Made in Portugal

Boa tarde gamers,

Sou novo aqui no site AOJ, mas levo uns anos intermitentes em fóruns franceses. Sou criador de 2 jogos (Rainbow e Gargalhadas). O primeiro tem 4 anos de maturação e testes, pelo que é considerado um «jogo a sério». Sou professor e tenho testado o jogo junto de um público mais "jovem" (15-18), e este tem tido total aceitação e... incentivo para o produzir! Até registei os direitos de autor, questão de descontrair mentalmente (...)

Há 3 anos até fui apresentar o jogo à Majora, mas sem sucesso (estava nos primórdios, faltava simplicidade ao jogo e as regras tinham uma redacção muito complexa). No entanto, apesar de não ser o jogo mais simples do mundo, logo após a 1.ª partida torna-se intuitivo, trazendo picos de tensão bastante elevados, e com a vantagem de não ter momentos mortos. É um jogo de cartas mas que se transforma em tabuleiro! Tem óptimo conceito comercial, número de cartas também enquadrado no mercado (108 cartas). Não vive de histórias promocionais como os que abundam no mundo dos jogos (ex: coisas de zombies para impressionar!), o jogo vale pelos seus mecanismos originais e bem interligados. Claro que tenho muita confiança no produto, porque afinal sou o "pai", mas sobretudo o que me move é a reacção das pessoas que o jogam e jogaram (mais de 50 pessoas já jogaram nele e não tive más impressões :D) Falta-lhe um design profissional e uma reestruturação na escrita das regras. Farei isso asim que tenha mais tempo.

O outro jogo está em confecção, com um protótipo menos agradável à vista, só para testar os mecanismos. É um jogo de palavras original, com objectivos muito diferentes dos vulgares jogos de palavras (ainda que com algumas semelhanças, tais como peças com letras, mas diferentes também). Tem 1 ano e meio ainda, pelo que ainda tem de ser testado muitas vezes mais para possíveis acertos.

Há 4 anos que ando de volta disto e são já (certamente) muitas centenas de horas de trabalho e diversão. É a minha paixão!

Descobri este fórum há pouco tempo - a ver se conheço mais criadores para trocar ideias Thumbs Up

[Não há homens mais inteligentes FELIZES do que aqueles que são capazes de inventar jogos. É aí que o seu espírito se manifesta mais livremente. Leibniz]

Gostaria muito, caso venhas à RiaCon, de experimentar o Vinícola.

Caso pretendas levá-lo à RiaCon, claro.

Estou muito curioso, até porque tem mecânicas que muito me agradam como a colecção de recursos e um mercado especulativo.

Últimas jogatinas...

Oi Dugy,

Em Aveiro existem sempre novos gamers que ainda não o jogaram e possivelmente quererão experimentar por isso levo o jogo certamente. Mas em relação a isso só consigo confirmar para a semana.

Fico contente por encontrar parceiros que o queiram experimentar. Como não é um jogo curto e simples, torna-se complicado coloca-lo na mesa com a frequência que gostaria.

Em relação ás mecânicas, o Vinícola não tem um mercado especulativo como o power grid ou a planet steam, tem sim um sistema de publicidade que permite aos jogadores alterarem o valor da venda dos vinhos (os deles e os dos outros), assim como uma mecânica de vendas que normalmente favorece as jogadas feitas na altura certa. Colecção e gestão de recursos é sem dúvida uma parte importante do jogo assim como a estratégia a prazo.

Obrigado pelo interesse demonstrado.

"as efabulações sobre temas mundanos e o lugar-comum não satisfazem as mentes mais criativas e sequiosas de novos estímulos"

Quem estiver interessado no mapa de portugal do AoS, mas ainda não o carregou por ter o formato A2. O BGG acabou de aprovar um ficheiro que fiz do mesmo mapa, mas dividido em 6 pg A4 para as impressoras caseiras.

Sigam o link

https://www.boardgamegeek.com/filepage/39870

"as efabulações sobre temas mundanos e o lugar-comum não satisfazem as mentes mais criativas e sequiosas de novos estímulos"