Lista atualizada de patrocínios para o RPGénesis 2011

Vê o anúncio do evento, o seu programa e o FAQ aqui.

Aqui serão mantidos os detalhes de cada patrocínio, listados por ordem alfabética do nome do patrocinador:

Ana Cláudia Silva

COPA Meu Pequeno Ponei
Como patrocinadora, sou completamente louca, e por isso vou pagar um almoço (ou um vale de 10$ no Drivethru RPG) a quem escrever um RPG sobre O Meu Pequeno Ponei (My Little Pony). E uma cópia impressa Limited Edition do meu RPG de RPGénesis 2010, Drama Gakuen, com sketch interior exclusivo, etc. etc. -- quando finalmente sair.

Waiter, There's a Spy In My Soup AWARD
Para TODOS os que escreverem RPGs sobre espionagem, vão receber uma cópia digital da aventura inicial\Starter Kit do jogo "Agents of S.W.I.N.G.": "The Art of P.A.I.N.", da Post-Mortem Studios.

I'd Tell You I Love You, But Then I'd Have to Kill You AWARD
Para o jogo sobre espionagem que eu gostar mais, ofereço também uma cópia digital do corebook "Agents of S.W.I.N.G." e da aventura "Snake Eyes" da Post-Mortem Studios. Sim, pode dar-me na tola e escolher mais que um vencedor para esta categoria.

DESAFIO Leque Vorpal +1
Para o melhor jogo que incorpore e dê destaque a conflitos sociais (ex. sedução, intimidação, etc.) -- na mecânica do jogo (em vez de só ter regras complexas para combate físico, como D&D), recebe uma copia digital do jogo "Houses of the Blooded" do John Wick, e uma cópia digital do livro "Play Dirty", também deste autor.
Muitos jogos têm extensas regras para combate físico, mas conflitos sociais geralmente são rapidamente resolvidos com um ou dois lançamentos de dados. Gostava de ver um sistema onde conflitos sociais fossem tão divertidos, complexos e excitantes como os combates físicos de D&D, etc. - e que pudessem ser centrais para a resolução dos plots.

MEDALHA Nunca Digas BANZAI!
Para o melhor jogo com uma temática japonesa (Samurais, anime, etc.),
uma cópia digital do livro do John Wick "Blood and Honour"

Cochise César

O jogo que mais me agradar pessoalmente (vou ter que ler todos) irá ganhar um exemplar de Malditos!, o RPG romântico do Camilo.

adiciono ao patrocínio anterior, genérico um específico.

O melhor RPG com o sonho como temática receberá um RPG destas lista

https://rpg.drivethrustuff.com/advanced_search_result.php?keywords=dream&manufacturers_id=&author=&artist=&pfrom=0.01&pto=10.00&x=0&y=0

https://rpg.drivethrustuff.com/advanced_search_result.php?keywords=dreaming&manufacturers_id=&author=&artist=&pfrom=0.01&pto=10.00&x=0&y=0

A lista, como podem ver é uma busca pelas palavras "dream" ou "dreaming" no DriveThurRPG com o preço entre um cent e dez dólares

João Mariano

Melhor "Jogo sub-16"
Como professor costumo abordar os meus alunos com a ideia dos jogos de RPG de mesa, na maioria das vezes na sua vertente mais pedagógica. Contudo acho que um jogo de RPG feito de raiz para jovens jogadores em que os próprios protagonistas partilham com estes não só a idade como também experiências de vida similares seria bastante produtivo para introduzir ainda mais novos jogadores. Comprometo-me assim a introduzir no plano de atividades extra-curriculares da escola onde vier a leccionar uma sessão de teste do RPG que melhor se adequar a este formato e a dar feedback ao seu autor.

Melhor "Controle do Destino"

Há uns tempos encontrei na RPG.net duas versões bastantes simplificadas do sistema FATE usado em jogos como Spirit of the Century e Dresden Files.

Acabei por traduzi-las e disponibilizá-las online retendo sempre a ideia de que seria interessante desenvolverem-se jogos de RPG em língua portuguesa recorrendo a estas traduções.

