Como já tinha dito, o melhor da gama, eram os suplementos. Normalmente eram de boa qualidade (sobretudo os geográficos), sendo o mais fiel possível às obras de Tolkien, citando-o muitas vezes. O problema, é que se liam como livros de informação, mas que não tinham grande preocupação com o jogo, raramente fornecendo informações directamente utilizáveis (é como se tentassem utilizar um guia Michelin ou um uma história do Japão como suplemento: dá, mas é complicado). Claro que também existiam alguns suplementos para deitar ao lixo (normalmente os cenários), e outros (sobretudo nas áreas não descritas por Tolkien) inventavam bastante (mas mesmo esses eram de leitura agradável, e podiam-se utilizar para outros rpg's, caso isso ofendesse aos puristas). E alguns dos mapas são de sonho.
As terras dos "evils":
A maior parte destes suplementos são muito bons na sua leitura. Simplesmente para se jogar, exigem grupos de aventureiros muito poderosos e que recorram muito ao "stealth", senão terão uma vida curta; mas a data implica que na zona oriental de terra média (1640), seja mais seguro passear do que na época da guerra dos anéis, o contrário se passando no ocidente.
Angmar
Se alguém queria usar um adversário na campanha, este era o suplemento. Eram descritas as terras montanhosas do rei bruxo, os seus domínios, povos submetidos (para além dos orcs), objectivos tenebrosos. Tinha a vantagem de se sabendo o seu fim de antemão, era um reino a que os jogadores podiam fazer frente e impedir a realização momentânea dos planos de forma realista, e tendo um adversário de respeito. Ainda por cima, esta terra é descrita desde a criação por Eru, até à IV era (quando quis comprar este e o suplemento seguinte, disseram-me que compra-los num pack com 15 outros suplementos ficava mais barato do que comprar os 2 unicamente e assim foi,e mais tarde ainda adquiri mais).
The goblin gate
Quem leu o Hobbit, não pode deixar de sentir uma emoção. São descritos os orcs que aí vivem, os seus caminhos e o inevitável Gollum (que ainda não perdeu o precioso). Também é apresentada toda a história local. Ideal para uma missão de resgate e fuga (e para os Pj's ganharem dentes). E possui uma das piores capas de sempre (o troll parecia um homem peixe anoréctico)
Umbar
Os irmãos traidores de Gondor. A sua história, o setting para uma campanha contra numenorianos negros e a sua negra frota. É fundamental ter o livro sobre Gondor,e será uma campanha mais marítima.South of Mirkwood (não sei porque não lhe chamam Dol Guldur)Uma certa floresta negra, com uma certa fortaleza negra, com um certo necromante... Embora em 1640 o poder de Sauron não se exerce com todo o vigo (pois não quer chamar à atenção sobre sí), é uma zona perigosa
Isengard
Saruman antes de se passar para o lado mau (mesmo assim está longe de ser bonzinho). Dá para jogar um aprendiz seu (sabendo os riscos que comporta), numa zona estratégica.
Moria
Tem informações quer para o período anão, quer para o orc. No primeiro é perigoso passear por lá (os anões não são propriamente muito tolerantes). No segundo é loucura. Só para equipas de alto nível (do género, entrar, fazer algo e fugir, antes de acordar um certo balrog).
Dunlend and misty mountains
Zona excelente para treinar a pontaria: montes de homens selvagens e orcs que só nos querem matar. Um bom suplemento, que serve apenas como desporto infelizmente.
Mount Gundabad
A oportunidade de jogar um orc um pouco mais sofisticado. É que para ir lá em aventura pelos bons é muito arriscado (creio que era este suplemento que tinha os inarráveis trolls do gelo, ou seriam orcs da neve?).
Gorgoroth
Em 1640 ainda não há nazgulls, os orcs são tímidos e há uma guarnição esquelética de Gondor; dá para fazer umas boas aventuras, com uma terra a ser disputada.
Grey Mountain
Um bom local de aventura: não há orcs por cada milímetro quadrado, existem potenciais aliados (se não nos matarem primeiro) e mesmo dragões.
Dagorlad
Um pântano especial, cheio de perigos mas muito monótono. Mesmo apanhar objectos mágicos aos mortos é perigoso e aleatório.
Shelob Lair
Por esta altura ainda existe uma guarnição de gondorianos. Mas desviar um centímetro dos trilhos implica encontrar orcs que estão a ficar cada vez mais atrevidos, e uma certa aranha que pode estar com fome...
Thieves of Tharbad
Esta grande cidade do ocidente tem a vantagem de ser completamente desconhecida pelos Pj's e permitir cenários urbanos um pouco mais sofisticados do que matar tudo (na guerra dos anéis, já nem as ruínas sobram). Os cenários são para esquecer
Dark mage of Rudhaur
Fundamental ter o livro sobre Arnor. Uma série de escaramuças e aventuras num território que está condenado.
Erech and the path of the death
Um livro que está excelente mas levanta um problema à partida: dado que só Aragorn lá pode entrar, que é que os jogadores vão aí fazer? Aconselho usar para D&D, que dará uma excelente dungeon gigante com algumas conversões.Existe depois uma série de outros livros de aventuras em todas estas terras descritas (tenho uma dúzia deles); são na maioria apenas aventuras em dungeons muito pouco inspiradas (não vale a pena descreve-los).
As terras dos "goods"
Locais de descanso ou ponto de partida de aventuras
Arthedain
Um suplemento que foi desdobrado do suplemento Arnor (com pouca informação extra).
Cardolan
Idem
Arnor
O suplemento ideal para arranjar uma nacionalidade aos jogadores. Sendo este reino menos poderoso que o reino-irmão, os jogadores terão maior probabilidade de brilhar (quer no reino unificado, quer dividido). Contém informações desde do tempo em que apenas os homens selvagens aí viviam, até ao restabelecimento por Aragorn (se bem que se concentre no período de divisão, com as suas rivalidades, principais locais de interesse, personagens, demografia, objectos mágicos, etc). Um muito bom suplemento
Gondor
Existem 2 suplementos sobre Gondor mas não os tenho.
Riders of Roham
O suplemento sobre este reino. Excepto o facto de andarem a cavalo, é uma cópia da Inglaterra antes da conquista normanda (elemento que foi mantido no filme).
North of Mirkwood
Tudo sobre o reino dos elfos silvestres. Embora menos sofisticados do que os noldor, são também mais fáceis de jogar por Pj. Especial para fãs do Hobbit.
Lorien
Tudo sobre o reino da Galadriel (personagens, história, política). Para não elfos, é complicado justificar a sua entrada, para os outros é um belo momento.
Rivendell
O equivalente de cima a Elrond. Talvez um pouco mais acessível a estrangeiros
Pelargir
Informações sobre esta parcela marítima de Gondor. Tem mais piada se for usado com Umbar.
Havens of Gondor
Mais um suplemento para quem gosta da vida naval (tem vários géneros de barcos, geografia, política, povos, enfim, o costume)
Fangorn
Metade do livro são ilustrações, uma parte estatística de árvores e ents, e no fim sobra um background ainda mais fino do que o que é descrito no LOR. Felizmente que o livro veio por atacado e não paguei mais por ele. Tenho ainda suplementos sobre terras de que Tolkien pouco ou nada escreveu (Khand, Harad, easterling, etc). Os puristas fugirão, mas podem reservar surpresas aos jogadores e tem pouca fantasia; com um mínimo de trabalho usam-se directamente para outros jogos de fantasia, sem parecer que se está a plagiar Tolkien.Creio que ainda tenho mais alguns suplementos de outras terras, mas não me lembro quais.
Variados
Personagens
São vários livros que descrevem as principais personagens por povos do mundo de Tolkien, desde Aule até Sam; no entanto está longe de ser exaustivo (o que é uma pena, podiam ter aproveitado para fazer uma boa compilação).
Tesouros
Tem de tudo desde objectos mágicos das sagas, até tesouros aleatórios que se podem encontrar em várias dungeons (creio que a caixa vermelha já tinha uma coisa destas). Pelo menos possibilita os Pj's encontrarem um anel menor.E pronto, já expus o que tenho. Só lamento nunca ter jogado e ficar-me pela leitura.