Manifesto Anti-Rópia

Por Vital (newrev) in Rede de jogos em 19 de Setembro de 2008

«Steel Driver está agendado só para Outubro, mas já a SpielPortugal, pela mão de Paulo Soledade, brinda-nos com a tradução das regras para português.

Desde o dia 16 que a Rede tem o privilégio de disponibilizar online, para todos e em primeira mão, as regras do próximo jogo de Martin Wallace da Linha Treefrog.

Numa altura que tanto se fala na organização de um espaço que contenha regras de jogos para todos os jogadores de lingua portuguesa, Paulo Soledade, responsável pelas traduções para português dos jogos Patrician, 1960, Hamburgum, adianta-se, e mesmo antes do lançamento do jogo brinda com mais uma preciosidade esta base de dados que começa a dar agora os primeiros passos, mas promete vir a ser muito útil a todos os que procurem as regras dos jogos em português.


Para quem não sabe, desde que abriu, a Rede teve sempre o cuidado de incluir num espaço organizado, ficheiros de regras e player aids de acesso livre para todos os que os procurem. Infelizmente existem muito poucas traduções de jogos em português, mas com o passar do tempo, acredito que esta base de dados que tem sido enriquecida com todo o tipo de documentos que facilitam a vida a todos os jogadores da comunidade portuguesa irá ser uma referência.


Este espaço de downloads é uma área aberta a todos os que queiram descarregar regras ou outro tipo de ficheiros que pareçam uteis na aprendizagem dos jogos, sem a necessidade de um login. É uma área aberta também, a todos os autores que queiram participar na Rede através do envio destes mesmos ficheiros, para que estes possam ficar disponibilizados a todos e sirvam para enriquecer toda uma comunidade portuguesa interessada em Jogos de Tabuleiro.

Nomes como o de Paulo Soledade, Helio Andrade e outros tem contribuído com o seu trabalho para este enriquecimento e desenvolvimento da cultura dos jogos de tabuleiro em língua portuguesa.

Este tipo de trabalho acrescido dos textos oferecidos por tantos outros autores de blogs ou apaixonados por jogos tem tido um papel de grande relevância e importância na angariação de novos jogadores. Assim o número de jogadores tem crescido, porque têm aparecido sítios ou várias áreas de divulgação que se preocupam em educar e apresentar às pessoas um mundo para lá do monopólio e do risco onde se podem encontrar ideias tão magnificas que dificilmente passam despercebidas.

Neste último ano a Rede tem se esforçado, e felizmente conseguido, por juntar toda essa gente que está de facto interessada em apresentar essas novas ideias, explica-las e escrever sobre elas, de maneira a leva-las à mais distraída das pessoas, que pode muito bem vir a ser mais um elemento desta comunidade. É com base na escrita de críticas sobre os jogos, na apresentação das novas ideias e do trabalho de quem tem participado que o hobbie tem crescido e não através de concursos de brincar, atribuições idiotas à boca mais idiota e muita conversa que não leva alado nenhum, mas que deixa muita gente contente, como se tem lido e visto no maior site da comunidade.

É com o trabalho de pessoas, como o Soledade e a Spielportugal, o Hugo e o Zorg com dos jogos de tabuleiro, o MGBM com os seus textos e iniciativas, o VCH com os encontros, o Carlos Abrunhosa mais recentemente com o blog Jogoeu e agora com os encontros do Porto e com todos os outros que tem contribuído aqui e nos seus próprios espaços com trabalho reconhecido por quem os lê. São estes que põe verdadeiramente mãos à obra e contribuírem, sem a mais pequena duvida, para que a nossa comunidade continue no bom caminho e enriqueça na sua língua natal.