Temos o Fate Light: https://www.abreojogo.com/files/FATELightPT.doc

E o Fate Ultra-light: https://www.abreojogo.com/files/FateUltra-light.doc

Comprometo-me assim a atribuir um Gift Certificate de 10$ do DrivethruRPG ao autor do jogo mais interessante que seja exclusivamente baseado numa destas duas versões licença aberta do FATE 3.0

João Tiago Fernandes

Prémios "Melhor conjugação Cenário/Escrita/Sistema"

Comprometo-me a fazer um total de seis ilustrações para os jogos que achar merecedores, de acordo com a seguinte tabela:
1.º Prémio - 3 ilustrações
2.º Prémio - 2 ilustrações
3.º Prémio - 1 ilustração
Tentarei fazer refletir com essas ilustrações o setting (específico) e o mood (geral) dos jogos em questão.
Ficará ao critério dos autores premiados se pretendem utilizar essas ilustrações (ou não) nos seus jogos.

Na possibilidade de não chegar a atribuir um ou mais prémios, as ilustrações que lhe correspondessem acumularão em sentido ascendente - ou seja, se não houver 3.º prémio, a ilustração que lhe caberia (1) remete para o 2.º prémio (para um total de 3); mas se não houver 1.º prémio, as ilustrações que lhe caberiam (3) não serão distribuídas. Exceção será feita na existência de ex aequo.

Sinceramente, acho que o criterio vai ser o facto de me supreenderem - pela escrita, pelo conceito, pelo cenario; no fundo, por se destacar dos demais.

As ilustrações, até nota em contrário, deverão estar concluídas até final de Setembro. Os autores premiados receberão as imagens em grande formato (300 dpi) pelo yousendit, ao que posteriormente colocarei uma versão mais pequena no abreojogo.

Para ficarem com uma ideia do que poderão esperar, é dar uma olhada aqui.

Marcos Silva

Como patrocinador, recompensarei as criações que possuam as seguintes características:

O jogo que melhor incorporar elementos culturais de qualquer país de língua portuguesa.

O melhor jogo de temática Sci-Fi

Minha singela contribuição premiará cada jogo escolhido com:

$20 Gift Certificate da DriveThru RPG

O compromisso de que realizarei um playtest, divulgando minhas impressões no blog Pensotopia.

O compromisso de ter o autor do jogo em um bate-papo no podcast brasileiro, Café Imaginário.

Rafael Rocha

Melhor "RPG baseado no Busca Final"
A Secular Games se compromete a presentear com uma cópia do Violentina (quando este for lançado!) e dos Mamutes #1 e #2 para o melhor jogo que utilizar o sistema de regras do Busca Final, que se está aberto pela Creative Commons. Além dos nossos humildes prêmios, nos comprometemos a ler e resenhar o jogo na página da Secular Games.

Ricardo Tavares

Melhor "Jogo-Relâmpago"
Como mestre-jogo regular nos encontros mensais de roleplayers do Porto, todos os meses eu procuro RPGs para jogar cenários de uma só sessão nos quais qualquer pessoa possa entrar, mesmo que não tenha qualquer experiência, RPGs que sejam fáceis de preparar e não peçam muito tempo de sessão. Assim, comprometo-me a organizar uma sessão de teste em Setembro para o RPG que melhor se adequar a este formato e a dar feedback ao seu autor.

Melhor "Meta-Dragão"
O Dragão-Mestre ( https://dragaomestre.tumblr.com ) é um simples RPG numa folha A4 para um poderoso mestre-jogo e muitos jogadores. O seu sistema está disponível em licença aberta Creative Commons, ou seja, desde que a sua autoria seja atribuida a Ricardo Tavares, este sistema pode ser usado e alterado por qualquer pessoa para criar um RPG também gratuito e livremente licenciado. Assim, comprometo-me a premiar com um vale de 5$ da https://rpg.drivethrustuff.com/ o participante que criar a melhor adaptação das regras do Dragão-Mestre.

Melhor "RPG Do Outro Mundo"
Todos os RPGs são de outro mundo, mas alguns procuram mesmo quebrar as fronteiras das nossas expetativas propondo premissas e sistemas inesperados e estranhamente divertidos. Como autor do podcast Jogador-Sonhador ( https://jogadorsonhador.podbean.com/ ), eu procuro estar sempre atento a essas novidades. Assim, comprometo-me a oferecer um próximo episódio do Jogador-Sonhador ao autor do RPG que eu considerar mais criativo e inovador. O autor premiado fará parte deste episódio Do Outro Mundo e decidirá inteiramente o seu tema, convidados, formato, etc.

Sérgio Mascarenhas

Prémio "os jogos são para se jogar"

Ofereço a minha casa (acomodação e pequeno almoço) para um fim de semana de jogo intensivo em formato residencial da noite de 6ª feira ao almoço de Domingo!

Durante o fim de semana serão testados intensivamente os jogos vencedores e aqueles que os premiados quiserem de entre os participantes no RPGénesis 2011.
Limite dos residentes, 6* (sem contar comigo). Poderão participar nas sessões de jogo outros participantes no RPGénesis 2011 não residentes.**
A realizar a partir de Outubro em data a combinar.
Seleção dos vencedores:
Na semana de 21 a 27 os participantes e patrocinadores votam num (e só num) jogo que não pode ser aquele da sua criação. O voto é feito por email para mim (smascrns arroba gmail ponto como) e para o endereço do RPGénesis (rpg3nesis arroba gmail ponto com). Ganham os 6 designers mais votados. Se um ou mais destes não poderem usufruir do prémio, passa-se aos seguintes na lista.

* Serão distribuídos por dois quartos, em camas indiduais (beliches), 3 por quarto. Disporão de uma casa de banho comum.
** Sala com 2 espaços de jogo, cozinha com um terceiro. Total máximo de jogadores, 18.

Ainda se pode adicionar mais patrocínios? :wink:

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim

Ludonautas Podcast - Viajando, sem nos

Por acaso tenho andado a pensar nisso, em participar também como patrocinador e oferecer isto ao melhor clone de Exalted. :slight_smile:

(já agora, eu tenho isso em casa, e segundo sei é uma coisa terrivelmente esgotada e limitada)

es.

Acho que se o fizeres o Diogo é capaz de te fazer o clone só para completar a colecão de Exalted, sabias? :stuck_out_tongue:

Ah, e sabias que vão lançar um setting alternativo para Exalted? Foi anunciado na GenCon e tudo:

"Jun. 2012: (Ex) Shards of the Exalted Dream

Ever wanted to play a space opera game with an Exalted flair? Or a modern game with massive swords and crazy martial art stunts? Shards of the Exalted Dream offer a variety of settings and genres for use with the Exalted system, much like the “shards” first presented in World of Darkness: Mirrors."

Podes adicionar patrocínios, quantos quiseres, mesmo durante o evento.

https://www.abreojogo.com/files/rpgenia.jpg

Eu Escrevi Um RPG Numa Semana!

Melhor “Controle do Destino”

Há uns tempos encontrei na RPG.net duas versões bastantes simplificadas do sistema FATE usado em jogos como Spirit of the Century e Dresden Files.

Acabei por traduzi-las e disponibilizá-las online retendo sempre a ideia de que seria interessante desenvolverem-se jogos de RPG em língua portuguesa recorrendo a estas traduções.

Comprometo-me assim a atribuir um Gift Certificate de 10$ do DrivethruRPG ao autor do jogo mais interessante que seja exclusivamente baseado numa destas duas versões licença aberta do FATE 3.0

Ofereço a minha casa para um fim de semana de jogo intensivo em formato residencial da noite de 6ª feira ao almoço de Domingo!

Limite dos residentes, 6 (sem contar comigo).

Durante o fim de semana serão testados intensivamente os jogos vencedores e aqueles que os premiados quiserem de entre os participantes no RPGénesis 2011.

Epá, grande convite!

Mas isso é um patrocínio aos designers ou aos playtesters? :stuck_out_tongue:

Bem, além dos residentes podem ir lá jogar não residentes, é só questão de se fazer a distribuição do espaço da forma mais equilibrada.

Convém esclarecer, o prémio é alojamento e pequeno almoço! Não inclui as demais refeições.

E é a partir de Outubro, não antes porque não vou ter disponibilidade.

MEDALHA Nunca Digas BANZAI!

Para o melhor jogo com uma temática japonesa (Samurais, anime, etc.), uma cópia digital do livro do John Wick "Blood and Honour"

Bem, eis chegada a hora de anunciar os contemplados pelos patrocínios que anunciei para o RPGénesis 2011!

