Mais e melhores conteúdos no AoJ

[quote=João Mariano]


A questão é essa mesmo: porque é que os utilizadores do AoJ não são mais activos e em particular na criação de conteúdo (ao contrário da marcação de eventos e da criação de anúncios de compra/venda, por exemplo)?

Talvez seja algo que possamos discutir num post à parte? :)

[/quote]

Pronto aqui está o post. :)

Vou aqui lançar algumas ideias que podem e devem ser alvo de discussão. Não vou colocar o porquê dos utilizadores não serem mais activos, mas vou colocar as mesmas ideias pela positiva, isto é, o que fazer para que fiquem mais activos (desculpem um pouco, mas isto devo ser eu (des)inspirado com o período autárquico). blush



a1. Layout/Tema do site já é muito antigo e o pessoal já está cansado de ver sempre o mesmo. Querem/Queremos um layout novo, com novas cores, etc! Talvez Isto possa dar outro impulso ao pessoal para (re)começar a fazer mais posts?

a2. Reconhecimento num avatar, prémios, rifas, AOJgold, ou o que seja na criação de conteúdos e participação através de comentários. Acho que esta talvez possa ser a chave!



Outras coisas a melhorar no site que podem aumentar o interesse no AOJ (embora que creio apenas temporariamente)

b1. Reorganização e actualização de alguns conteúdos informativos (lojas fisicas, lojas online, grupos, páginas dos livros…)

b2. Aproveitar os vários vídeos que foram sendo disponibilizados pelos utilizadores ao longo do tempo e compilar os mesmos num unico local

b3. Criação de conteúdos com a história do AOJ, história dos grupos, …

b4. Estatisticas com os jogos mais jogados no último mês por todos os jogadores do AOJ registados no BGG

b5. Módulo de classificados



Estas são algumas ideias que me fui lembrando. Sei que algumas, mais do que outras, vão exigir vontade, disponibilidade e trabalho… ashamed mas sem isso nada se faz.



P.S. - Se pensarmos o que AOJ já conseguiu e tem, podemos dizer que é fantástico. Se queremos mais? Claro que sim… Mas porque é que eu disse que é fantástico? Reparem nos sites e blogs nacionais que existem e vejam os comentários que os mesmos têm! São uma minoria os que comentam alguma coisa… quem tem ou já teve um site/blog sabe que não é fácil. Nesse aspecto tiro o meu chapeu aos que continunam e continuam e continuam e continuam… (sendo o melhor exemplo, que eu me recordo, o blog JogoEU).



Venham de lá mais sugestões! fighting

… mas opinando sobre os pontos que colocas:



a1. não me aquece nem arrefece o factor design/layout mas se houver voluntário para fazer um "lifting" ao site… força nisso



a2. tinha ideia que antes havia um top de "mais posts"… quanto a "badges"/reconhecimentos nos avatares… já andei à procura disso nas funcionalidades e modulos do drupal sem sucesso aquando da conversa sobre o financiamento dos custos de manuntenção do site.



b1. sim… acrescento o facto de que como já falámos diversas vezes, por questões de herança o AoJ tem, secalhar, demasiadas formas de introduzir conteudo e nem todas são intuitivas para o "utilizador padrão" o que pode desmotivar a criação dos mesmos… Talvez uma simplificação/clarificação dos métods de contribuição? (ou seja tornar os mesmos mais intuitivos, pois a maioria das pessoas não vai ler paragafos de explicações e instruções.



b2. parece-me bem, mas convem pedir autorização aos utilizadores que os colocaram



b3. gosto da ideia



b4. boa ideia… posso começar a pensar nisso e na sua implementação



b5. já algum tempo que ando com essa ideia na cabeça, mas ainda sem grande evolução.

[quote=stormrover]b4. boa ideia… posso começar a pensar nisso e na sua implementação



b5. já algum tempo que ando com essa ideia na cabeça, mas ainda sem grande evolução.[/quote]



Conforme indiquei, não creio que os pontos b's venham fazer com que o AOJ tenha mais actividade, mas acredito que sejam melhorias interessantes e bons motivos para mais utilizadores voltarem mais regularmente ao AOJ.



Os pontos b4 e b5 são os que, como sabes, obrigam a desenvolvimentos de código; se te sentes com coragem, quando tiveres disponibilidade, força nisso!! yes

Com o virar do século, a net cresceu em utilizadores graças a plataformas abrangentes e fáceis de usar como o facebook ou o youtube. Para certos conteúdos, como eventos ou anúncios de compra/venda, uma comunidade mais isolada como o abreojogo é atraente porque nos mantem dentro de uma certa zona de conforto em que já conhecemos as pessoas. No entanto, há muitos conteúdos para os quais os utilizadores simplesmente querem o máximo de público possível, gente que leia e responda qualquer coisa rapidamente. Fica aqui um exemplo do tipo de tópicos que já deixaram de ser colocados no abreojogo:


[quote=Ricardo Jorge Boardgames]

Bom dia, torno pública a minha indignação, partilhando convosco em jeito de desabafo.


Por vezes penso que vivemos num país na vanguarda. Depois penso melhor e vejo que afinal estava enganado, muito enganado, até porque lá porque somos os reis dos telemóveis per capita, não quer dizer que não estejamos a regredir, como ao retirar o Inglês do ensino básico, meu deus!?!?!?!?!



Jogos de tabuleiro são cultura e sinónimo de civilização, basta ver o desenvolvimento dos países onde a “febre” é notória, casos da Alemanha, Holanda, Bélgica, França, Áustria, EUA, Canadá, Japão… Portugal bem podia estar a par e passo, mas não, já vamos gatinhando, mas ainda estamos a anos luz…



Não imaginam a minha tristeza na manhã de ontem, ao ver o anúncio da Days of Wonder, referente aos qualifyers para o Campeonato do Mundo de Ticket to Ride 2014 e verificar que não haverá apuramento em Portugal. Ainda fui ver as regras da competição para ver se, participando em qualquer outro Nacional, poderia garantir acesso, mas estão limitados aos residentes nesses países…



Questiono eu: Será que a Runadrake fez os trabalhos de casa?! É muito suspeito…



O ano passado, em Essen, decorreu nos primeiros dias, no mesmo espaço que o Campeonato do Mundo de Carcassonne, o Mundial de Dominion. Perguntei porque não estávamos representados na competição, em especial porque existe edição portuguesa do jogo e é até um dos mais expressivos entre nós; resposta do meu amigo Thomas Moder, regente de ambos os torneios: “Não estão porque ninguém falou connosco; não posso garantir que tenhamos contactado com eles, mas, se o fizemos, não obtivemos resposta atempada”. Sendo Ticket to Ride um jogo cujos direitos em Portugal, ou ainda são, ou pelo menos foram da Runadrake, é caso para perguntar: E então, será que competições destas não serviriam de “boost” nas vendas?! Abram a pestana, por favor!



Por vezes é preciso dar-se um passo atrás, para dar dois à frente… 



Vidinha de cão, sinceramente, visto isto, só me apetece é ganir!!!



https://www.daysofwonder.com/tickettoride/en/world-championship/[/quote]