Memoir '44 - A Libertação de Paris

Bom, e tal como tinha ficado prometido há muito tempo, esta noite finalmente eu e o Jota reunímo-nos cá em casa para uma jogatana de Memoir '44. Jogámos o cenário 11, Liberation of Paris, que segundo o Jota é dos mais equilibrados e renhidos. Começamos comigo a jogar os Aliados e o Jota o Eixo, para depois trocarmos de lados no segundo jogo.

Memoir '44 - Jota & Ricardo

Foi a minha primeira vez a jogar contra outra pessoa, pois até agora só tinha feito um pequeno playtest em que joguei contra mim próprio para me introsar nas regras. Já para o Jota, bom, deve ter sido o milésimo jogo, pois já jogou todos os cenários incluídos no livro várias vezes. Obviamente que é esta a minha desculpa para ter perdido ambos os jogos que fizémos ontem à noite!

Memoir '44

Este Memoir '44 é realmente um achado. É impressionante como em praticamente meia-hora se pode montar e jogar até ao fim um cenário. É simples rápido, e muito divertido! Não será talvez um wargame, pelo menos não um da velha escola com centenas de pequenas peças de cartão e e pretensões a conseguir recriar detalhadamente conflitos históricos, mas se fosse de certeza que não me teria divertido tanto.

Pude aprender bastante a observar o Jota jogar. Os dois jogos foram bastante renhidos. No primeiro fiquei um bocado para trás ao início, não me lembro se fruto de algum erro de discernimento meu ou se apenas fruto de um par de lançamentos incrivlmente sortudos do Jota, mas já tinha quase recuperado pouco antes de tudo terminar com um contra-ataque intenso do Jota. O segundo jogo andou taco-a-taco o tempo quase todo, e foi novamente uma jogada cheia de cojones que conseguiu ao Jota os pontos que lhe faltavam para ganhar. Tenho de jogar com mais atenção a estas oportunidades; num jogo tão rápido em que o que contam é quem consegue os pontos primeiro, não compensa ser sempre cuidadoso. Vou ter de treinar melhor o meu instinto assassino, para não ser eu o assassinado!

Memoir '44 - Jota & Ricardo (2)

Vou ver se combino uma desforra para breve!

Pois, o Memoir '44 é um joguito rápido, mas não é só um wargame... Tem a componente de distribuir forças no terreno, em especial ocupando pontos-chave de onde se possa disparar confortavelmente sobre inimigos em ataque, mas também tem uma componente de sorte - às vezes as nossas forças estão todas no flanco esquerdo e só se tem cartas para mover o flanco direito...

Para mim isto é uma vantagem, porque se tem que jogar com probabilidades e posicionar as forças para tirar partido de todas as oportunidades que possam surgir. Mas não é propriamente um simulador de batalhas da segunda guerra mundial :)

[quote=ricmadeira]Vou ver se combino uma desforra para breve![/quote]

Com 1h30 pra dois jogos, acho que posso todas as noites! Diz coisas.

JJJ

[quote=jpn]Com 1h30 pra dois jogos, acho que posso todas as noites! Diz coisas.[/quote]

Dá para dois jogos e muita interacção com a Dianinha!

Se hoje não fossemos jantar a casa de uma amiga, era já esta noite, eheh. Sendo assim, estás recrutado para amanhã!

E continuo a dizer que se alguém quiser jogar uma partidinha pela web em tempo real dê-me em apito por aqui. Tudo o que é preciso para jogar está, curiosamente, disponível gratuitamente na internet: as regras estão aqui (no site oficial www.memoir44.com) e encontram tabuleiro, cartas e peças virtuais no site do VASSAL Engine, um programa gratuito que permite jogar boardgames e wargames pela internet em tempo real.