Mini-entrevista ao Flávio Bessa

No intuito de dar a conhecer os membros do Grupo de Roleplayers de Lisboa e ajudar a divulgar as sess&otilde;es que vamos organizar no Encontro Mensais dedimos fazer uma mini-entrevista ao <strong>Warbec Phoenix</strong> que ser&aacute; o Mestre de Jogo de uma jogatana de <strong>Pathfinder RPG</strong> no <strong>pr&oacute;ximo Encontro Mensal</strong> do <strong>dia 13 de julho</strong>. Esperamos que gostem e n&atilde;o se esque&ccedil;am de inscrever nesta e noutras sess&otilde;es no nosso <a href="https://tinyurl.com/calendencmenrpglx29">calend&aacute;rio de jogo</a>.<br>

&nbsp;<br>

Segue ent&atilde;o a entrevista:<br>
&nbsp;<br>

&ldquo;<em>Fala-nos um pouco de ti e como come&ccedil;aste a jogar RPGs de mesa?</em><br>

&nbsp;<br>

- Boas, sou Fl&aacute;vio Bessa, estou agora com 27 anos e a viver em Lisboa. Comecei a minha experi&ecirc;ncia com RPGs aos 14 anos quando vi uma RedBox &agrave; venda na Devir. Sempre tive interesse em saber como se jogava pois via refer&ecirc;ncias do jogo em filmes/s&eacute;ries e at&eacute; mesmo desenhos animados quando era mais novo. Infelizmente estando sozinho (nem sabia sequer onde encontrar pessoas que quisessem jogar) e sem saber patavina acabei por n&atilde;o perceber como se jogava e deixei de lado. Mas um dia durante o meu 11&ordm; ano... estava com 2 amigos... e fal&aacute;mos sobre o assunto. Acabamos por inventar um RPG no pr&oacute;prio momento e come&ccedil;&aacute;mos a jogar diariamente durante os intervalos de almo&ccedil;o. Us&aacute;vamos dados que t&iacute;nhamos nas nossas &quot;Texas-TI 83 Plus&quot; e era tudo muito feito &quot;on the spot&quot;. Um de n&oacute;s fazia de DM e era tudo muito abstracto sem figuras e usando muito a imagina&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o havia classes... simplesmente dois bacanos e eu a andarem por a&iacute; sem magia nem &ldquo;healers&rdquo;. Usamos o sistema de jogo que havia na cole&ccedil;&atilde;o &quot;Aventuras Fant&aacute;sticas&quot; onde teria sido onde primeiro vi um jogo em formato livro. Com o tempo deix&aacute;mos de nos ver e ficou esquecido. At&eacute; um dia h&aacute; 2 anos ter-me lembrado disso com um grupo de amigos do Porto e come&ccedil;amos a jogar RPG usando um sistema criado no momento com eles com o &ldquo;setting&rdquo; do &quot;The Thing&quot;. Foi uma sess&atilde;o &ldquo;one-shot&rdquo; e come&ccedil;&aacute;,os a fazer v&aacute;rias &ldquo;one-shots&rdquo; para vermos o que mais gost&aacute;vamos. &Iacute;amos experimentando um novo estilo/&rdquo;setting&rdquo; todos os meses. Hoje jogamos Pathfinder regularmente todas as semanas pela internet usando o Roll20, no &ldquo;setting&rdquo; de &quot;Inner Sea World&quot; com uma &ldquo;home-brew&rdquo; minha.<br>

&nbsp;<br>

<em>O que mais gostas no jogo que vais mestrar no pr&oacute;ximo Encontro Mensal?</em><br>

&nbsp;<br>

- Ser&aacute; possivelmente o elemento do desconhecido. Existe algo estranho que se est&aacute; a passar num local e o grupo (se colaborar, claro) ir&aacute; desvendar o que se passa e como resolver o assunto (havendo v&aacute;rias maneiras de resolver o problema). O meu estilo de &ldquo;DMing&rdquo; aposta na liberdade total (ou &ldquo;free-style)&rdquo; portanto se o grupo decidir ir noutra dire&ccedil;&atilde;o em vez de ir ao local... eu ou adapto o que tenho preparado ou pego em material &ldquo;on-the-fly&rdquo; que tenho mentalizado e uso-o no momento. Outro elemento que planeio usar no Encontro &eacute; o uso de som durante a sess&atilde;o. Nunca o fiz antes sem ser atrav&eacute;s do Roll20 portanto n&atilde;o sei o qu&atilde;o bem se enquadra, especialmente num espa&ccedil;o aberto.<br>

&nbsp;<br>

<em>Que aspetos do RPG que escolheste achas que vai entusiasmar mais os jogadores que participarem na tua sess&atilde;o?</em><br>

&nbsp;<br>

- Hmm, esta pergunta j&aacute; se torna mais dif&iacute;cil de responder e isto porque existem tantos pormenores acerca do sistema de que gosto e que posso simplesmente adaptar no momento. Ir&aacute; haver umas pequenas regras &ldquo;house-ruled&rdquo; para lidar com a parte da investiga&ccedil;&atilde;o que ir&aacute; ajudar os &ldquo;players&rdquo; a irem na dire&ccedil;&atilde;o certa se estiverem perdidos. Mas &eacute; descart&aacute;vel pois toda a investiga&ccedil;&atilde;o n&atilde;o precisar&aacute; de dados para ser resolvida, mas a op&ccedil;&atilde;o encontra-se l&aacute; se eles assim o desejarem.&rdquo;<br>