Vou transcrever de novo as propostas dos meus patrocínios para fácil referência:

'Melhor “Jogo sub-16”

Como professor costumo abordar os meus alunos com a ideia dos jogos de RPG de mesa, na maioria das vezes na sua vertente mais pedagógica. Contudo acho que um jogo de RPG feito de raiz para jovens jogadores em que os próprios protagonistas partilham com estes não só a idade como também experiências de vida similares seria bastante produtivo para introduzir ainda mais novos jogadores. Comprometo-me assim a introduzir no plano de atividades extra-curriculares da escola onde vier a leccionar uma sessão de teste do RPG que melhor se adequar a este formato e a dar feedback ao seu autor.
Melhor “Controle do Destino”
Comprometo-me assim a atribuir um Gift Certificate de 10$ do DrivethruRPG ao autor do jogo mais interessante que seja exclusivamente baseado numa destas duas versões licença aberta do FATE 3.0’

Lamentavelmente ninguém se decidiu por usar as versões “Light” e “Ultra-light” do sistema FATE portanto não irei oferecer o cheque-prenda de 10$ da DriveThruRPG ao Melhor “Controle do Destino”. Lá terei eu próprio que escrever o meu jogo de viagens do tempo através de memórias genéticas que usa o FATE Light para o próximo RPGénesis só para vos mostrar (ou não) as potencialidades desta versão do sistema. :stuck_out_tongue:

Mas nem tudo está perdido pois o jogo que eu considerei como sendo o Melhor “Jogo sub-16” foi o “Senryaku: A Arte da Guerra” da Ana Cláudia Silva!

O Senryaku (https://www.abreojogo.com/files/Senryaku%20RPG%20RPGénesis%20Edition.pdf) parece que foi feito de propósito para ganhar este patrocínio. O texto é escrito através da voz de duas revolucionárias adolescentes que lutam num hipotético futuro contra o controle opressivo de mega-corporações. Mas estas interlocutores falam diretamente com os leitores como se eles fossem outros jovens prestes a se juntarem a esta conspiração. A linguagem usa bastantes referências ora a experiências comuns do seu dia-a-dia ora a um certo calão da sua faixa etária ora à necessidade de marcarem a sua individualidade face à coletivização da sociedade de consumo que os condiciona numa analogia não muito distante do que se passa nos dias de hoje.

Por outro lado as regras, especialmente na secção de criação de personagem, fazem uma ponte de ligação com o modo como teoricamente os jogadores mais jovens apreendem, classificam e catalogam a perspetiva que têm do que os rodeia: a folha de personagem é quase uma mistura de redação escolar com teste de interesses da internet ou da psicóloga escolar, os lançamentos são equiparados a testes sumativos e usam conceitos matemáticos que lhes são conhecidos, os exemplos de conflitos são retirados de uma vivência mais despreocupada entre as duas inter-locutoras, os antagonistas são classificados quase como se fossem inimigos hierarquizados de um videojogo qualquer e tudo o mais.

E o universo de jogo e a história das suas mega-corporações nomeadas como Dragões? A Inteligência Artificial global “Gaia” que se torna a Mãe da Revolução e começa a transformar os protagonistas do conflito em algo perigosamente mais do que “normal”? Bastante apelativo tanto a jogadores novos como velhos como eu!

Contudo se há algo apontar é a falta do reforço de como os protagonistas podem fazer avançar a sua ideia extrema do “pensar globalmente, agir localmente”. Existe no texto de jogo uma boa estruturação narrativa (e em termos bastantes acessíveis até) do que serão as histórias a contar mas poucos exemplos concretos de missões ou agendas revolucionárias que irão ilustrá-las e preencher os espaços em branco da imaginação do grupo de jogo. De certo modo a descrição inicial do universo contribui para ter ideias quanto a este ponto pois indica os interesses de cada corporação mas se o faz é de maneira bastante indireta.

