Esta é efectivamente uma forma de jogar D&D, tão válida como qualquer outra desde que todos os presentes na mesa se estejam a divertir. Contudo esta é apenas uma das várias formas de tirar prazer a jogar, nunca podemos esquecer que há outras e num grupo normal, com um número de jogadores entre 4 e 6, é altamente improvável que todos os presentes (não esquecer o DM!) gostem todos do mesmo tipo de jogo. É assim função do DM avaliar o que cada interveniente mais aprecia no jogo e tentar pôr em todas as sessões todos esses factores, caso contrário, a jogar sempre do mesmo modo muito rapidamente metade do grupo (ou mais) vai estar constantemente a bocejar e acaba por perder o interesse no jogo. Jogar com as motivações que sessão após sessão traz um jogador de volta à mesa, não é tarefa fácil... [/quote]
Há um livrinho muito interessante para, precisamente, ajudar um GM a gerir os vários gostos dos seus jogadores. Chama-se Robin's Laws of Good Gamemastering e está publicado pela Steve Jackson Games.
"Killing with the tip lacks artistry. It must be done with the edge." - Gurney Halleck in Dune, Frank Herbert
Falando então aqui, a questãó é que tu não falaste que há sistemas superiores a D&D para questões sociais e afins (claro que os há e bem!) mas o que disseste foi que simplesmente não dá para roleplay e drama social…
A minha opinião é que qualquer rpg se pode transformar num puro hack n slash, depende simplesmente dos jogadores do GM.
Em D&D podes e tens ropleplay, drama social, interacção etc, há regras e mecânicas para isso.
Onde o jogo se torna melhor é claro na sua vertente de combate, isso ninguém nega! Mas dizer que por esse facto deixar de ter a outra vertente… Já isso estou contra veementemente!
[quote=Demonknight]Falando então aqui, a questãó é que tu não falaste que há sistemas superiores a D&D para questões sociais e afins (claro que os há e bem!) mas o que disseste foi que simplesmente não dá para roleplay e drama social...[/quote]Bom, o que eu disse foi algo que julgava poder ser compreendido no contexto de quem já leu este thread e conhece a minha opinião[quote]Esse argumento do "ah, mas também dá para roleplay e drama social" não me convence. Algo me diz que D&D se preocupa mais com a maneira certa de usar um Whilrwind Attack do que com um bónus de +4 a Bluff.[/quote]Portanto, digo que não me convence a ideia que qualquer sistema serve para tudo e proponho que D&D tem os seus melhores aspectos a nível do combate. Acho que nisto estamos de acordo.
O que é altamente discutível é a minha opinião sobre como gosto de jogar D&D - patente aqui no meu blogue - e era essa minha preferência pessoal que estava a defender em Dark Sun. Talvez devesse ter sido mais claro.
Estamos mais ou menos de acordo, penso que D&D dá para tudo, embora seja muito melhor em situações de combate.
E claro, cada qual tem a sua maneira de jogar e desde que se sinta bem, heck! Play on!