3 perguntas, 3 respostas sujeitas a constante actualização.
Sobre que é o jogo?
Magia e Dragões é acerca da tua cidade reduzida a ruínas pela passagem de terroríficas criaturas voadoras que ensombram o céu com as suas asas. É acerca de pessoas comuns com poderes extraordinários, capazes de criar qualquer coisa a partir da sua imaginação, que se tornam líderes e heróis de toda a civilização. É acerca do combate épico e fabuloso entre magos e dragões sobre o topo dos arranha-céus das grandes metrópoles, uma última grande guerra que pode engolir o mundo.
Magia e Dragões é acerca de extremos de poder, autoridade e responsabilidade. O que fazer quando o poder que usas para o bem de todos também os está a matar e já foste longe demais para dele renunciares? Aqui se opõe as forças do destino ao valor do indivíduo. A civilização desconhece a ligação entre os seus maiores herois e os seus maiores vilões. As pessoas têem o direito a saber - mesmo que isso não salve vidas - ou é essencial esconder a verdade em nome de preservar a autoridade que as pode proteger? É melhor viver em ignorãncia ou morrer em liberdade?
O que é que as personagens fazem?
Perante a ameaça premente, os nossos heróis salvam a sua cidade da destruição e combatem gigantescos Dragões, monstros cujo olhar cruel e inteligente desafia a compreensão humana. Para concentrarem o seu poder, os nossos protagonistas tentam reunir-se e apoiar-se. Munidos da Magia da criação, nos últimos sete anos eles elevaram o progresso da civilização humana. Agora, tentam segurar as pontas e enfrentar a verdade sobre o que se passa. Confrontados com o conhecimento que todos os seus actos extraordinários fortalecem os seus próprios inimigos, lidam com o drama de perpetuarem o conflito para impedir o fim do mundo.
O que é que os jogadores fazem?
Os jogadores, no limite das noções mais épicas de magia, exploram uma história dramática posta a baloiçar no fim da civilização humana. Um deles - o Arquimago - é responsável por apresentar o ambiente e fazê-lo desenrolar-se de acordo com o tema descrito acima, pressionando as personagens a agirem emocionalmente e/ou a usarem cada vez mais magia. A maior parte dos jogadores criam e controlam os protagonistas, não só conduzindo a sua reacção perante os vários dramas apresentados, mas também determinando o rumo da história de acordo com as suas decisões.
O sistema integra valores próprios de Destino e de Vontade para cada personagem. Destino ajuda a ter maior sucesso em todos os lançamentos de Magia. Vontade ajuda em todos os outros lançamentos. Cada jogador escolhe como estes valores evoluem ao longo da sessão, dando a entender para que lado do tema as suas personagens estão a tender. O Arquimago deve observar esta evolução de forma a criar conflito dentro da história. Se o jogador se entrega ao seu Destino e procura avançar sem remorsos para a Terceira Guerra Mundial, o Arquimago apresenta-lhe a filha de seis anos que pergunta ao pai o que é que lhe vai acontecer. Se o jogador exerce a sua Vontade própria e procura fugir para as montanhas com a namorada, o Arquimago mostra-lhe todos os gritos de sofrimento e mãos suplicantes que ele abandona à sua sorte.
Os jogadores deverão negociar oportunamente estas situações de forma a integrar o interesse de todos na história.