A todos esses, que pouco falam mas muito fazem, um grande bem haja e que continuem a contribuir com todo o trabalho que possa enriquecer o nossa comunidade, que da minha parte através deste pequeno espaço que é a rede de jogos, farei tudo para enaltece-lo e organiza-lo da melhor forma possível e dar-lhe a visibilidade que merece, para torna-lo útil ao crescimento do hobbie e gratificando quem por aqui passa e o lê. Por mim, quanto maior a divulgação e mais diversificada a informação, maior será a sua visibilidade, maior a adesão de novos adeptos e maior tornar-se à a comunidade portuguesa de jogos de tabuleiro.»

[quote=JohnnyBeGood]

Por Vital (newrev) in Rede de jogos em 19 de Setembro de 2008

«É com base na escrita de críticas sobre os jogos, na apresentação das novas ideias e do trabalho de quem tem participado que o hobbie tem crescido e não através de concursos de brincar, atribuições idiotas à boca mais idiota e muita conversa que não leva alado nenhum, mas que deixa muita gente contente, como se tem lido e visto no maior site da comunidade.»

[/quote]

Curiosa a tua participação numa das "atribuições idiotas à boca mais idiota"...

https://www.abreojogo.com/blog/johnnybegood/2008/07/premio_bujarda_do_ano_aoj_2007

No further comments...

[img]https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/e/ea/DoNotFeedTroll.svg/225px-DoNotFeedTroll.svg.png[/img]

https://www.rededejogos.com/index.php?option=com_fireboard&Itemid=2&func=view&catid=5&id=771#771

_____________________

"No caminho para o verdadeiro conhecimento, as coisas óbvias são os obstáculos."

Só hoje começo a perceber o que se tem passado nestes últimos meses. E no entanto já fiquei feliz por nunca me ter registado em sítios indignos de receberem o meu registo como boardgamer.

Como o meu post a pedir uma informação foi apagado, fiz outro. A ver se desta me respondem...

E para que não fiquem por aqui no escuro, fica uma cópia:

[quote]Uma coisa que gostava de sugerir era que fosse possível a um utilizador eliminar o seu perfil. Creio até que isto deve ser uma imposição legal...

E gostava também que a administração deste site tivesse o nível, a decência e a coragem de manter em linhas posts que não têm nada de ofensivo e apenas pedem uma informação, que volto aqui a fazer:

Como posso eliminar o meu perfil?

Obrigado.

[/quote]

Colocado em:

https://www.rededejogos.com/index.php?option=com_fireboard&Itemid=2&func=view&catid=5&id=772#772

_____________________

"No caminho para o verdadeiro conhecimento, as coisas óbvias são os obstáculos."

Não me parece ter publicado este artigo aqui ou ter algum pedido de publicação. Já tinha reparado que é prática de alguns publicar artigos e regras sem um pedido de autorização.

Mas como parece que este artigo se resume a apenas uma frase, não era preciso tal trabalheira, nem haveria qualquer violação dos direitos de autor se se publicase apenas a dita citação. Até podiam ter atribuido um prémio, o tal da bujarda, aquele que não ganhei o ano passado, mas tive quase, quase.

Parece que a falta de sentido de humor está a evadir o abreojogo.

Ainda me lembro o quanto foi xingado um amigo e assiduo frequentador deste fórum à bem mais tempo que a maioria de vocês, por achar ofensiva uma fotografia de uns putos durante um jogo qualquer de pistolas. Conseguiram correr com ele. Mas enfim leva-se tudo muito a peito, a vida é madrasta.

Curtam a vida rapazes.

Afinal, jogos de tabuleiro deveria ser uma coisa divertida.

from apple to earth

[quote=newrev]

Não me parece ter publicado este artigo aqui ou ter algum pedido de publicação.

[/quote]

mffffAHAHAHAH A ironia mata-me.

"hay que endurecer, pero sin perder la ternura jamas!"

Ernesto 'Che' Guevara 1928 - 1967

Isso é bom sinal não? :wink:

Temos aqui candidato à Bujarda do ano?

