Lobby

Este é um jogo de tabuleiro para 2 a 4 jogadores com a duração aproximada de 40 minutos.

Cada jogador é o presidente de um partido em busca de dinheiro e poder para se tornar o mais influente. Para isso, movimenta os seus próprios políticos ao longo de vários mandatos e tenta controlar inocentes cidadãos para ajudar o seu partido e prejudicar os outros.

O jogo utiliza um tabuleiro 8x8, o lobby onde os dois tipos de peças - políticos e cidadãos - são movidos à vez por cada jogador. A estratégia resume-se essencialmente a usar os políticos para ganhar o máximo de dinheiro possível e manipular os cidadãos para manter os nossos políticos agarrados ao poder e para arrumar os políticos adversários para fora do tabuleiro.

Nesta altura, tenho pronto um novo protótipo para playtesting, depois de já ter feito uns primeiros jogos com o Mallgur, a Cat Balou e o Snowman. Neste tópico, irei actualizando as regras - com o respectivo feedback de quem quiser experimentar o jogo - até chegarmos a uma versão definitiva.

Próxima 5ª feira aparece no encontro... e já se testa.

Fiquei curioso no dia em que estiveram a experimentar, embora também eu estava num playtest da piramide...

No 6º Encontro Mensal de Boardgamers do Porto, tive a oportunidade de experimentar a última versão do jogo com o albinscott, a Cristy e a Femme Fatale, Lobby ganho pelo albinscott com o Partido Verde. Agradeço a todos a disponibilidade para experimentarem um jogo que ainda está feito num modesto tabuleiro pequeno com números trocados e peças pequeninas montadas a partir do Trivial e do Monopólio.

Correspondendo ás minhas expectativas, o jogo funcionou bem a quatro jogadores (será talvez o número ideal?) evoluindo sempre de forma inesperada consoante as decisões de cada um. O jogo é naturalmente simples, mas a escolha de nos ajudarmos a nós próprios ou prejudicar os outros é difícil e determinante.

Com uma duração aproximada de 45 minutos (incluindo explicar as regras), acho que, pelo menos a 4, não há de momento nada a alterar, o teste foi positivo. Apesar de eu achar que o tema está forte, poderão haver algumas melhorias a fazer para tornar o jogo aparentemente menos abstracto. Isto também poderá depender de uma melhor apresentação dos componentes, mas vou pensar na hipótese de acrescentar alguma coisa.

Devo reimprimir em breve um novo tabuleiro como protótipo e estou a considerar que alterações se podem fazer ao jogo para o tornar melhor. Julgo que ele já está jogável assim como está, mas julgo também que lhe falta qualquer coisa (para além de melhores componentes). Duas mudanças que estou a considerar experimentar são:

  • Medir o dinheiro não através de um tabuleiro mas mesmo com marcadores/cartões de forma a, não só tornar a contagem dos pontos mais rápida, mas eventualmente permitir aos jogadores subornarem-se uns aos outros para fazerem ou não esta ou aquela jogada.
  • Em vez de os cidadãos/políticos simplesmente não se poderem mover para o lugar de outros cidadãos/políticos, permitir que as peças do mesmo tipo se empurrem ao longo do tabuleiro (sem, no entanto, poder mover alguém para fora dele).

Estou a pensar neste tipo de mudanças, pois acho que o tema não está a ser totalmente aproveitado a nível da contagem dos pontos e porque, em certos jogos, as movimentações no tabuleiro podem tornar-se entediantes. Alguma coisa nas regras tem de mudar.

Se fores leva isso para a LeiriaCon...

Fiquei curioso com o jogo.

Há possibilidade de ver imagens do protótipo e mais importante ainda a possibilidade de testar isso pelo pessoal de Coimbra?

www.clubotaku.org | www.drkartoon.com

[quote=T3tsuo]Há possibilidade de ver imagens do protótipo e mais importante ainda a possibilidade de testar isso pelo pessoal de Coimbra?[/quote]Vou refazer o tabuleiro e depois ponho aqui o ficheiro para impressão. As peças que eu tenho foram feitas a partir de queijos de trivial pursuit e casinhas do monopólio :)

Está bem. Se precisares de alguma ajuda gráfica é só dizeres :)

www.clubotaku.org | www.drkartoon.com

Já joguei e achei piada ao jogo! Laughing

Quando der tambem gostava de jogar...

Embora agora ande mais a tentar aprender a jogar os jogos que comprei.

Vê lá se estás com o Rick aí no Porto e depois quando vieres a Coimbra trazes para o pessoal experimentar :)

www.clubotaku.org | www.drkartoon.com