Mega-joga de TI3

  • 8 jogadores (2 novos)
  • 7 horas de jogo (das 11h00 às 19h30 com paragem para almoço)
  • 2 mesas de jogo (com mais de 4 m2 de superficie)
  • Um dos melhores dias de jogo deste ano:

A ver mais aqui

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

grande jogo :D

 

como sempre depois de jogar isto fica sempre o bichinho para jogar logo outro lol :P por isso kando e ke o proximo jogo ppl ? :P

Estive lá no dia em que este jogo ocorreu, e embora não me tenha envolvido, parei muito brevemente por lá para dar uma olhadela. Devo dizer que fiquei bastante impressionado. A imensa área de jogo, todos os componentes envolvidos. Bastante imponente e vasto para algo que eu não associaria automaticamente a algo mais do tipo Warhammer e afins (não sou um board gamer de qualquer espécie, logo o meu conhecimento é muito limitado).
Que tal mais alguns detalhes sobre o jogo? Como é que se processa em traços gerais? 7 horas de jogo é imenso. É um jogo dinâmico ou tem muitos momentos mortos?

Desta vez fizemos por exagero. Efectivamente o jogo é fenomenal mas é preciso já o ter jogado para efectivamente lhe começarmos a descobrir as estratégias possiveis, as nuances, as punhaladas nas costas, etc.

Conclusões: a 8 jogadores fica o facto que se escolhem todos os turnos as 8 cartas de estratégia, o que é uma nota negativa, mas tinhamos de o fazer pelo menos uma vez com 8 para efectivemente o comprovarmos. Outro aspecto negativo é que como 2 dos jogadores eram novatos no mesmo (um deles mesmo novato relativamente a boardgames), o primeiro turno fica extremamente demorado, porque tem de se lhes dar uma idéia do quinquilhao de coisas que podem fazer no seu turno.
A sensação que fica é a de uma Space Opera em curso, algo gigantesco que se está sempre a desenrolar. Downtime? Não me lembro, a não ser quando o Sgrovi decidiu mandar parar tudo para jogar uma action card que lhe permitiu rebuscar todo o deck de politicas para escolher a que lhe apeteceu (isto com cerca de 80 cartas ter de as ler todas a ver qual a que lhe dava jeito!! LOL!!). De resto não me lembro de parar, senão estou em erro fumei dois meio cigarros durante a tarde inteira pois não dava para mais.
Como já foi dito fica a sensação de quero mais!!!

A ver se marcamos o próximo com uns 4-5 já batidos!! Fácilmente se fará num fim de tarde/noite de quarta.

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Bom eu estava lá por cima e o que posso dizer é que deve ter sido mesmo muito bom e com ZERO down time já que tirando o almoço poucas foram as vezes em que algum dos 8 jogadores subiu à superficie para respirar.

A experimentar... definitivamente!

Peace !!!

Oblivion

Esta foi só a terceira joga de TI3 e ainda assim (e aqui as minhas desculpas a todos) ainda se cometeram erros:

  • No voto de Leis o que conta é a influencia politica dos planetas não exaustos no momento da votação, ou trocando por miúdos, o número de votos de cada jogador é igual ao somatorio de influencia dos seus planetas não exaustos no momento da votação - não é necessário “gastar” os planetas para ter mais votos.

  • Uma Space Dock só pode ser construída num planeta que se tenha controlado sempre desde a fase estratégica (ou seja a ronda toda), e não serve para construir unidades no mesmo momento em que é construida (só na ronda seguinte)

  • Esqueci-me totalmente da Opção 14: Voice of the council - Players who wish to add to the usefulness of influence and Political Cards may wish to use the included Voice of the Council Special Objective Card. This Special Objective works as follows. Before activating the primary ability of the Political Strategy Card or the Assembly Strategy Card, the active player may call for a vote to determine who becomes Voice of the Council. All players then vote for any player (as if they were voting on an agenda).
    The player that receives the most votes (ties being broken by the Speaker) gains control of the Voice of the Council Objective (placing it in front of him). He immediately gains 1 Victory Point, and the previous owner of the Objective loses 1 Victory Point.
    Example: The Sol player uses the Assembly Strategy Card and decides to call a vote for Voice of the Council. The Sol player wins the vote and gains the card (immediately gaining 1 Victory Point). On the following turn, the Muaat player wins a vote for Voice of the Council. The Sol player loses 1 Victory Point and the Muaat player gains 1 Victory Point.