Joguem, joguem, não há aqui nada para ver…

:slight_smile:

_____________________________________________________________<br “Artificial Intelligence is no match for Natural Stupidity.”

[quote=newrev]

Não me parece ter publicado este artigo aqui ou ter algum pedido de publicação. Já tinha reparado que é prática de alguns publicar artigos e regras sem um pedido de autorização.[/quote]

Se não reparasses nisso era mesmo de espantar.

[quote=newrev]Parece que a falta de sentido de humor está a evadir o abreojogo.[/quote]

Uma excelente notícia, enfim, nestes tempos de crise.

Agora mais a sério, não achas que já não tens idade para recorrer a esta velha táctica? Insultares as pessoas e depois dizeres que foi a brincar? É que, mesmo reconhecendo os teus problemas com o Português, a palavra "idiota" não tem muito de humorístico...

[quote=newrev]Ainda me lembro o quanto foi xingado um amigo e assiduo frequentador deste fórum à bem mais tempo que a maioria de vocês, por achar ofensiva uma fotografia de uns putos durante um jogo qualquer de pistolas. Conseguiram correr com ele. Mas enfim leva-se tudo muito a peito, a vida é madrasta.[/quote]

A vida é madrasta e a memória curta... vai lá ler o tópico outra vez. Nem ele disse que a imagem era ofensiva nem foi insultado (suponho que era isto que querias dizer, certo?).

O Shiva também não foi excluído deste site. Limitou-se a amuar e deixar de aparecer.

E quanto à antiguidade, que é irrelevante neste caso, mas que para ti parece ser importante, vai lá ver os perfis e vê quem é membro deste site há mais tempo... Andas mesmo mal informado, rapazinho.

Eu, por outro lado, quero mesmo deixar de ser membro do teu site. Simplesmente não quero que o meu nome esteja associado ao mesmo nem que a minha inscrição engrosse o extraordinário número de 128 membros (já me estou a descontar.)

[quote=newrev]Afinal, jogos de tabuleiro deveria ser uma coisa divertida.[/quote]

Para mim são. Para ti, pelos vistos, não.

O que não é divertido é a atitude infantil e irresponsável de pessoas como tu.

Finalmente, e para que não corras riscos de ser acusado de censura, mesmo que a mesma ocorra por simples incompetência na administração do site, fica aqui uma cópia do post que fiz a pedir a minha exclusão da Rede de Jogos:

[quote=Mallgur]Tens a minha permissão, mais, tens o meu pedido expresso, para apagar o perfil e todos os posts associados ao mesmo.

E não. Não me chega simplesmente não vir aqui. Isso já eu fazia.

Se quiseres, por motivos que me escapam, que te envie um e-mail com o mesmo pedido, tens, como sabes, muitas formas de me contactar através do AbreoJogo.

Obrigado[/quote]

Colocado hoje por mim no Rede de Jogos.

_____________________

"No caminho para o verdadeiro conhecimento, as coisas óbvias são os obstáculos."

ó Malgur,

Se eu quisesse ofender alguém teria escrito:

atribuições idiotas à boca mais idiota, "organizadas por gente idiota".

'A maioria das pessoas' quer dizer: a maioria e não todas.

Quem parece ter alguns problemas a interpretar o Português pareces ser tu e não eu.

O artigo não ofende ninguém, bem pelo contrário, apenas valoriza quem contribui para a comunidade.

Mas como não serve para a provocação é melhor nem falar nisso.

Por muito que digas e queiras acreditar que foi amuo, a verdadeira razão do shiva deixar de participar aqui, foi a má educação e o tom ofensivo de alguns frequentadores deste fórum, a mesma que está patente na tua resposta e noutras deste tópico. A colocação deste post aqui não passou de uma mera provocação e aí tens toda a razão, sinto-me um idiota por continuar a responder.

sabes que saber rir de si mesmo é uma virtude cada vez mais difícil de encontrar?

