Live Action - Quinta da Regaleira (Sintra)

Acabou de sair uma matéria sobre Live Action na revista Mega Jogos.
Particularmente eu acho o LARP um bocado limitativo pois é muito difícil conseguir transpassar a barreira do visual para o imaginário: ver ao vivo um colega interpretar um orco inimigo é muito diferente de ouvir o mestre interpretar e descrever na mesa este mesmo orco.
Na maioria das vezes esta consonância entre o jogo e aquilo que se vê acaba por não existir o que torna uma experiência de Live Action brochante.
Isto sem entrar na problemática das regras. É simplesmente uma loucura fazer com que um outro jogador entenda que ele não pode mudar sua conversa quando você chega perto dele usando um poder de ocultamento a nível máximo pela simples razão que ele não sabe que você está ali.
Entretanto, sem fugir do tema principal, vou concentrar-me no âmbito visual do LARP que é conseguir encontrar um cenário que condiga com aquilo que o mestre e os jogadores imaginam da história a ser contada.
Este sábado estive em Sintra na Quinta da Regaleira. Há uns oito anos que vivo aqui em Portugal e nunca tinha ouvido falar neste lugar. Que infâmia! A Quinta da Regaleira é um dos locais mais RPGísticos que eu já vi na minha vida e uma lugar simplesmente perfeito para uma aventura de Live Action.
Para começar o valor da entrada é muitíssimo baixo: apenas 1,60€ para quem tem cartão jovem por um dia de diversão em pleno. A quinta em si é muito ligada à Maçonaria e a ramificações iniciáticas. Aqui [url]https://www.maconaria.net/regaleira.shtml[/url] um link maçónico com diversas informações sobre a quinta.
Logo na entrada nos deparamos com um belíssimo castelo à la medieval com algumas salas abertas ao público. O palácio é muito giro como se pode ver na foto abaixo e já daí se começa a aventura.

Ao lado do palácio uma belíssima igreja com uma cave aberta ao público dará de certeza o que falar a nosso jogadores de plantão. Veja a imagem a baixo

Fora isso a quinta, que é enorme, possui diversas contrucções em estilo medieval espalhados por sua área que podem ser grandemente explorada por jogadores aflitos

Agora, se juntarmos tudo isso ao facto da quinta ter uma enorme gruta a passar por debaixo de seu terreno que não é quase iluminada e temo que percorrer quase as escuras, once certamente encontraremos orcos, goblins, kobolds e até mesmo, quem sabe, um beholder, vocês já entenderiam por que eu digo que o local é altamente RPGístico.


Vista de um lago que fica em uma das saídas da enorme gruta da quinta.

Mas ainda não terminou.

As duas imagens acima pertencem aos poços iniciáticos da quinta, poços que descem chão adentro e ligam-se à caverna. Os poços eram utilizados para cerimónias iniciáticas e é simplesmente fora do normal. De fazer cair o queixo de qualquer um que jogue RPG ou goste de fantasia.

Querem mais incentivos para um Live Action?!?!? Então lembrem-se que no fim podem todos ir comer uns travisseirinhos na Periquita que acabam-se logo os argumentos.

Nem que seja apenas para visitar vale a pena ver a Quinta da Regaleira.

Deixo aqui os contactos:

Rua Barbosa du Bocage, 2710-567 Sintra
Opening hours: 10.00 - 17.30
Last entry: 17.00
Closed Teusdays
Admission (Palace and Gardens): 4 €
Youth Card Holders: 1.60 €
Guided visits with advance booking
Tel: 21 910 6650

Já n vou lá desde puto, e qd fui lá fui com outros olhos (do tipo, n tenho aulas neste dia, e vou aproveitar pra correr e saltar que nem um doido antes de ir para casa).

Ver se tiro um tempinho ao fds para ir redescobrir Sintra, que sempre achei um bom sitio para se fazer uma sessão, à noitinha, com um bom grupo de amigos, acompanhado com um vinho da quinta do couto reserva.