Mata! é um jogo sobre pessoas com desejo de morte. Nele, os personagens são mercenários dos dias de hoje pagos para lutar em guerras que não são as suas, por dinheiro sujo que corrompe a alma, com armas que são state of the art e matam milhares em segundos. (inspirado pelo incisivo Rogério Alecrim e pelo fofinho mas impagável João Mendes).
Atributos (de 1 a 10):
Força
Destreza
Constituição
Rapidez
Reflexos
Resistência
Recuperação
Mente
Pontaria
Pericias (de 1 a 10):
Combate Desarmado
Combate Desarmado contra um oponente
Combate Desarmado contra vários oponentes
Artes Marciais (escolher especialidade e dar +1)
Combate com armas de mão leves
Combate com armas de mão leves cortantes
Combate com armas de mão leves esmagantes
Combate com armas de mão pesadas
Combate com armas de mão pesadas cortantes
Combate com armas de mão pesadas esmagantes
Armas de longo alcance
Armas de curto alcance
Armas de repetição
Armas de tiro continuo
Outras armas
Escalada
Natação
Atletismo
Corrida
Tiro com arco
Arremesso de cenas
Outras cenas
Criação de Persos:
São dados 50 pontos para distribuir por Atributos e Pericias, numa relação de 1 para 1, excepto em Mente e Outras Cenas, que é numa relação de 1 para 2, porque são cenas mentais.
Sistema:
Escolher 1 Atributo e 1 skill, rolar 1d10, somar e passar uma Dificuldade de 1 a 50; os 10's re-rolam-se e somam-se ao bolo; os 1's re-rolam-se e tornam-se negativos, subtraindo do bolo. O GM rola 1 dado e escolhe se o resultado soma ou subtrai ao teu, re-rolando os 10's e 1's da mesma maneira. O GM odeia-te e quer-te ver morto.
Exemplo:
Mad Dog Trent quer dar cabo de uns chinos ali ao fundo. Ele rola a sua Pontaria (10) com a sua Pericia Armas de longo alcance (10) e soma o resultado do dado (5) para um total de 25; se a Dificuldade for 25 ou menos, ele conseguiu dar cabo dos chinos.
Para tudo o que não for combate, usar Mente e Outras Cenas.
Exemplo:
Dark Revan quer ir prá cama com umas gajas. Ele rola a sua Mente (1) com a sua Pericia Outras Cenas (1), mais o resultado do dado (5) para um total de 7; se a Dificuldade for 7 ou menos, ele conseguiu ir prá cama com as gajas.
Papel dos jogadores:
Matar cenas que mexam; em alternativa, destruir cenas que não mexam.
Papel do GM:
O GM decide quando rola o dado e a dificuldade, e mete lá as cenas para matar, destruir e matar e destruir. O GM decide quando dar XP.
Experiência:
Ganha-se 5 XP por cena morta, e se alguma vez se rolar Mente e Outras Cenas, independentemente de ser bem sucedido ou não, ganha 1 XP, que se pode traduzir num avanço num Atributo ou Pericia, menos em Mente e Outras Cenas, que custa 5 XP por avanço, porque é uma cena mental.
Ofereço um almoço a quem escrever um Actual Play disto.