Não vale a pena levar isto mais longe. E continua a ir á rede, que certamente irás encontrar mais tópicos que possam provocar estas discusões. Sempre agitam um pouco a monotonia.

abraço ó rapazinho

from apple to earth

Pessoal, já somos todos crescidos. E que tal resolverem isso por mail entre vocês?

Não vale a pena estar a criar mau ambiente. Estou certo que foi tudo um mal entendido. Nada como um mail para resolverem isso.


Agora é que estou mesmo ofendido. Duelo ao pôr-do-sol? Escolhe as armas e os teus pares! :stuck_out_tongue:

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim / "Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

Se eu pudesse replicar por escrito o gesto que este artigo me fez lembrar. E não é crime nem nada. lol

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim / "Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

A todos os outros leitores, as minhas maiores desculpas, da minha parte esta discusão inútil termina mesmo por aqui.


from apple to earth

[quote=newrev]

ó Malgur,

Se eu quisesse ofender alguém teria escrito:

atribuições idiotas à boca mais idiota, "organizadas por gente idiota".[/quote]

Uma atribuição idiota implica um idiota a fazer a mesma. Já para não falar no autor da boca em questão. Ou vai-me dizer que também não querias ofender quem fez a mesma? É que se não querias, foi isso mesmo que fizeste.

Se fosses um tipo maturo e tivesses algum sentido de responsabilidade, reconhecerias que foste longe demais com a "brincadeira" e retratavas-te do erro na medida do possível. Mas não... contionuas a insistir.

[quote]O artigo não ofende ninguém, bem pelo contrário, apenas valoriza quem contribui para a comunidade.

Mas como não serve para a provocação é melhor nem falar nisso.[/quote]

O artigo personaliza as contribuições de alguns e classifica de idiota uma brincadeira feita por alguém que faz mais pelo hobby todas as semanas que te vi a ti fazer em todo o tempo que eu frequento este site. Se isso não pode ser considerado ofensivo, realmente não falamos a mesma língua.

[quote]Por muito que digas e queiras acreditar que foi amuo, a verdadeira razão do shiva deixar de participar aqui, foi a má educação e o tom ofensivo de alguns frequentadores deste fórum, a mesma que está patente na tua resposta e noutras deste tópico. A colocação deste post aqui não passou de uma mera provocação e aí tens toda a razão, sinto-me um idiota por continuar a responder.[/quote]

Mais uma vez te recomendo que leias o tópico em questão. Mas como consegues vislumbrar ofensas no meu post anterior, é possível que vejas lá algo que pudesse ofender o Shiva. A verdade é que foram feitos vários pedidos para que se expusessem as ofensas e ninguém foi capaz de o fazer. Já agora, mostra lá em que medida fui ofensivo agora...

Outra coisa que acho curiosa é que digas num parágrafo que o artigo "não serve para a provocação" e neste "A colocação deste post aqui não passou de uma mera provocação"... Então este texto no Rede de Jogos não é uma provocação, mas aqui no Abre o Jogo passa a ser? O que está mudado no mesmo? Foi alterado de alguma forma? Creio que não...

Depois sou eu que não entendo Português? Podias ao menos ler os posts antes de os submeter para não fazeres esta figura.

[quote]sabes que saber rir de si mesmo é uma virtude cada vez mais difícil de encontrar?[/quote]

Sei. Mas é cada vez mais fácil encontrar quem pense que faz humor mas se limite a tentar diminuir os outros. Muitas vezes sem se dar conta da figura ridícula que faz...

[quote]Não vale a pena levar isto mais longe.[/quote]

Olha... Outra táctica de fuga. Brilhante! Nada surpreendente, contudo.

