Memoir'44 vs Tide of Iron

Boas!

Melhor do que Bruce Lee VS Chuck Norris ou Stalone VS Lundgreen... Memoir'44 VS Tide of Iron!

Quem tem os dois jogos?

Qual preferem e porquê?

Isto porque os jogos são muito semelhantes e se tivesse de optar por um, qual optar?

Cumprimentos.

depende do que tás a procura se queres um jogo simples e facil de aprender o memoir'44 é isso mm um light wargame que se pode ou nao tornar complicado com as suas várias expansões o Tide of iron é logo de inicio complexo

qual deles é melhor não te sei dizer pois nunca joguei o Tide of Iron.

aconselho se queres saber qual arranjar a apareces num meet e experimentares ambos e tiras as dúvidas =)

Eu curtia era ler as vossas opiniões sobre ambos os jogos... já vi os rulebooks de ambos os jogos e o video de apresentação da FFG!

Embora aches que sejam semelhantes, eu considero bastante diferentes, pelo menos no que toca ao teu objectivo.

O que procuras no jogo?

Embora nunca tenha jogado Memoir, tenho Battlelore e já joguei o Battlecry, ambos possuem mesmo sistema de jogo. É um jogo bonito e rápido. É fácil de aprender/ensinar e consegues cativar amigos a jogarem mais rápido que o Tide of Iron.

Já o Tide of Iron é um jogo mais pesado, envolve outro sistema de jogo, digamos que "mais livre" pelo que não estás dependente das cartas que te saem. Na minha opinião têm uma componente estratégica muito superior à do Memoir 44, porém pode te ser mais complicado de arranjares amigos para o jogar. O jogo é um pouco complicado de aprender, com muitas regrazinhas pequenas que ninguém se lembra mas que dão realismo ao jogo (não te assustes que foi o primeiro jogo de tabuleiro que comprei e aprendi a jogar sozinho, por isso toda a gente consegue).

Ambos possuem já uma série de expansões, que complementam os exércitos/campos de batalha/regras dos originais.

Dentro do mesmo género do Tide of Iron aconselho-te a espreitares o Conflict of Heroes, na minha opinião é tão bom e completo quanto o Tide of Iron, bastante mais simples de jogar e aprender, com pequenos "tutoriais" nos primeiros cenários que se tornam bastante úteis para quem está a entrar no género. Não penses que os marcadores de cartão são coisa do século passado e que o bonito são as miniaturas, pois estes marcadores poupam muito tempo ao jogo.

A minha preferência recaí sobre este último, mas não há nada como experimentares os 2/3 jogos e depois escolheres.

Eu não gosto muito de jogos históricos pelo seu teor e serem o mais correctos possível, daí também preferir o Battlelore a qualquer um destes dois (Memoir e ToI). Não cheguei a dissecar as regras de ambos, só li por alto os manuais e o Memoir segue a linha do BL e do antigo Battlecry (e também incluir o C&C:Ancients). O ToI parece e é de facto mais "pesado" a nível de regras, por esse mesmo motivo criei o tópico, para ver as principais diferenças entre os dois.

O ToI também tem um sistema de personalização de bases e de número de tropa por bases que não inspira muita confiança. Ter de andar a por e tirar soldados de uma base parece-me que a longo prazo vai originar peças partidas.

Quanto ao comentário de miniaturas VS card-pieces... eu estou no mundo dos jogos de miniaturas logo é mais lógico que um jogo como o Battlelore me apele mais do que o C&C:Ancients. Mas isto já cai um bocado no gosto estético de cada um e que não invalida regras melhores. Talvez por isso é que me arrependo um bocado de ter comprado o Starcraft... é muito bonito visualmente mas depois na mesa não resultou como esperava... e trazia eu boas referências do Twilight Imperium (um dos criadores do SC).

[quote=oDESGOSTO]Isto porque os jogos são muito semelhantes e se tivesse de optar por um, qual optar?[/quote]

De semelhante só têm mesmo o tema!!! São o dia da noite em termos de jogabilidade. O M44 é um light wargame, que serve pra iniciar nestas lides muita gente, enquanto que o ToI já tem muita carne pra abocanhar, naquilo que que são os Conflict Simulations tácticos. Daí que repito o que já foi dito: o que é que procuras efectivamente? Um jogo rápido com cariz militar ou um simulador de combate tactico durante a WWII? (BTW: o Conflict of Heroes ou o Combat Commander também são bons exemplos de wargames tacticos, se quiseres prescindir das miniaturas que têm sempre aquele charme indiscutivel!)


[url=https://www.google.pt/reader/shared/00602237311482859423?hl=en]Google Reader Shared Itens[/url]