LOTARIA IMPERIAL

Como sabem a LeiriaCon custa dinheiro. Como devem também saber, esse dinheiro é, completamente, suportado pelos membros do Spiel Portugal. Também saberão que, uma vez mais e sem surpresa, a LeiriaCon de 2009 deu prejuízo. É normal. Cerca de 1000 euros de despesa com pouco mais de umas t-shirts e umas rifas vendidas, não são ultrapassáveis.

A organização da LeiriaCon irá continuar a realizar esta convenção não pedindo, a nenhum de vós coisa alguma que não seja realizável. Por isso insistimos nas t-shirts ou nas rifas. Desta vez estamos para falar de Imperial. Vamos sortear uma das cópias em português que Mac Gerdts, gentilmente, cedeu à organização.

Quem estiver interessado deve enviar um mail para mim ([email protected]) ou falar com alguém do spiel portugal (Paulo Inácio, Costa, Nuno ou Carlos) e comprar rifas.

Cada rifa custa 1 euro. Os dados estão lançados, contamos com a vossa cooperação.

PS

Eu nem gosto assim tanto de Imperial, no entanto como não é essa a questão, vou com certeza adquirir umas rifas para dar a minha pequena contribuição.

Também me pus a pensar como é que seria o balanço dos gastos da convenção... mas depois parei. Às vezes preciso de um abre-olhos para me pôr a pensar a sério nisso, se não pedem, deviam pedir. Manda lá o moço de recados (A.K.A. Brainstorm) trazer uma t-shirt Iplay cá para Lx, junto com algumas rifas, já ajuda.

Realmente ajudar com algumas rifas não custa nada!

Coloca aqui um NIB disponivel ou manda-me por email um que eu tb quero ajudar...

Abraço,

PTadeu

eu quero 5 rifas. Soledade transfiro para a conta que me deste para reservar o quarto?

Não não sabem. É ser tuga ser assim. Está-nos nos genes. Se é à borla e outros arcam com as despesas porreiro!!

Esse é o grande defeito que tenho a apontar à organização da Leiria CON. Vocês sabem de antemão o valor que vai ser necessário, mais 100 ou menos 100. Então porque é que de antemão não indicam isso? Penso que uma das razões porque as rifas e as T-Shirts não sairam como deviam de sair foi exactamente essa. Se antes se tivesse divulgado a questão agora colocada aqui na boca do mundo, e que muitos vao comentar: epah!! Como é possivel?

Façam as contas: tudo bem que cada um pagou a sua refeição e quem lá dormiu pagou o seu quarto, para 1 ou 2 noites, mas nisso fica a coisa ela por ela. A adicionar a isto (e falo eu que não estou por dentro dos pormenores da organização, eles poderão dizer se efectivamente estou longe ou perto nisto) temos as prateleiras, o combustivel dos dias anteriores a levantar material e entregar, ir buscar autores e leva-los, viagens de avião e estadias.

Pergunto-me a mim proprio se existe efectivamente necessidade de estarem a pagar aos autores para eles virem, quais estrelas de música? Será que não haverá autores interessados em conhecer este nosso cantinho da europa e que cá venham mesmo que não lhes paguem as viagens?

Ou caso essses autores não estejam, será que a participação será menor? Será que os fanboys só aparecem na LeiriaCON para beijar os pés aos deuses, receberem os autógrafos, e que todo o restante convivio lhes é indiferente?

Não devemos ter pruridos em referir as dificuldades que um evento destes acarreta, até para que o mesmo continue e se possivel melhorar. Julgo que todos temos um pouco essa responsabilidade. Contem comigo.

abraço

é irritação por o pessoal que organiza o LeiriaCON não terem feito na altura do evento mais dinheiro para culmatar os custos, para poderem continuar a organizar um evento de alto nível como este é.

É comichão sim, com o pessoal que, talvez por não o saberem, não contribuiram logo na altura, no momento. Daí dizer que é culpa da organização que não fez passar a mensagem antes do evento.

E não, não vou comprar rifas que já comprei na altura, e não, não vou comprar T-Shirts que já tb comprei na altura!!! Por isso não me sinto em falta. Estão sim em falta todos quantos podem contribuir um bocadinho (4 ou 5 euros numa rifa não custa nada, ou mesmo uma T-Shirt) e que ainda não o fizeram!! Por isso cheguem-se à frente e ajudem a fazer uma LeiriaCON 2010 ainda melhor do que foi esta!!

Acho que se são convidados a cordialidade mínima é pagar-lhes as despesas.

Sinceramente iria ao LeiriaCon quer fossem lá autores ou não (até porque o ùnico contacto que tive foram 2 minutos com o Gerdts a pedir um autógrafo num jogo), mas que dá outro brilho à coisa dá.

Concordo que os custos podiam ser divididos e que podia haver uma entrada paga. Não sei quantas pessoas apareceram no total, mas vá que fossem uns 150 marmanjos a pagar 5 euros de entrada, já eram 750€. O custo da entrada podia era assustar pessoas "novas". E estou claramente a falar daquela pessoa que sabe que há o evento X e vai lá passar só para ver, não estou obviamente a falar de alguém que esteja a planear ficar lá 2 dias porque para essa pessoa os 5 euros não são nada comparado ao resto dos gastos. E será que a família e amigos que foram mais por arrasto para ver "como é" também pagariam essa taxa de entrada?

Acho que o grande problema em chegar em chegar ao "even point" é mesmo a falta de massa crítica. O hobby ainda é pequeno e a aderência maior acaba por ser daqueles grupos que gostam mesmo disto e que acabam por ir aonde fôr preciso para jogar e conviver mesmo que o possam fazer em casa no conforto do lar.

poderíamos ter dito algo durante a Convenção. Mas a ideia é deixar que cada um perceba por si. Quando isso não chega, então, cá estamos nós para avisar em voz alta. Mas se ajudarem agora, não se perde nada, pelo contrário.

Pombeiro, não consegues ter a visibilidade que já tivemos sem os designers. mesmo que seja só para a foto ou para o protótipo, a coisa resulta assim. Para o estrangeiro, uma foto de um mapa novo do Gerdts vale muito mais que uma convenção de 150 pessoas (a não ser que eu publique uma foto da minha mulher a jogar Keltis! :)).

Quanto aos que querem comprar rifas ou t-shirts, falem com o carlos ou o Inácio em Lx (os que são de Lisboa).

Os outros, Tadeu e Mike incluídos podem enviar-me um mail a dizer quantas rifas querem e eu recebo por transferência bancária.

Agora, é verdade que a LeiriaCon 2010 precisa de mais apoio. Mas chegamos lá. Juntos!

Abraços

PS

"hay que endurecer, pero sin perder la ternura jamas!"

Ernesto 'Che' Guevara 1928 - 1967

desses convidados?

desculpa lá mas fora os 200 caramelos que somos, quem fora deste grupo sabem quem é ou lhe interessa que seja ou deixe de ser o Martin Wallace ou o Mac Gerts? Ou por eles estarem lá, aparecem quem não anda efectivamente por aqui? Levei a minha sobrinha e uma amiga, que não sabem quem os senhores eram e isso nem as aqueceu nem as arrefeceu, na decisão de irem. E adoraram o convenção!! Pergunta aos primos do Costa que lá estiveram, se iam ou deixavam de ir se os ditos senhores lá estivessem ou não? E todos qts levaram gente que não conhecia este “mundo”, de certeza que não foram esses nomes que os levaram a estar presentes.

Basicamente ia responder o que o soledade disse. Se queremos visibilidade, inclusive visibilidade internacional é um bom atalho. Porque um evento destes não é só a oportunidade de juntar todos os jogadores a nível nacional mas sim uma oportunidade para mostrarmos aos outros que estamos aqui e que estamos a tentar fazer algo para "espalhar a palavra".

Obviamente isso é mais relevante para uns do que para outros. Assim como alguns autores são mais relevantes para algumas pessoas do que outros. Talvez um dia devido à visibilidade que a LeiriaCon venha a ter sejam os meus autores favoritos.

Continuo a dizer que da minha parte ajudo como puder e está na consciência (e nas mãos) de cada um fazer o mesmo.

Mostrem-me um blog, recorte de jornal etc, dentro da comunidade internacional em que se tenha falado que o Wallace ou o Gerts estiveram numa convenção em Portugal?

E mesmo assim no que é que isso contribuiu para aumentar o número de participantes nacionalmente?

Compreendo perfeitamente que se tente ter visibilidade internacional, querer mostrar à Europa que também temos uma boa comunidade e que se organiza, e cria bons eventos... Mas concordo também com o Pombeiro? Essa visibilidade internacional vai ajudar a recuperar o investimento?

A respeito de media, cá vai uma shor list daquilo que se falou antes ou depois da Convenção:

https://diario.iol.pt/sociedade/jogos-nazare-monopolio-lazer-iol-ultimas-noticias/1035708-4071.html

https://bga.lefora.com/2009/01/07/mac-gerdts-and-martin-wallace-guest-star-at-leiria/page1/

https://www.mister-wong.de/users/256586252/

https://www.regiaodeleiria.pt/?lop=conteudo&op=621bf66ddb7c962aa0d22ac97d69b793&id=29d9c8ded48d1dc9f2847aeed873fb6c&drops[drop_edicao]=490

https://www.regiaodeleiria.pt/?lop=conteudo&op=621bf66ddb7c962aa0d22ac97d69b793&id=b3c7175b68ecbbd22c54645e3c9b4d64&drops[drop_edicao]=489

Algumas rádios também falaram do evento (RFM está provado).

O BGN também, claro.

Difícil é dizer se vieram ou viriam mais pessoas por causa de designers. provavelmente sim, provavelmente não. é indiferente. Nós achamos que eles devem vir, independentemente de isso se tornar, financeiramente, mais difícil. Andar de cavalo para burro, nesta altura, não faz sentido, na nossa perspectiva.

Percebo que podemos estar a gerir mal os nossos recursos mas continuaremos a fazer assim, apesar disso.

Abraço

PS

"hay que endurecer, pero sin perder la ternura jamas!"

Ernesto 'Che' Guevara 1928 - 1967

Percebo o ponto de vista do Pombeiro sobre evidenciar os custos da organização de um evento como o Leiria Con durante ou mesmo antes do próprio evento.

Mas sejamos pragmáticos, ninguém é burro ao ponto de pensar que o evento dá lucro, ou sequer que foi feito para tal. Todos os que lá estiveram conseguem perfeitamente imaginar o tipo de despesas que tal iniciativa acarreta e se não compraram pelo menos uma tshirt deveriam tê-lo feito.

Ora se não dá lucro e mesmo o break even é uma miragem, o Leiria Con só pode sair caro aos bolsos de quem o organiza, sem dúvida por gosto aos jogos e porque fazem gosto em bem receber.

Eu comprei uma tshirt como já havia comprado no ano passado. Comprarei rifas para o Imperial também.

Concordo com o Paulo sobre a notoriedade que trazem ao evento pessoas como o Mac Gertz e o Martin Wallace. Por ter a minha foto no geek a jogar God’s Playground com eles, (vénia ao Paulo), tenho sido literalmente inundado com geekmail de geeks de todo o mundo curiosos sobre a convenção, sobre os protótipos jogados e até sobre os designers.

Penso que uma boa ideia para o Leiria Con 2010 seria encontrar um meio termo entre não exigir nada a quem comparece e cobrar entradas para o evento.

Exemplo:

Cada pessoa que quisesse estar no Leiria Com 2010 teria de pagar uma espécie de bilhete, digamos por exemplo 20€. Pagando esse valor teriam acesso ao evento, receberiam uma tshirt e um x número de rifas para um qualquer sorteio.

É só uma ideia, a coisa pode fazer-se de N maneiras diferentes.

Uma vez mais parabéns á malta de Leiria por um excelente evento.

PS: Ah e mesmo que não levem designers famosos podem sempre contar com a presença da malta de Oeiras. Atrevendo-me a falar em nome deles, nós fomos aí por vocês e não pelo Gertz ou pelo Wallace… eles foram apenas um bom extra.

Pessoal, vamos lá com calma. As coisas acabam sempre por se compor. Claro que organizar uma coisa destas dá trabalho... e isso meus amigos custa-me mais que o dinheiro todo. O dinheiro, claro está, tb é importante, mas quando nós dissemos que iámos fazer isto já sabiamos que não iriamos ficar ricos com a coisa.

Para mim, e acho que para os restantes amigos da organização, basta ver as fotos, onde se vê sempre muita gente a sorrir, isso é mais que suficiente para que o nosso trabalho e tb o dinheiro que temos que colocar do bolso, seja recompensado.

O que eu quero é que o pessoal venha a Leiria, jogue, divirta-se e comunique, faça mais amigos e companheiros de jogo, que no fundo é para isso que a LeiriaCon serve. Claro que se com um pequeno contributo de todos podermos minimizar as nossas despesas e a quantia com que cada um de nós terá que entrar, tanto melhor.

Acho que comprar uma (ou várias Laughing) rifas para ter uma versão exclusiva do Imperial é uma forma não só de ajudar, mas como uma possibilidade de ganharem algo que até é bem valioso, e isso não custa muito.

Cobrar para entrar na Con, "obrigar" o pessoal a comprar umas rifas ou t-shirts, nisso eu sou totalmente contra. Assim que isso seja feito, eu serei o primeiro a sair.

Uma das coisas sobre as quais ouvi mais criticas negativas foi o facto de fecharmos para almoço e jantar... mas como eu disse acima, para nós o convivio entre os participantes é o mais importante... e nada melhor que falar de jogos e outros assuntos que à mesa com um grupo de desconhecidos. esse para mim é o Espirito da LeiriaCon.

Agora, e voltanto ao assunto... muita pena tenho eu de não poder comprar rifas. Ainda entrava com mais dinheiro Wink

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Peço desculpa, mas sou um gajo pobre, e não tenho imagens na assinatura!!!

eu só me dei conta da verdadeira proporção dos custos da Con depois de umas conversas sobre quanto custava trazer os designers. E realmente deixou-me a pensar nisso, como é "corajoso" estarem dispostos a cobrir isso se as receitas não chegarem. Mas podem realmente fazer mais durante a Con para aumentar receitas, e a "awareness" dos participantes durante o evento é essencial. Talvez ao dar o badge dar um folheto a explicar a organização e tipos de custos envolvidos. E o que o participante recebe ao participar na Con e de que formas pode ajudar a organização. Eu não tive dúvidas em comprar a tshirt e umas rifas depois de ter pensado no assunto do dinheiro, mas houve quem não comprasse porque nem chegou a pensar bem nessa situação, e o tempo voa quando se joga e sai-se a correr qdo temos que ir embora, e olha, afinal acabei por não comprar nada.

E podiam dar muito mais destaque às tshirts e às rifas...tavam algo escondidas.

cheguem-se à frente e ajudem a fazer uma LeiriaCON 2010 ainda melhor do que foi esta!!