) mas que compensei com três vitórias consecutivas no Crokinole, outra no Kamisado e duas no Colorpop. Este foi uma surpresa engraçada e ao mesmo tempo uma certa dose de frustração pois a ideia de fazer um Bubblebreaker em formato de tabuleiro já me tinha passado pela cabeça. Depois de almoço os dois bombeiros do Porto ajudar os de Lisboa a apagar um fogo e salvar sete vítimas no Flash Point: Fire Rescue. Mais um Netrunner e um pouco de Crokinole para acabar.

Sim, o meu dedo indicador direito está ressentir-se de tanto piparote!



De resto, bom ambiente, uma participação muito interessante também em termos numéricos, a comida bastante aceitável a um preço adequado e servida com muita simpatia. Tive pena de não assistir às Talks que acho terem sido uma boa ideia. Foi pena não terem divulgado mais cedo… Fico a aguardar pelos vídeos.



Gostei especialmente de rever a malta daí e de ter mais esta oportunidade de partilhar conversa, jogatina e bons jogos com todos vocês.



Balanço muito positivo, portanto.



Ficam os parabéns à organização e um profundo agradecimento pelo belíssimo trabalho que fizeram.



Obrigado e até à próxima LisboaCon!

Quanto à Con, não sei, mas aquela mesa do canto na sala 2… ui, é mitica, tanto sabado como domingo, como na edição da Con em 2010.



Para mim a Con é aquele canto.


Em primeiro lugar um grande obrigado a todos os que tornaram este evento possível - Grupo de Lisboa, voluntários, patrocionadores e todos os participantes. 



O que mais me surpreendeu foi a quantidade de caras desconhecidas! No Domingo quando entrei na sala 2 por curiosidade dei uma volta pelas mesas e não conhecia ninguém de uma sala completamente lotada … considerando que já tenho alguns anos de grupo e costumo ir a algumas Cons é com agrado que vejo tantas caras novas! Representa seguramente muito trabalho de divulgação que tem vindo a ser feito por muitos de vós.



Apesar de não ter assistido às talks, pelo que fui perguntando, correram bem e foram sem dúvida um ponto diferenciador pela positiva desta Con. 



Quanto aos jogos propriamente ditos foram quase 12 horas a roer um 1817 com 1 hora de leilão de privates para o lixo que foi depois repetido rapidamente na rua enquanto se queimavam uns cigarros o que não deixou de causar estranheza a quem por ali passou … dada a encarnação da figura do Priority Deal(er)! Com um almoço e um jantar pelo meio e uns quantos dedos de conversa lá se foi jogando e no final penso que toda a gente se divertiu e não deu pelo tempo passar.







O resto da noite foi passado num mini turno na ludoteca onde conheci o Rotaris e joguei um Sushi do Knizia.



O Domingo foi visitar de médico para experimentar o Creatonary com a minha filha mais velha e recolher os jogos da ludoteca, mas o ambiente era idêntico ao de Sábado … LisboaCon pelas costuras!



Valeu malta! Um bem haja e até para o ano!



Abraços

[quote=BrainStorm]Quanto à Con, não sei, mas aquela mesa do canto na sala 2… ui, é mitica, tanto sabado como domingo, como na edição da Con em 2010.



Para mim a Con é aquele canto.



[/quote]



Acho que aquele canto a que te referes é também da edição do HIS em 2011, não? Em 2010 terás estado também nessa mesa?

[quote=tmgd][quote=BrainStorm]Quanto à Con, não sei, mas aquela mesa do canto na sala 2… ui, é mitica, tanto sabado como domingo, como na edição da Con em 2010.



Para mim a Con é aquele canto.



[/quote]



Acho que aquele canto a que te referes é também da edição do HIS em 2011, não? Em 2010 terás estado também nessa mesa?[/quote]



Não houve edição de 2011, por isso mantenho o que disse :stuck_out_tongue:

[quote=BrainStorm]

Não houve edição de 2011, por isso mantenho o que disse :P[/quote]



Coff… coff… :slight_smile:





1ª LisboaCON - 2009 - https://www.abreojogo.com/2009/11/lisboacon_2009_21_e_22_de_novembro_informacoes_sobre_evento

2ª LisboaCON - 2010 - https://www.abreojogo.com/node/7951

3ª LisboaCON - 2011 - https://www.abreojogo.com/lisboacon2011

4ª LisboaCON - 2013 - https://www.abreojogo.com/lisboacon2013

[quote=tmgd]Em 2010 terás estado também nessa mesa?[/quote]



Aparentemente não




[quote=stormrover][quote=BrainStorm]

Não houve edição de 2011, por isso mantenho o que disse :P[/quote]



Coff… coff… :slight_smile:





1ª LisboaCON - 2009 - https://www.abreojogo.com/2009/11/lisboacon_2009_21_e_22_de_novembro_informacoes_sobre_evento

2ª LisboaCON - 2010 - https://www.abreojogo.com/node/7951

3ª LisboaCON - 2011 - https://www.abreojogo.com/lisboacon2011

4ª LisboaCON - 2013 - https://www.abreojogo.com/lisboacon2013[/quote]



Esquece… o rapaz está todo queimado fighting

Eh eh!

 

Pedro, lembro-me bem desse Taj Mahal que apelidaste de “belo”. Conseguiste um segundo lugar numa mesa cheia, onde eras o forasteiro, já que todos os outros são membros do GBGSetúbal; se bem que o único que já tinha jogado fora eu (há uns anos e já na “memória esquecida”), o que se notou no resultado final, pois guardara uma mão monocolor que fez toda a diferença.

 

Em meu nome, do Nuno Cruz, do Jorge Tomé e do André, um muito obrigado pela disponibilidade para explicar, gerir e jogares connosco essa obra de arte do mestre Knizia. Foi um dos melhores momentos da LisboaCon 2013…

Boas!

 

Como pai serei sempre suspeito, todavia, creio que o momento mais original desta LisboaCon foi a menina de 5 anos que venceu a eliminatória de um dos torneios oficiais, o de Minotauros, qualificou-se para a final e abalou a correr, ter com o pai à outra sala, dizendo que queria ir jogar ao Riff Raff.



Quando a senhora da organização (muito simpática e que foi atrás dela, num bonito gesto) lhe perguntou se não ia jogar a final, ela disse-lhe que não, que não queria jogar mais aquele jogo!

Ai como é bom ser criança; tanta despreocupação, tanto sonho, que quotidiano sem pressões nem interesses…

 

Seja como for: Parabéns filhota!!! Qualquer dia ganhas Catan ao pai…

 

Assim, não admira que alguém cante, “se eu voltasse atrás, por minha vontade, trocava alguns anos desta vida, por um só dia na tua idade…”

Nada a agradecer. Foi muito bom voltar a este jogo e a companhia foi do melhor.

Tenho alguma curiosidade em saber que jogos foram jogados e em que quantidades, para ter uma noção do que os não-gamers quiseram experimentar…

Depois logo será disponibilizado de uma forma mais bonita… (e provavelmente reconfirmado)

Foram 1266 partidas!



Ainda não fiz uma análise cuidada mas pareceu-me à primeira vista que os fillers foram realmente reis e senhores.



Jogos como o Terra Mystica, Robinson Crusue, Vinhos, CO2, Ora et Labora entre muitos outros nem foram às mesas. Houve no entanto lugar para 1817, A Game of Thrones, Age of Empires III, Clash of Cultures, Le Havre, Order of the Stick Adventure Game, Eclipse, etc…



Mais para o fim do mês conto fazer algumas estatisticas mais engraçadas.



O importante é que quem foi se tenha divertido e, em especial para os que apareceram pela primeira vez num dos nossos eventos, tenha ficado com vontade de regressar!

Realmente Ricardo é um momento interessante ao qual não assisti!



Quanto à Lisboa Con penso que estava bem organizada e funcional. Um ponto positivo para a iniciativa das Talks, que dão uma dimensão teórica à cena gaming, naquela que é a maior Con do país. No fundo, não há nada de contraditório, pois todos os geeks são teóricos: passamos mais tempo a analisar e discutir a dinâmica e o equilíbrio do jogo do que a jogá-lo!



Jogos muitos interessantes disponíveis em permanência: os de madeira lá do fundo e o riff raff, crokinole entre outros. São excelentes para abrir o apetite dos visitantes!



2 ludotecas (uma completa) e outra para fazer circular jogos eficazmente pelas mesas. Foi onde estive a maior parte do tempo e a maioria dos jogos ali requisitados não entram para a contagem do Tiago (pelo menos eu muitas vezes fiz ali umas requisições sem registo, para não deixar as pessoas à espera).



Gostei de ver o RPG bem representado e com muita afluência, pois também merecem crescer.



Gostei de ver as caras amigas, as pessoas que me cumprimentam e não sei quem são (provavelmente de outras Con's ou da última Lisboa Con). Gostei de ver caras desconhecidas a jogarem confortavelmente jogos pesados ou longos, pois é sinal que há muito boardgaming caseiro em Portugal, e que só saem para as Con's. Isso é bom, haja mercado e gente a divertir-se!



Foi um grande evento, e penso que estava mais assistido do que a anterior. Muita gente no sábado!

quote=Immaterial a maioria dos jogos ali requisitados não entram para a contagem do Tiago (…)[/quote]



Foi feito um registo "aproximado" da zona das explicações que já está incluida na listagem acima fornecida pelo Tiago



(assim como dos gigantes)

 Foi hoje dito na gravação de um programa da RTP Internacional que estiveram presentes aí uns 5000 participantes na LisboaCon.



 Este número confirma-se ou é ainda foi maior? devil



 Não foi ninguém da organização que referiu este número…