Mahé


Sinopse:

Cada jogador move uma tartaruga em redor da ilha de Mahé. Por vezes as tartarugas empilham-se uma em cima das outras e vão de “boleia”. Sempre que uma tartaruga chega à casa da praia ou a ultrapassa recebe uma carta de postura de ovos. O valor dessa carta são os ovos (pontos) que a tartaruga ganha. Depois da última carta ser tirada joga-se mais um turno e o jogo termina. Ganha quem tiver mais ovos postos!

Como se joga:

No início do jogo cada jogador escolhe uma tartaruga e coloca-a na jangada, junto da casa número 1.
Baralham-se as 24 cartas de ovos e forma-se um baralho de face oculta. Esse baralho é colocado na praia, sobre o espaço com o número 7 (ovos). Do topo desse baralho retiram-se as primeiras 4 cartas sem se revelarem. Essas 4 cartas são colocadas na caixa, não são usadas durante esta partida. Em seguida vira-se a carta do topo do baralho para a sua face visível (fica no topo do baralho).


Image Franz-Josef Herbst
 
Mahé joga-se por turnos. O jogador inicial (escolhido aleatoriamente) recebe 3 dados. Lança o primeiro dado e em seguida decide se lança o segundo dado ou se para.
Sempre que o lançamento dos dados ultrapassa o número 7 (valor impossível de alcançar lançando apenas 1 dado) a tartaruga do jogador vai diretamente para a jangada!
Se depois do lançamento do segundo dado o valor ainda não tiver ultrapassado o 7, o jogador pode lançar o terceiro dado!
Depois do jogador decidir parar, e partindo da hipótese que obteve um resultado menor ou igual a 7, a sua tartaruga irá avançar no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio. Em torno da ilha há 21 casas.
O movimento da tartaruga faz-se da seguinte forma:
  • 1 dados – a tartaruga avança tantas casas como as que o dado indicar;
  • 2 dados – a tartaruga avança tantas casas como o resultado que os dados indicarem multiplicado por 2;
  • 3 dados – a tartaruga avança tantas casas como o resultado que os dados indicarem multiplicado por 3.
Por exemplo, o resultado 6 pode fazer avançar a tartaruga da seguinte forma:
  • 1 dado – avanço de 6 casas;
  • 2 dados – avanço de 12 casas (6×2=12);
  • 3 dados – avanço de 18 casas (6×3=18).
As tartarugas podem passar por cima de outras tartarugas no caminho, no entanto, se o valor dos avanços determinar que a tartaruga pare numa casa já ocupada, essa tartaruga é colocada no dorso da que já lá estiver. Pode suceder que se forme uma pilha de várias tartarugas!


Image Franz-Josef Herbst
 
Quando um jogador tem uma tartaruga numa pilha, e não é a que está em cima, tem de lançar os dados que o dono da tartaruga do topo dessa pilha definir. Se o resultado for superior a 7 as tartarugas vão todas para a jangada (exceto as que estão por baixo da que lançou os dados!); se o resultado for válido, o jogador avança o número de casas correspondente e leva consigo todas as outras que estão empilhadas sobre ela.
O jogador cuja tartaruga chegue à casa 21 (praia) ou a ultrapasse, ganha a carta do topo das cartas de postura de ovos. Essa carta é colocada à sua frente com a face oculta. No caso de ser uma pilha de tartarugas, só o dono da tartaruga do topo recebe a carta! Entretanto revela-se mais uma carta do topo do baralho.
Depois da última carta ser retirada continua-se a jogar até uma tartaruga (ou pilha de tartarugas) alcançar de novo a casa 21 (praia). Nesse momento o jogo termina e todos contam os pontos (ovos) das sua cartas. O jogador que chegou por último à casa 21 (praia) soma ao seu total 7 pontos extra.
Ganha quem tiver mais pontos!