Ora pois bem, decidir dar o pontapé de saída para todos os interessantes em Wuxia, com uma pequena compilação de roleplays que servem para simular este género. Incluo apenas sistemas cujo propósito inicial dos autores é mesmo wuxia, por isso não conto com sistemas universais, tipo GURPS ou Hero System que podem ser adaptados ao género:
Swords of the Middle Kingdom - out of print, ainda só o comecei a ler (obrigado, Zé, por mo teres emprestado). O sistema chama-se Cinemaction e, de facto, pareceu-me muito cinemático. Permite todo o tipo de acções (que chamam stunts) mais ou menos espectaculares. Não posso aprofundar mais porque ainda não li mas o setting é baseado na China do Séc. 11 em diante, embora seja um setting "inventado".
Weapons of the Gods - Adapta um comic muito popular na China com o mesmo nome. durante o período conhecido como Os 16 Reinos, no séc. 4. De facto, aqui vê-se de tudo e mais um par de botas como se costuma dizer. O estilo de combates é próximo de Storm Riders ou, para um filme mais acessível, do Kung-fu Zão. Tem a grande desvantagem, pelo menos para o meu grupo, de ser um sistema um bocado retorcido, com muitas contas e regras. No entanto, tem pérolas lá dentro: a manipulação dos lançamentos com o Rio ou as Artes Secretas que permitem manipular Paixões e Emoções.
Qin, Os Estados Guerreiros - Estou actualmente a jogar este. O setting é os estados guerreiros antes da unificação da China (séc 3 AC) e é, na minha perspectiva, o que mais se aproxima de filmes como Herói, O Tigre e o Dragão, etc. Nada de coisas muuuuuito fantasiosas, embora wuxia seja, por definição fantasia. Mas aqui refiro-me a lançar bolas de fogo pelas mãos ou rebentar montanhas como acontece no WotG.
Hong Kong Action Theater - Embora não seja um roleplay inteiramente dedicado a wuxia, incluo-o porque simula o cinema de acção de Hong Kong e um dos suplementos é totalmente dedicado a wuxia: Blue Dragon, White Tiger. Aqui, para alguns, a desvantagem é que interpretamos personagens que são actores que interpretam personagens de filmes. Ou seja, cada aventura é um filme e as personagens encarnam as personagens de um filme. Pode ser confuso ou mesmo anti-imersivo para alguns, mas tem lá o género wuxia. Ainda não li por isso não me posso pronunciar.
Dragonfist (D20) - Mais um roleplay que pega na China real e a adapta a um setting fictício. Pessoalmente, gosto de roleplays wuxia baseados em factos, eventos ou mesmo elementos da China real, embora possam ter fantasias lá pelo meio. Sendo sistema D20, que é um sistema do qual não gosto, é uma desvantagem. Dividir as personagens em classes, com prestige classes, feats, etc. a la D&D soa-me a D&D wuxia e não a wuxia a sério.
Wuxia RPG - É verdade, um sistema chamado Wuxia. Não o li. Mas sei que o PDF é acessível.
Feng Shui - Apesar de ser uma adaptação dos filmes de acção de Hong Kong, desde John Woo a Tsui Hark, o setting divide-se em quatro linhas temporais: o presente, o futuro, e dois passados (um no séc. 19 e outro no ano 69 DC). As personagens podem viajar no tempo e por isso é incluo este sistema aqui. As eras passadas são terreno fértil para histórias wuxia ou filmes de acção de artes marciais com a fantasia a atingir os níveis de Weapons of the Gods. O sistema é muito flexível e heróico, desde entrar pelo palácio do Imperador e bater em centenas de mooks, passando por incríveis combates de artes-marciais, Feng Shui é o gozo total.
A ver se nos próximos dias expando um bocado mais cada entrada. Provavelmente ainda existem outros dos quais me esqueci. Se alguém conhecer algum, está à vontade para o adicionar a esta lista.