[Magia & Dragões] Criação de Personagem

 


Picado por ver as iniciativas do The_Watcher e do Itiro, achei que também devia põr mais qualquer coisa sobre um dos meus jogos - um dos que nunca chegou a ficar muito bem definido. Sendo apologista da chamada "fuga para a frente" :) vou prontamente ignorar alguns dos pormenores que não ficaram respondidos nas Big Three e tentar visualizar o jogo de forma mais concreta. O setting já está mais bem pensado, mas vou começar pela criação de personagem, antes que me esqueça de como é que a quero :P

Mantendo a intenção de fazer um jogo em português que seja fácil de aprender e de começar, a criação de personagem é relativamente simples: Aspectos, Tesouros e Saberes. Existem três aspectos que caracterizam a personagem: Terra, Lua e Sol - aspectos que são classificados de um a cinco. Temos também espaço para listar Saberes e espaço para listar Tesouros.

Começa-se por distribuir 10 estrelas entre os três aspectos, sendo que - como acontece em tudo o que é classificado por estrelas - não pode ser menor que um nem maior que cinco. Isto, por exemplo, pode dar qualquer coisa como:

  • Terra: 2 estrelas
  • Lua: 3 estrelas
  • Sol: 5 estrelas

Cada um dos aspectos caracteriza a personagem a diferentes níveis. De forma resumida:

  • Terra é o aspecto físico. Caracteriza força, resistência física, coordenação motora, etc.
  • Lua é o aspecto mental. Caracteriza inteligência, percepção, empatia, subterfúgio, auto-controlo, etc.
  • Sol é o aspecto social. Caracteriza carisma, coragem, convicção, liderança, etc.

De seguida, temos espaço para listar aquilo que é de mais precioso para a personagem, Tesouros e Saberes. Para já, na parte dos Tesouros, todos os jogadores escrevem o nome da cidade que ajudaram a desenvolver brutalmente em poucos anos. Paris, São Paulo, Detroit, Évora, o que quiserem. Entretanto, todos os jogadores poêm também como primeiro item na parte dos Saberes qualquer coisa como "Eu sou o fim do mundo", "Os dragões existem por minha causa" ou "A Magia traz os Dragões".

Depois, para começar de forma simples, cada jogador escolhe e escreve para a sua personagem um Tesouro e um Saber à sua escolha. Estes devem ser inventados pelos jogadores, mas eventualmente haverá uma lista com sugestões.

Para isto, há que ter em conta que as personagens - os Fundadores, como podem ser chamados - já se tornaram membros importantíssimos da sua cidade, cheios de dinheiro, capas de revista, fãs, detractores, etc. As únicas coisas que não podem simplesmente comprar são os Tesouros que têem um valor pessoal - família, paixões, sonhos - e os Saberes que simplesmente têem que se aprender. Seguindo o exemplo:

Tesouros
"São Petersburgo"
"A minha neta Erica"

Saberes
"Sou tão monstruoso como os dragões"
"Médico cirugião"

Certamente que isto não é o suficiente para explicar a criação de personagem - pois faltam as regras e o ambiente - mas fica aqui o básico. Gosto particularmente dos aspectos e da escolha das palavras em português.

Ainda bem que o meu trabalho fez mais gente mexer-se, fico feliz por isso. É a puxarmos uns pelos outros que fazemos as coisas, mesmo que sejam todas diferentes. Agora quanto à tua criação de personagens:

A parte dos Aspectos faz-me lembrar o sistema Tri-Stat, que tinha Mind, Body and Soul. Parece-me um sistema simples, interessante e eficaz.

Tesouros são então coisas com as quais as personagens têm uma ligação forte, certo? O local de formação da personagem vai ter muita influência no jogo em si? Estes Tesouros parecem-me mais ajudas para o mestre, e linhas gerais das ligações da personagem. Da maneira que os descreveste parecem pouco mas isto tudo bem trabalhado pode ser muito bom.

Saberes é tipo as competências, não é? Os exemplos que deste eram um pouco confusos e esotéricos, mas dá para perceber que são ajudas para a história ou mesmo plot hooks.

Queres elaborar um pouco mais nestas coisas?


Light allows us to see, Darkness forces us to create...

