Mesa de Jogo + Tecido superfície de mesa

Boa tarde a todos. Antes de mais, espero que estejam a ter tempo para as vossas jogatanas :). Matar o vício de vez em quando é sempre importante.



Este tópico que abri prende-se por dois temas diferentes, mas interligados, que queria lançar para cima da mesa/ecrã :D.

  1. Mesa de Jogo
Em primeiro lugar é sobre as mesas de jogo. Acredito que todos os que gostam deste hobby, já pensaram em ter, ou já têm mesmo, uma mesa de jogo. Tenho visto ao longo do ano diversas opções no mercado, bem como diversas opiniões sobre ter ou não uma mesa de jogo.
Já ouvi e li de tudo, pelo que continuo sem perceber se adianta ou não ter uma mesa de jogo que possa servir também como mesa de refeições, por exemplo.

Uma mesa de jogo vai mesmo melhorar a experiência que temos com os jogos o suficiente, para compensar o preço das mesmas? Ou por outro lado vai causar bastantes dores nas costas pela posição a que a mesma nos obriga a ter, para chegar ao tabuleiro e componentes?

Embora dê para refeições, é mesmo uma mesa que fique bem na sala de jantar?

É prática para se ter algum jogo montado e deixá-lo preparado para continuar a jogar mais tarde, usando a mesa para outras funções?

Já li de tudo, e a ideia que tenho é que não é claramente uma prioridade, pois não melhora a experiencia de jogo o suficiente para o preço que custam, não aumenta muito o tempo que dispoibilizamos para o jogo, causa em alguns casos dores nas costas ou nos braços, torna difícil utilizar jogos que necessitem eventualmente de PC ou de espaço para escrever num Caderno, etc...

Mas, qual a vossa opinião? Têm mesa própria de jogo? Já experimentaram e compensa? Faz sentido adquirir uma?
  1. Pano ou tecido para jogo
Outra coisa que gostaria de trazer para discussão, é os panos para as mesas onde costumamos jogar.

Por exemplo, eu jogo numa mesa normalissima de sala de estar/jantar, feita de madeira. Dou assim comigo por várias vezes a tentar apanhar as cartas que estão em cima da mesa, ou a fazer imenso barulho com os dados, ou mesmo a ter os componente a escorregar mais do que deviam, pois a superficie não causa atrito suficiente para agarrar os compenentes, nem é flexível ao ponto de facilitar o simples agarrar de uma carta ou componente similar, algo que não ajuda na experiencia de jogo, e com o tempo causa um desgaste superior nos componentes (Cartas principalmente)

O que pensei há uns tempo foi em adquiri um pano para colocar por cima da mesa, antes dos setups. Algo como as mesas de Pokér têm por exemplo.

A minha questão é que tipo de tecido poderia ser bom para colocar entre a superfície e os componentes?

Aproveito ainda para perguntar a vossa opinião sobre se faz sentido ter um pano desses? Se sim, melhor a experiência de jogo? Desgasta menos os componentes?

Enfim... Apenas dúvidas de quem anda nisto há algum tempo, mas não o suficiente para conhecer todas as opções, bem como querer partilhar opiniões, por forma a todos podermos fazer as melhores escolhas.

Cumprimentos,
João Caracol