Manifesto Anti-Rópia

A ver se não me perco no que vou dizer... e seguindo o exemplo de algumas figuras publicas, aqui vai em em vários pontos:

1.º - Não solicitei autorização ao autor (Vital) para publicar aqui o artigo por não me parecer fazer sentido ter de o fazer. O Artigo está com autor identificado e fonte, e mais, com link para o site e local onde foi publicado originalmente.

No meu entender, deveria ser benéfico publicar um artigo de alguém no maior número de locais possível, de forma a que este tenha maior abrangência.

2.º - O artigo parece-me ter mais coisas positivas do que negativas, e pelo facto de alguns aspectos dizerem respeito (de forma mais ou menos depreciativa) ao AoJ e alguns dos seus membros, não fazia sentido excluir essas partes do texto.

3.º - É de salutar a forma como o artigo homenageia aqueles que de facto produzem obra em prole do desenvolvimento do hobby, e não deixa de ser uma visão pessoal do autor (Vital), pelo que não deve ser censurado por qualquer esquecimento ou detrimento.

4.º - Não me senti ofendido fulminantemente pela alusão ao Prémio Bujarda do Ano como sendo algo "idiota", pelo contrário, a ideia da criação do Prémio é mesmo ser ironicamente corrosivo (que o diga o vencedor que levou o jogo "Intrigue" como prémio). Aliás, o artigo resume bem o que é o AoJ («... o maior site da comunidade.») e o espirito vivido dentro desta comunidade («... que deixa muita gente contente...»).

5.º - O bruá que se levantou em torno deste artigo parece ser o transbordar de um copo com àgua. Efectivamente não me agrada (nem a muita gente da comunidade) que de certa forma somos alvos de um qualquer ressentimento antigo. Diria que a maior parte das pessoas que frequentam este site e outros, procuram trocar ideias sobre Jogos de Tabuleiro, mostrar o seu entusiasmo de forma salutar.

6.º - Não me parece que daqui devam surgir divisões na comunidade (ou pelo menos mais do que já existe), como se verificou num passado recente, quando um membro decidiu deixar de participar apenas porque se sentiu ofendido depois de ele próprio ter iniciado uma questão de certa forma polémica.

7.º - Parece-me que esta comunidade é essencialmente composta por gente adulta (que por vezes faz sobressair o seu lado mais infantil) e que consegue ultrapassar estas divergências sem que as pessoas se aborreçam seriamente.

8.º - Da minha parte, vou continuar a jogar, divertir-me, conviver, e fazer o que estiver ao meu alcance para dinamizar o hobby. Claro que o faço com quem eu bem entender, assim como cada um nesta comunidade, e na medida que eu quiser.

Vou continuar a visitar o site Rede de Jogos pois acho que quanta mais oferta de informação, melhor! Não me parece correcto que deixemos de contribuir aqui ou ali apenas porque alguém escreveu algo menos correcto.

9.º - Estou certo que o Vital também dispensa este tipo de situações. Ele fez um pedido de desculpa que deve ser aceite sem reservas. Esqueçam esse detalhe do "iditota", até porque Idiota tem mais do que um significado (wikipedia), eu fico-me pelo primeiro sentido. Não me parece que o Vital ache que tanto eu como o Firepigeon somos ignorantes ou desprovidos de inteligência, porque nesse caso ele seria igualmente idiota.

«Mais vale estar calado e julgarem-te um idiota, do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas.»