E também tenho que referir que o jogo parece dirigir-se bastante àquele grupo de jovens com grandes pretensões literárias, capazes de escrever biografias fictícias (mesmo que requeridas em amontoadas de partes pequenas e rápidas de escrever) bastante mais extensas do que as que os professores ou pais lhes pediriam em uma qualquer situação. Ainda bem que “sub-16” era apenas uma referência e não uma exigência pois não sei existirão muitas pessoas de dezasseis anos (além talvez da Ana quando era mais nova, eh eh) com essa apetência. :slight_smile:

Por outro lado a minha escolha foi bastante fácil pois, além do “Jardim de Infância” do Daniel Paes Cuter (https://groups.google.com/group/rpg3nesis/attach/3f3d77f86b6b27e0/Jardim+da+Infância+RPG.pdf?part=4&authuser=0), que inicialmente pensei que fosse focado nas crianças como jogadores e que reunia o mínimo de palavras necessários para a admissão, não foi levado à consideração mais nenhum RPG passível de ser premiado por este patrocínio.

Por isso parabéns desde já a todos e em especial à Ana!

Tal como diz no patrocinío espero introduzir então o Senryaku no meu currículo escolar deste ano, provavelmente através de alguma oficina de escrita que conduza depois à atividade de se jogar roleplay. :slight_smile: Será que esta agenda ativista será do agrado dos meus alunos ou demasiado polémica para o Conselho Pedagógico? Eu depois informo-vos. :wink:

Ludonautas Podcast - Viajando, sem nos movermos, pelos mundos do RPG

Parabéns aos vencedores!

es.

Já mandei mensagem mas acrescento aqui:

Era útil haver aqui e na página anúncio do RPGénesis uma lista dos jogos participantes, com o nome do autor e o local onde está (o Brasil e a Baixa da Banheira não ficam exatamente à distância de uma estação de metro...).

Tenho um interesse pessoal nisso (controlar quem é elegível para o meu prémio "os jogos são para se jogar") mas é também útil para memória futura.

Alguém tem uma tal lista que possa incluir aqui? Antecipadamente agradecido.

Recordo que o prémio por mim patrocinado é o seguinte:

Ofereço a minha casa (acomodação e pequeno almoço) para um fim de semana de jogo intensivo em formato residencial da noite de 6ª feira ao almoço de Domingo!

Limite dos residentes, 6* (sem contar comigo). Poderão participar nas sessões de jogo outros participantes no RPGénesis 2011 não residentes.**
A realizar a partir de Outubro em data a combinar.
Seleção dos vencedores:
Na semana de 21 a 27 os participantes e patrocinadores votam num (e só num) jogo que não pode ser aquele da sua criação. O voto é feito por email para mim (smascrns arroba gmail ponto como) e para o endereço do RPGénesis (rpg3nesis arroba gmail ponto com). Ganham os 6 designers mais votados. Se um ou mais destes não poderem usufruir do prémio, passa-se aos seguintes na lista.

* Serão distribuídos por dois quartos, em camas indiduais (beliches), 3 por quarto. Disporão de uma casa de banho comum.
** Sala com 2 espaços de jogo, cozinha com um terceiro. Total máximo de jogadores, 18.

Ora bem, o Ricardo deu-se ao trabalho de me pôr em dia e sucede que houve sete participantes lusoeuropeus: eu, o Ricardo, o Rui, o João, a Ana, o Diogo e o Nuno.

Parece-me que se torna redundante qualquer votação para atribuir o prémio, eu mais seis dá sete, o número de residências. A não ser que hajam concorrentes de além Atlântico dispostos a vir a Lisboa para usufruírem da residência mas, nesse caso, basta virem, com ou sem prémio!

Conclusão:

O prémio é atribuído a todos os participantes residentes no hemisfério norte na costa oriental do oceano; os participantes originários de outras paragens que possam vir até Lisboa, serão acolhidos, com ou sem prémio.

Como a concretização do prémio é só para Outubro, oportunamente veremos qual é a data consensual, mas vão-me já dizendo se querem e quando querem marcar o fim de semana RPGénesis, desde que não seja o primeiro fim de semana do mês pois esse não posso eu.

Sérgio

PS Uma questão adicional, só há uma premiada, o que poderia gerar problemas de partilhas de espaço. Nada que verdadeiros aventureiros não consigam resolver.

A premiada cresceu só com primos machos e foi muita vez acampar com eles. Isto para não falar das vezes que ia para Lx para os torneios de L5r e ficava a dormir em casa de amigos. Desde que tenha uma casa de banho onde me possa mudar, não me importo de partilhar cama com rapazes, raparigas, cães, gatos e piriquitos.

Esqueci-me da gata (o que já faz duas raparigas).