 

[quote=The_Watcher]A parte dos Aspectos faz-me lembrar o sistema Tri-Stat, que tinha Mind, Body and Soul. Parece-me um sistema simples, interessante e eficaz.[/quote]Tem certamente o inconveniente de ser demasiado simples, ou seja, introduz pouca variedade nas personagens - mas isso é um trade off para que o jogo seja mais fácil de jogar e pode ser compensado pelo facto dos Tesouros/Saberes serem inventados pelos jogadores.

 

[quote]Tesouros são então coisas com as quais as personagens têm uma ligação forte, certo?[/quote]Sim, é aquilo que é verdadeiramente importante para a personagem, começando pela própria cidade que ajudou a Fundar. Para o jogador, são pontos onde ele quer ter mais dificuldade e intensidade na história. Para o mestre-jogo, são os alvos para deixar cair as bombas :wink:

O grande segredo do setting é que os Fundadores e os Dragões estão ligados. Toda a Magia que foi utilizada fez acordar estas criaturas monstruosas, que com cada feitiço se tornam mais fortes e perigosas. Todos os personagens sabem disto, está escrito na folha. E não podem dizer que a culpa não é deles, pois eles usaram Magia todos os dias e a cidade que têem como Tesouro é a prova disso.

[quote]Saberes é tipo as competências, não é? Os exemplos que deste eram um pouco confusos e esotéricos, mas dá para perceber que são ajudas para a história ou mesmo plot hooks.[/quote]Os Saberes escolhidos pelo jogador poderão ser, de facto, profissões, competências, mas também podem ser coisas como astronomia ou filosofia, ou seja, conhecimentos que são necessários para melhor fazer magia. Isto fará mais sentido quando eu explicar mais o ambiente.

A sua idéia é fazer um sistema para principiantes? Se for, não seria melhor usar nomes para os aspectos que sejam mais intuitivos, como Físico, Social e Mental?

Falo isso por causa de algumas experiências com sistemas cujos nomes do atributos eram elementos e outras situações parecidas e no fim das contas os jogadores acabavam parando de usar os nomes originais dos atributos e substituindo para nomes mais diretos como força, destreza, carisma, etc.

Da mesma forma, não sei se não seria mais simples e fácil de entender se chamasse as estrelas de pontos de uma vez. É um requinte que no momento não parece acrescentar muito ao jogo.

Eu não entendi direito as limitações nas escolhas dos Tesouros e Saberes extras, o que são "Saberes que simplesmente têem que se aprender"? Os exemplos são de escolhas válidas ou de coisas que não podem ser escolhidas?

E eu não quero parecer muito com o pessoal da Forge, mas se você pudesse nos dar as suas respostas para as 3 grandes, provavelmetne ajudaria a fazer os comentários um pouco mais dirigidos.

[quote=Itiro]A sua idéia é fazer um sistema para principiantes? Se for, não seria melhor usar nomes para os aspectos que sejam mais intuitivos, como Físico, Social e Mental?[/quote]Não é um sistema para principiantes, é um jogo que seja fácil de jogar :slight_smile: Usar nomes diferentes para os aspectos permite que eles sejam mais abrangentes. Por exemplo, "Sol" é não só carisma como também coragem. Além disso, "Terra, Sol e Lua" soa-me bastante melhor do que "Físico, Social e Mental". Pela mesma razão, eu chamo "estrelas" aos pontos, designação que as pessoas automaticamente associam a fazer um ranking de um a cinco.

[quote]Eu não entendi direito as limitações nas escolhas dos Tesouros e Saberes extras, o que são "Saberes que simplesmente têem que se aprender"?[/quote]Do ponto de vista da personagem, Tesouros e Saberes são aquelas coisas que, por mais dinheiro e fama que se tenha, não se conseguem comprar.

[quote]E eu não quero parecer muito com o pessoal da Forge, mas se você pudesse nos dar as suas respostas para as 3 grandes, provavelmetne ajudaria a fazer os comentários um pouco mais dirigidos.[/quote]Eu também não quero parecer muito como o pesssoal da Forge, mas e se lesses tudo aquilo que eu escrevi, incluindo os links? :slight_smile: