Picado por ver as iniciativas do The_Watcher e do Itiro, achei que também devia põr mais qualquer coisa sobre um dos meus jogos - um dos que nunca chegou a ficar muito bem definido. Sendo apologista da chamada "fuga para a frente" :) vou prontamente ignorar alguns dos pormenores que não ficaram respondidos nas Big Three e tentar visualizar o jogo de forma mais concreta. O setting já está mais bem pensado, mas vou começar pela criação de personagem, antes que me esqueça de como é que a quero :P
Mantendo a intenção de fazer um jogo em português que seja fácil de aprender e de começar, a criação de personagem é relativamente simples: Aspectos, Tesouros e Saberes. Existem três aspectos que caracterizam a personagem: Terra, Lua e Sol - aspectos que são classificados de um a cinco. Temos também espaço para listar Saberes e espaço para listar Tesouros.
Começa-se por distribuir 10 estrelas entre os três aspectos, sendo que - como acontece em tudo o que é classificado por estrelas - não pode ser menor que um nem maior que cinco. Isto, por exemplo, pode dar qualquer coisa como:
- Terra: 2 estrelas
- Lua: 3 estrelas
- Sol: 5 estrelas
Cada um dos aspectos caracteriza a personagem a diferentes níveis. De forma resumida:
- Terra é o aspecto físico. Caracteriza força, resistência física, coordenação motora, etc.
- Lua é o aspecto mental. Caracteriza inteligência, percepção, empatia, subterfúgio, auto-controlo, etc.
- Sol é o aspecto social. Caracteriza carisma, coragem, convicção, liderança, etc.
De seguida, temos espaço para listar aquilo que é de mais precioso para a personagem, Tesouros e Saberes. Para já, na parte dos Tesouros, todos os jogadores escrevem o nome da cidade que ajudaram a desenvolver brutalmente em poucos anos. Paris, São Paulo, Detroit, Évora, o que quiserem. Entretanto, todos os jogadores poêm também como primeiro item na parte dos Saberes qualquer coisa como "Eu sou o fim do mundo", "Os dragões existem por minha causa" ou "A Magia traz os Dragões".
Depois, para começar de forma simples, cada jogador escolhe e escreve para a sua personagem um Tesouro e um Saber à sua escolha. Estes devem ser inventados pelos jogadores, mas eventualmente haverá uma lista com sugestões.
Para isto, há que ter em conta que as personagens - os Fundadores, como podem ser chamados - já se tornaram membros importantíssimos da sua cidade, cheios de dinheiro, capas de revista, fãs, detractores, etc. As únicas coisas que não podem simplesmente comprar são os Tesouros que têem um valor pessoal - família, paixões, sonhos - e os Saberes que simplesmente têem que se aprender. Seguindo o exemplo:
Tesouros
"São Petersburgo"
"A minha neta Erica"
Saberes
"Sou tão monstruoso como os dragões"
"Médico cirugião"
Certamente que isto não é o suficiente para explicar a criação de personagem - pois faltam as regras e o ambiente - mas fica aqui o básico. Gosto particularmente dos aspectos e da escolha das palavras em português.