[quote]E continua a ir á rede, que certamente irás encontrar mais tópicos que possam provocar estas discusões. Sempre agitam um pouco a monotonia.[/quote]

Não. Faz o favor de eliminares o meu registo como já te pedi duas vezes. Isto já não tem nada a ver com a questão em causa neste tópico mas com o simples exercício da tua função de administrador do Rede de Jogos. Não tenho dúvidas que possa encontrar artigos deste tipo por lá, acho que já está demonstrado que não consegues produzir nada melhor, mas é precisamente por isso que quero deixar de ser membro. Porque este tipo de artigo, na minha opinião, não contribui em nada para o crescimento do hobby.

Eu quebro a monotonia todas as semanas com um encontro de jogos de tabuleiro, obrigado. Não preciso deste tipo de artigo para isso. Mas o Rede de Jogos parece que não tem outra forma de o fazer...

_____________________

"No caminho para o verdadeiro conhecimento, as coisas óbvias são os obstáculos."

Desculpa lá, mas certas coisas ditas em público exigem resposta em público.

Isto não tem muito que resolver. Por mim, quando o meu registo na Rede de Jogos estiver eliminado, a parte resolúvel da situação fica resolvida.

O resto é uma troca de impressões acerca de uma atitude e de um texto publicado num local público. Este é um fórum de discussão de temas que nos interessam. Se o tema não te interessa, não tens que o ler. Mas não me parece que seja o mais adequado remeter isto para mails privados quando se afirmam certas coisas em locais públicos.

Compreendo que o tópico tenha tomado uma direcção menos simpática, mas ser crescido também significa ser capaz de defender um ponto de vista, mesmo que isso implique algumas trocas de palavras menos simpáticas. Não o fazer é consentir que este tipo de comportamento é aceitável.

Espero que comprrendas.

_____________________

"No caminho para o verdadeiro conhecimento, as coisas óbvias são os obstáculos."

Eu sei que não tenho nada a ver com isto, mas é um bocado parvo este arrufo. Ok, pronto, cada um de vós tem certamente razões para se sentir ofendido e aborrecido pelas proporções que isto tomou e ainda por cima quando a discussão se tornou pública, mas tenho alguma pena que tal suceda. Até porque acho que, pelo menos o Mallgur e o Vital são pessoas que fazem coisas positivas pelo hobby e vê-los de costas voltadas não deixa de causar um certo constrangimento a todos os que aqui dão um salto.
Tudo bem que muitas vezes uma pessoa está mais mal disposta do que o habitual e um post inofensivo pode-se tornar em algo mais agressivo que pode, infelizmente, fugir à verdadeira intenção do tipo que o escreveu. Já me aconteceu isso uma vez por causa dum comentário ao Monopólio que fugiu um bocado ao que pretendia e foi chato.
Bem, mas a verdadeira razão porque escrevo este apontamento é para, se calhar, apagarem este tópico da agenda. Acho que era melhor para todos!

Eu não estou mal disposto. Tenho-me rido à brava com as manobras do Vital para tentar desculpar-se sem pedir desculpa. Faz-me lembrar as minhas sobrinhas quando eram mais pequenitas e faziam asneira...

A discussão não se tornou pública, foi sempre pública porque o que a causou foi colocado num local público.

Quanto ao que o Vital faz de positivo pelo hobby, não sei. Nunca o vi nos encontros, nunca soube que tivesse organizado alguma acção de divulgação, nunca li nada dele que não fossem provocações a quem frequenta o Abre o Jogo. Que ele venha aqui tratar por idiota (sim foi isso que fez, por muito que queira atirar areia para os olhos dos outros ou de si mesmo) o Johnny, que ajudou imenso no encontro de Abrantes, practicamente tratou de tudo no encontro deste ano do Porto, faz protótipos, participa em encontros, faz cartazes, etc, etc etc... É um bocadinho demais.

Explica-me,se conseguires, em que medida alguém chamar idiota ao Firepigeon e ao Johnny Be Good pode ser inofensivo.

Eu também gosto muito da concórdia e da paz e de evitar discussões, mas há limites para tudo.

_____________________

"No caminho para o verdadeiro conhecimento, as coisas óbvias são os obstáculos."