  • Esqueci-me da opção 9: Facilities - Players who prefer games with more abundant resources may wish to use this option. This expansion includes 16 Facility Cards: 8 colonies and 8 refineries. These facilities may be built on any planet outside of a player’s Home System at the cost of 1 resource. Facilities add 1 additional resource or influence to the planet they are built on. Colonies increase the influence value of a planet by 1, while refineries increase the resource value of a planet by 1.
    Building Facilities: A player may build facilities during the Produce Units step of a Tactical Action. Facilities are built following the same rules as Space Docks, and may only be built on a planet that you have controlled for the entire game round. A player may not build a facility if an opponent has ships in the system or if there are no more Facility Cards of the chosen type remaining. Facilities may not be built on Trade Stations.
    Important: Building a facility on a planet exhausts that planet, if it is not exhausted already. You may exhaust a planet to build a facility on that planet, but you do not receive the extra influence or resource that game round.
    Once built, place the Facility Card under the planet card, with the bottom edge sticking out to indicate that it will provide an additional influence (colony) or resource (refinery) in future game rounds. You never exhaust Facility Cards. Instead, when you exhaust a planet with a facility, the planet is treated as if the relevant number on the planet card (influence for colonies or resources for refineries) were one higher. Each planet may have no more than one facility on it at a given time. If a player successfully invades a planet that contains an opponent’s facility, the facility is immediately destroyed.
    Exception: A facility may be captured by agents or Shock Troops as if it were a Space Dock.

  • Lembro-me que falámos nisto no inicio mas penso que toda a gente se esqueceu: Opção 8: Space Mines - Later in the war, it became clear that PDS cannons were not enough to defend the core systems. Space mines – homing explosives that lock on to capital ships’ registration signals and attempt to detonate enemy targets – were developed to supplement other
    defenses.
    Deploying Space Mines: During the Production step of an activation in a system containing a friendly Cruiser, the active player may spend 2 resources in order to produce 1 space mine in the system. No player may produce space mines if no tokens are available. He places a space mine token in the system with his Control Marker on it. Players may never produce more than one space mine during a single activation.
    Example: The Muaat player activates his Home System and moves an adjacent Cruiser into it. During the Production Step of the activation, he produces a space mine from his Cruiser and places his Control Marker on it.
    Triggering Space Mines: After the PDS Fire step of an activation in which a player moves ships into a system containing an opponent’s space mines, he must roll 1 die individually for each non-Fighter ship entering the system (the active player must announce before each roll which ship he is rolling for). For each roll of 9 or 10, the ship is immediately hit. After all ships have been rolled for, remove one space mine token from the system and resume the action. A player only rolls for space mines once, even if there is more than one space mine present. If there are multiple space mines, the active player may decide which space mine to remove after rolling.
    Important: Players only have to roll for space mines if they end their movement in a system containing them. Players may move through a system containing space mines without any effect.
    Example: The Saar player decides to move 1 Dreadnought, 1 Carrier, and 2 Fighters into a system containing an opponent’s space mines. He rolls 1 die for the Dreadnought (the result is a 10) and 1 die for the Carrier (the result is a 9). The Carrier is then destroyed and the Dreadnought is damaged. Although he did not have to roll for the Fighters, they are now destroyed because they are not supported (by a Carrier, a Space Dock, or the Advanced Fighters technology).


Para quem ainda não teve oportunidade de jogar isto também serve para verem a quantidade de variáveis que há que balancear durante o jogo, e isto é só a ponta do iceberg!!

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

[quote=Firepigeon]
- No voto de Leis o que conta é a influencia politica dos planetas não exaustos no momento da votação, ou trocando por miúdos, o número de votos de cada jogador é igual ao somatorio de influencia dos seus planetas não exaustos no momento da votação - não é necessário "gastar" os planetas para ter mais votos.
[/quote]

Então e se um jogador não possuir planetas com influencia não exaustos?

---------------------------------------------------------------------

Looking across the space, we are looking back in time.

Nessa situação tem 1 voto.

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Falo por mim, mas a última hora foi um bocado penosa. O causador disto era o cansaço e não o downtime que foi quase inexistente (7 horas no mesmo jogo é muito). Penso que essa hora extra pode ser facilmente eliminada com o primeiro turno mais acelerado, que pode ser conseguido nas condições indicadas pelo Firepigeon (-2 ou 3 jogadores e sem jogadores novos).

---------------------------------------------------------------------

Looking across the space, we are looking back in time.

Penso que com 5 jogadores se faz um jogo em 4 horas, temos de experimentar.
De inicio o pessoal está hesitante e depois começa a entrar no ritmo em que um está a jogar e já os outros estão a preparar a sua jogada, deixando em aberto as variaveis que podem influir as suas decisões devido às jogadas dos outros jogadores, conforme os outros vao jogando assim vai decidindo o que vai fazer quando chegar a sua vez, até que quando o jogador ao seu lado conclui a jogada, já a sua está mais das vezes pronta a jogar, e quase que lhe basta dizer o que vai fazer (ok ppl, vou activar este sistema, mover 1 Dreadnought, e construir 1 War Sun e 4 Fighters) que enquanto mexe as peças de um lado para o outro já o jogador seguinte está a fazer a sua jogada.
Os momentos de Downtime maiores é quando existem batalhas entre dois jogadores mas mesmo estas não demoram mais de 5 minutos a decidirem-se, em 2 a 4 rondas de combate. De resto o jogo está sempre a fluir e quase nunca se tem tempo livre. Um tipo ausenta-se pra ir buscar uma Cola e quando volta é inevitável a pergunta: “O q é q aconteceu no entretanto?”!!

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Manda vir ... Uma confirmação já aqui conta !!

 

PS - :( O Websense não me deixa ver as fotos ... buuuaaahhh

Ainda não dormiste desde o jogo e já queres outro ?

Tu tás todo queimadinho :D

 

Peace !!!

Oblivion

[quote=Sgrovi]

Manda vir … Uma confirmação já aqui conta !!

 

PS - :frowning: O Websense não me deixa ver as fotos … buuuaaahhh

[/quote]

 

Não consegues ver as fotos no site do pombeiro, não consegues votar na rede. Deita fora o chasso do teu Pc e compra um Mac. Cool

 

De facto o jogo é colossal, especialmente o visual e o espaço que ocupa, do resto não posso falar que não sei jogar. Mas que impressiona, lá isso impressiona. Teria que mudar de casa para uma maior para o conseguir jogar.

E ainda há quem diga que o tycoon ocupa muito espaço.

Bahh, meninas.

Boas pessoal,

Estou aqui a escrever-vos na esperança de que alguém me consiga dizer se existe e onde posso encontrar as regras do Twilight Imperium em Português!

Adquiri o jogo já há algum tempo e acabei sempre por desistir de jogar por não percebia muita coisa do manual em Inglês...

Obrigado pela ajuda!!

Cumprimentos

Então é melhor começares a aprender inglês.

[url=https://tinyurl.com/2d7cadg]Últimas jogatinas:
[img]https://tinyurl.com/2464czr[/img][/url]

No BGG existem umas traduções em espanhol, mas não encontro nada em português. Podes ver a página de ficheiros no BGG do TI3 [url=https://www.boardgamegeek.com/boardgame/12493/twilight-imperium-third-edition]aqui[/url]. Mas confesso que fiz apenas um browse rápido.

[url=https://tinyurl.com/2d7cadg]Últimas jogatinas:
[img]https://tinyurl.com/2464czr[/img][/url]

fui à ficha do jogo no Tujogas, e voilá, regras em PT-BR, melhor que nada:

https://www.tujogas.com/P/jogo_view.cgi?jogo_id=101

-----