Mandate of Heaven

Alguém já usou ou tenciona usar o Mandate of Heaven do Soryteller’s Companion do Exaled?

Pareceu-me uma ideia interessante mas não sei se e muito útil para as campanhas normais o que acham?

espero usa-lo qd a minha perso se exaltar (ou seja, dentro de 2 ou 3 sessoes, nunca se sabe! ;))

vai vendo cenas aqui neste forum ou então no sitio onde tudo acontece, e a discussão, da mais parva à mais ilucidativa, tudo neste site:
https://www.phpbbplanet.com/forum/index.php?mforum=exaltedportugal

(n te esqueças de te registrar e de dar 1 ou outro bitaite sobre algo que consideres importante… para calunias e insultos já estou eu lá! ;))

Bem eu só li apenas uma vez as regras do Mandate of Heaven e posso te dizer que o conceito parece-me bem interessante e útil. Tudo depende claro do que tu e os teus jogadores concordarem acerca do que efectivamente vai ser a vossa crónica e qual a sua essência.

Podes claramente correr o Mandate of Heaven por detrás das cortinas, retirando ao setting do Dominion (a povoação, cidade, reino etc.) aquele natureza estática de universo criado sobre o qual apenas a intervenção in-character dos jogadores tem algum efeito. Aliás dado que a cada duas acções do Dominion efectuada por um jogador (Storyteller ou jogador) corresponde um evento efectuado por outro jogador que se lhe opôe o universo torna-se mais inesperado e imprevisível dando uma experiência mais refrescante da a que estamos habituados na maioria dos jogos da White Wolf.

Cheguei contudo a considerar experimentar, nesta série que vou correr, e baseando-me nas regras de World Burning (criação de mundos onde passa a acção da campanha) de Burning Empires, que os todos os jogadores dessa crónica, incluindo eu, o ST, criássemos em conjunto um Dominion de raiz usando a mecânica de criação de Dominion do Mandate of Heaven, onde a acção da série decorreria na sua exclusividade. Esta criação do Dominion ocorreria antes de se sequer criar as personagens para que estas podessem reflectir a criação conjunta deste e não o contrário. Eventualmente os personagens ficariam em controle da povoação e poderiam controlar directamente o destino da sua população. O Dominion seria assim uma espécie de personagem controlada por todos tal como em Exalted os exércitos são uma espécie de armaduras colectivas de carne que resguardam e são uma extensão das personagens dos jogadores.

Decidimos no entanto de que seria mais uma camada de regras a aprender e a dominar e já que nunca jogamos efectivamente Exalted da maneira standard (a não ser a Demo de Exalted 1st Ed. durante um fim-de-semana na Caparica) pelo menos nesta série vamos experimentar o Vanilla Exalted. A segunda série que jogarmos será assim.

Mas por outro lado isso não descura o facto de que vou usar o Enquandramento por Bandeiras e as Redes de Conflicto que o Rui está a usar na dele. Incialmente estive até a pensar usar a estrutura geral do Prime-Time Adventures mas depois de ler essas duas técnicas decidi usá-las em exclusivo.

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa