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Sinopse:
Todos os jogadores vão criar um caminho com cartas de forma a entrar e sair da pirâmide recolhendo o máximo de tesouros possíveis. O primeiro a conseguir sair desencadeia o final do jogo e nesse momento ganha quem tiver colecionado mais tesouros ao longo da partida.
Como se joga:
⇒ Setup
Colocam-se as cartas de entrada e saída na pirâmide a uma distância de 6 cartas. Cada jogador coloca o seu meeple na carta de entrada da pirâmide.
Baralham-se as cartas de câmara e distribuem-se 4 a cada jogador. Distribui-se também uma carta de reserva de tesouros, que cada jogador coloca virada para cima à sua frente.
Com as restantes cartas de câmara forma-se um monte de bisca com a face de labirinto oculta e colocam-se os cubos de tesouro ao lado como reserva.
Escolhe-se quem será o jogador inicial à sorte.
⇒ Desenvolvimento
Por ordem de turno, no sentido dos ponteiros do relógio, cada jogador executa três fases seguintes:
- Jogar carta;
- Mover o peão;
- Repor cartas na mão.
1. A primeira ação é jogar uma das suas carta da mão sobre uma ou duas cartas colocadas na mesa. O deus da sua carta tem de ganhar a pelo menos um dos deuses das cartas que está a cobrir. (cão ganha à serpente; serpente ganha ao chacal; chacal ganha ao cão)
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Quando a carta jogada tapa duas cartas com o mesmo símbolo, o jogador ganha um tesouro.
Ao colocar a carta é proibido:
- criar 3 níveis de cartas, ou seja, a nossa carta pode tocar nas duas cartas que cobre, mas não pode cobrir uma carta que por sua vez já esteja a cobrir uma terceira;
- tapar o símbolo do deus da carta que está a cobrir.
2. A segunda ação é mover o seu peão. O número de vezes que se move o peão é indicado pela carta que acabou de jogar. Primeiro contam-se as cartas por onde se pretende mover, antes de efetuar o movimento, evitando a movimentação das cartas expostas.
Regras de movimentação:
- O movimento tem de terminar numa carta diferente daquela que se jogou.
- A mesma carta não pode ser atravessada duas vezes no mesmo turno.
- O movimento não pode passar nem terminar numa carta que já tenha um peão.
- O número de movimentos indicado pela carta do jogador tem de ser completamente executado. Se não for possível, não se realiza o esta ação!
- Quando o movimento termina numa carta da mesma cor da carta jogada pelo jogador, este ganha um tesouro (cubo vermelho).
3. A terceira ação é biscar uma carta do monte de bisca para voltar a ter 4 cartas na mão.
⇒ Fim do jogo
O jogo termina quando a reserva de cartas de reserva se esgotar ou quando um jogador alcance a carta de saída da pirâmide.
No caso de ser um jogador a chegar à carta de saída, os outros jogadores entregam um dos seus tesouros por cada carta que necessitem percorrer para sair da pirâmide.
O jogador com mais tesouros vence a partida!
Avaliação:
Mastabas é um jogo de cartas muito fácil e simples de jogar. As regras do jogo podiam estar mais claras, pois deixam espaço para dúvidas, sobretudo quando se lêem pela primeira vez. Todavia são curtas e facilmente conseguimos principiar uma partida.
A qualidade global do jogo é boa e a caixa tem as dimensões ideais para este estilo de jogo.
O jogo não nos encheu as medidas sobretudo porque a temática é bastante forçada, a experiência de jogo é apenas satisfatória, não é entusiasmante. Um jogo interessante se for usado com os mais pequenos, pois não tem a complexidade exigida para jogadores mais experientes, mas a suficiente para desafiar o engenho construtor dos mais petizes.
As ilustrações do jogo, sobretudo da capa do jogo, são muito bonitas e detalhadas e contribuem bastante para aguçar o desejo de o jogar.
Em suma, mais um jogo de cartas com um tema cativante que depois não foi capaz de nos cativou suficientemente. O seu preço convidativo torna-o numa boa proposta para jogar com crianças.