magna incertum

Muitas e boas discussões já encontramos neste nosso forum. Por mais polémicas que sejam, diga-se que, felizmente, se tenta partilhar sempre do melhor bom senso e sem ofender ninguém. Por isso, é com pena que vos conto como um dos posts aqui discutidos tornou-se motivo para pararmos a nossa jovem série de Ars Magna.
https://www.abreojogo.com/arsmagna <--- para quem não conhece

Não há muito a explicar. Duas das jogadoras não gostaram do que leram sobre os episódios, uma quis sair da campanha e, assim, decidiu-se parar as sessões.

Parece-me que não foi tanto um desagrado em relação aquilo que foi dito, mas em relação ao tom e às circunstãncias. Assim, para mim, é-me difícil encontrar uma relação entre um desentendimento com alguém e deixar de jogar. Já conversamos e disse isto mesmo. Se o problema é entre duas pessoas, sair da situação que o torna evidente  pode ser prático, mas, se vão voltar a jogar, noutra campanha que seja, o problema há-de surgir novamente.

De qualquer forma, a série está suspensa por tempo indefinido.

Entretanto, Lady Entropy e eu pensamos que não valia a pena deixar esta ideia abandonada na beira da estrada, por isso estamos a trabalhar para pegar no projecto e submetê-lo a outro grupo, num formato Play by Post. Não sei bem porquê, mas algo me diz que Primetime Adventures deve funcionar bem por escrito.

Mais novidades em breve.

Compreendo perfeitamente a situação; aliás, algo muito semelhante se passou comigo pouco depois da inauguração deste site. Estes pequenos comentários que tivémos aqui, feriram as sensibilidades já muito sensibilizadas de outras pessoas; campanha e grupo foram por água abaixo, como ficou documentado aqui. Só agora, ao fim de quase seis meses, é que os estragos parecem (pelo menos em parte) reparados. Espero que o vosso grupo não se desintegre, mas qualquer que seja o futuro de certeza que será para o melhor. Ou se vai arranjar um novo equílibro que sirva melhor todas as partes, ou se vai definitivamente dizer adeus a uma situação disfuncional que, de qualquer modo, nunca ia trazer nada de bom a longo-prazo.

Se ajudar, posso confessar que a amizade e o roleplay para mim têm pouco em em comum. De todos os meus "antigos" melhores amigos, só um ou dois é que eu gostava que sentassem à minha mesa de jogo para jogar comigo. Os outros eram todos excelentes pessoas, com quem eu adorava fazer mil e uma coisas... excepto jogar. A coisa chegou a tal ponto que, com o passar dos anos e com o aumento gradual da importância do roleplay no meu dia-a-dia, os meus melhores amigos actuais são exactamente as pessoas com quem me sento regularmente à mesa de jogo... os outros foram desaparecendo, como infelizmente tem tendência a acontecer com as voltas todas que a vida e os caminhos diferentes por ela nos leva.


"You can choose just who you are."

Para o caso de não ter sido 100% quando escrevi o meu comentário às 3 da manhã, o que a segunda parte do meu texto pretende dizer é algo como isto: é perfeitamente normal que cheguem à conclusão que certa pessoa que adoram como amigo, namorado, cônjugue, seja uma pessoa que não suportam muito bem à mesa de jogo. Isso não quer dizer que haja algo de errado ou de fraco na vossa relação. Quer simplesmente dizer que devem fazer juntos o que adoram fazer, e não fazer juntos algo que é suposto ser um poço sem fim de diversão e não um poço de sacrifícios.

Não deitem fora uma amizade por causa de um jogo, mas também não deitem fora um bom jogo por causa de uma amizade. Se realmente a situação vai mais fundo do que um simples mal-ententido, então mantenham as duas coisas separadas. Ponto final.