Marvel Super Heroes Action Game

O Zé que me corrija se estiver errado, mas o que acho que ele quer é que haja uma completa distinção entre o jogador e personagem, perceber-se, olhando para ele, que quem está à mesa não é o Tiago, mas o Pax Botox, por ex.

Eu tenho 3 problemas (menores, diga-se, e facilmente ultrapassáveis) com isto: 1º, não estamos a fazer teatro, apesar do jogo se chamar roleplaying, esquecemos a parte do game - ainda estamos lá para rolar dados, camandro!; 2º, não há uma recompensa mecânica por jogar assim (mesmo os jogos que dizem: “ganha XP por bom roleplay”, não dizem o que é “bom roleplay”, e com tanta gente pelo mundo fora a jogar, e cada uma a dizer que a sua maneira é a correcta, é complicado chegar a um consenso sobre isso); e 3º, as razões que já apontei antes (não ter jeito/vontade/conforto para fazer play-acting).

–~~–

To crush your enemies, to see them driven before you, and to hear the lamentations of their women.
-Noddy, Lord of Darkness

Ok, eu pensei que podiamos chegar a um meio termo.

Acho bem que os jogadores e o GM comuniquem as suas intenções na 3ª pessoa, para a comunicação ser o mais clara possível e depois quando passarmos à parte de resolver o conflito ou criar o contexto para que ele apareça ou numa cena sem conflito mas que seja importante (de alguma maneira) para a história do personagem, colorirmos as coisas de uma maneira mais viva e que passem a mensagem melhor para o imaginário de todos.

Quanto a abolir completamente a comunicação dentro de jogo entre o jogador e o GM na 3ª pessoa vai causar imensa entropia na comunicação e é possível que torne as sessões menos divertidas, pelo menos esta é a experiência prática que eu tenho.

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

The Turku School developed in Turku, Finland, especially by Mike Pohjola from 1996 to the present. It advocates immersion ("eläytyminen") as the primary method of role-playing, and artistic exploration as the primary goal. Eläytyjist style is thought to be distinct from dramatist, gamist, and simulationist styles, and dramatism and gamism are thought to be clearly inferior styles of role-play, fit only for other mediums besides roleplaying.

Daqui. Isto para dizer: há gostos e gostos, e tenho certeza que sim, através da comunicação conseguiremos chegar a meio termo. Ainda gostava de saber a opinião do Tiago sobre isto tudo.

–~~–

To crush your enemies, to see them driven before you, and to hear the lamentations of their women.
-Noddy, Lord of Darkness

Este assunto está encerrado?

Nunca mais ouvi falar sobre isto, deixamos de jogar, continuamos e fazemos uma tentativa para mudar, faz o Zé uma tentativa para mudar, como é, gente?

Ficar no silêncio é que não é bom sinal…

Tiago, gostava de saber o que pensas disto tudo, camarada!

–~~–

To crush your enemies, to see them driven before you, and to hear the lamentations of their women.
-Noddy, Lord of Darkness

Eu gosto muito de vocês todos, acho-vos pessoas muito giras. No entanto, e tendo em conta que a minha vida toda, e não só o RPG, está a mudar, provavelmente é melhor eu deixar de jogar convosco. Não que isso infira que vamos deixar de comentar o RPG, e que não possamos voltar a jogar. Mas é assim: a minha vida provissional está, também, a levar com uma série de mudanças inesperadas, e compromissos que podia manter com facilidade no passado podem ficar muito problemáticos de cumprir. Assim, por enquanto, e sem prejuízo de mais nada, vou afastar-me das lides de RPG com Vossas Excelências, desejando-vos sessões divertidíssimas de seja o que for que acabem por jogar.

Abraços,

“I want Rustlers, Cutthroats, Murderers, Bounty Hunters, desperados, mugs, pugs, thugs, nitwits, halfwits, dimwits, vipers, snipers, con men, indian agents, mexican bandits, muggers, buggerers, bushwackers, hornswaglers, horse thiefs, bull dykes, train robbers, bank robbers, asskickers, shit-kickers and METHODISTS!”

Camaradas restantes, que se faz a seguir?

–~~–

To crush your enemies, to see them driven before you, and to hear the lamentations of their women.
-Noddy, Lord of Darkness