O Vinícola ainda está a precisar de muito teste, porque estou decidido a fazer dele um bom jogo.
Tenho recolhido muito feedback de quem o tem testado e como tudo, alguns gostam outros não, mas acredito que tem potencial e vou insistindo na coisa.
Vou revelando o jogo á medida que este vai progredindo através da pg no bgg e faço tensões de publicar alguns textos sobre as alterações que vai sofrendo através do feedback dos player testers.
Tenho as regras escritas, mas como vão sendo alteradas não as vou publicar ainda.
É um projecto que já tem mais de um ano, o primeiro esboço (ficheiro) está datado de 21/12/2007 e ainda tem muito que amadurecer, por isso não faço tenções de o apressar. Como, para já, não existe ninguém interessado em publica-lo, não tenho a pressão do tempo e vou alterando o jogo até sentir que está pronto.
O primeiro esboço do jogo e o que está agora no BGG, só devem ter em comum o tema e uma mecânica de escolha de acções baseadas no rondel do Mac, ao qual atribuí o nome de quadrel. :)
A primeira vez que o Vínicola caiu na mesa nem passou do setup, da segunda, não chegou á produção (última fase do turno) e da terceira emperrou nas feiras. O processo é longo, mas o progresso tem sido muito mais valioso e estremamente motivante.
Felizmente a malta gosta mesmo de jogar e tenho tido sorte por conhecer muitos jogadores que não se importam de perder algumas horas preciosas de jogo para o testar e deixar a sua opinião, tesouro esse que me leva a ter mais vontade de melhorar e fazer bem as coisas.
Afinal não se pode criar um jogo sem jogadores nem sem a sua opinião, que considero ser a parte mais importante na criação do design do jogo. (fala a voz da experiência, ehehe)
Assim a coisa vai andando ao seu ritmo. Umas vezes dedicando-lhe mais tempo, como tem sido nestes últimos dias, outras vezes deixando-o quase no esquecimento a ganhar pó nas prateleiras, dentro das caixas, que um dia chegaram a minha casa por correio, vindas de Inglaterra, com jogos do Martin Wallace lá dentro. 
"as efabulações sobre temas mundanos e o lugar-comum não satisfazem as mentes mais criativas e sequiosas de novos estímulos"