Micro-reviews dos 18xx que jogaram até à data

A oferta de títulos do género é enorme, como rapidamente se conclui, pelo que achei que seria engraçado oferecermos umas micro-reviews dos que experimentámos e formos experimentando.


Existem duas ramificações maiores dentro dos 18xx, a iniciada pelo 1830, mais focada em truques de stocks, e a iniciada pelo 1825, muito mais focada na colocação dos tiles. Com este, fiquei a conhecer o "outro branch".

+ É modular, o que é óptimo. O 1825 é partido em módulos e unidades, que consistem numa pequena parte da Grã Bretanha. Todos eles juntos, dariam para um mega-jogo aí com uns 8 jogadores. Querem um jogo para dois, em duas horas? Usem uma unidade. Querem um jogo para 4 de três horas? Usem duas ou três. A flexibilidade disto é fabulosa. (têm aqui todos os módulos em acção https://www.boardgamegeek.com/image/545093/1825-unit-1?size=large)

+ O tile laying em si. Eu gosto, acho piada à parte puzzle da coisa. E é agressivo, não é nada impossível matar companhias aos outros. Evilgrin

- Shenanigans nos stocks não existem, e fazem-me falta. Isto torna o jogo bem menos interessante do que os da outra família.

Praticamente a mesma coisa que a primeira unidade, só que num mapa diferente (mais a sul). Partilha tanto os pontos positivos como os negativos com o primo acima.

+ Junta dois tiles ao mapa da unit 1, o que até parece justificar-se, que julgo que aquela zona estaria deserta se não fosse esse incentivo.

+ Junta uma privada, que também me parece bem.

+ Mais uma data de tiles a juntar à unit 1, desta vez a Cornualha. Traz também uma privada.

- Na única experiência que tive com este kit, todo aquele canto ficou abandonado, por não oferecer qualquer incentivo a que para nos esticássemos para lá.

+ O pai dos paizinhos. Simples em regras, claramente refinadíssimo, pode ser muito violento.

+ Joga-se bem (e de forma diferente) de 3 a 5 jogadores. (Nunca joguei com 6)

+ Expansões e variantes disponíveis. Ah, e vem aí uma reedição que já inclui algumas.

- Dou-me pessimamente a jogar este. Fighting

+ Joga-se bem a 3 e a 4. A 5 nunca joguei.

+ Tem coisas novas muito temáticas e muito catitas. Comboios especiais, empresas a serem absorvidas pelo banco de inglaterra, empréstimos, custos extra nas rotas por mudança de "gauge" (distância de um ferro do carril ao outro).

+ O leilão inicial pelas privadas é lindo. Lindo!

+ 4/5 horas de jogo.

- Parece haver um bocado de dificuldade em bloquear as rotas dos outros.

(Só o joguei uma vez, e online)

Sinceramente ainda não tenho grande opinião formada. Parece longo, as empresas flutuam logo, mas vivem do capital que se vai pagando pelas shares, tem split dividends e muitas empresas. Não sabia de que terra era, neste.

+ Este é muito bizarro e uma híbrido excelente das duas "famílias".

+ Apesar do stock market ser unidimensional consegue ser interessante mesmo assim (não se pode dizer o mesmo dos 1825s).

+ Muita regra especial, e o fim do jogo (em que as empresas vão sendo nacionalizadas, começando pelas com menor income) é fabuloso.

+ O tile-laying pode perfeitamente dar facada. Tongue out

+ Funciona lindamente a 2.

- Péssimo como 18xx introdutório. Tem regras específicas demais.

+ Esqueça-se o 18AL, este é O 18xx introdutório. Praticamente as mesmas regras que o 1830, "curto", interessante, bonitinho.

- Falta-lhe um bocado de pimenta... Se o que procuramos é um jogo catita e curto com o mesmo ruleset do 1830, é este. Mas não me parece ser variável e desiquilibrado como o original.

+ É a loucura. O jogo não tem empresas públicas no início, mas começa com o leilão pelas 15! empresas privadas. A certo ponto podemos fazer merge das mesmas e fundar uma pública.

+ O mapa parece-me muito interessante, com zonas claramente mais atraentes que outras, e zonas caríssimas de se desenvolver, como os Alpes.

- Tematicamente não faz grande sentido... Podemos fundar a SNCF em Veneza...

--Faltam 3--- :)