Continuo a tentar descobrir o que se vai fazendo nas diferentes editoras em ordem à Feira de Essen em Outubro que vem. Hoje apresento-vos as respostas de Christian Hildenbrand, editor da HUCH & friends.
1 – Fauna não ganhou o SdJ, isso foi uma grande desilusão para a Huch & friends! ?
CH – Sim e não. Mentiríamos se disséssemos que não queriamos ganhar. MAs com a nomeação ganhámos muito devido às inumeras solicitações sobre o jogo. Nunca aconteceu na história do “Spiel des Jahres” (SdJ) que um jogo deste tipo entrasse na lista de nomeados. Logo isso é uma vitória para nós, uma vitória que pode manter o jogo “Fauna” no mercado por mais tempo.
2 – Opera é o vosso jogo novo. Este jogo é sobre o quê?
CH – Como o título denuncia: é sobre de óperas.
![]()
“Opera” é um jogo para gamers em que todos constroem óperas em diferentes cidades e dinamizam-nas com peças musicais de diferentes compositores. Estas peças musicais irão gerar receitas e pontos de vitória de formas variadas. Um dos principais mecanismos é a forma como se fazem as acções. No início de uma ronda cada um determina o orçamento a partir do qual tem que pagar se quiser escolher ou combinar uma das seis possibilidades de acção.
3 – Como nasceu este projecto (Opera)?
CH – “Opera” é do nosso parceiro holandês, The Gamemaster. Hans von Tol é também o criador de “Opera”. Por isso a maioria do trabalho não foi feito na nossa empresa.
Mas quando tomámos conhecimento pela primeira da ideia de um jogo sobre opera ficámos fascinados. Um tema original num jogo realmente bom. Isto pode resultar.
![]()
4 – Se precisa-se de criar um top 5 dos seus jogos editados, qual seria?
CH – Não é possível criar uma ordenação real. Mas para mencionar os nossos cinco jogos mais importantes eu diria (sem nenhuma ordem- apenas alfabética): Ausgerechnet Buxtehude (e as outras 15 versões), Ausgerechnet Uppsala, Beppo der Bock, Fauna, Logeo ratio, Sprechdachs, Welt der Weine.