[MMO] 9 Dragons - Closed Beta Review

No seguimento da apresentação dos MMORPGs, trago-vos um primeiro artigo com uma novidade - um jogo que ainda está em fase de testes mas já promete muito para os fãs de Wuxia e de roleplay online em geral. Nascido de uma empresa vietnamita (!) de software, 9Dragons estende agora os seus servidores para lá do Oriente. Nos EUA, a oportunidade foi agarrada pela Aklaim. Na Europa, o nosso serviço é assegurado pela Persistent Worlds. Para ja, têem aqui disponível o jogo de borla:

https://www.9dragonsonline.com/

Vejam também aqui o forum, especialmente este post com uma apresentação dos clãs e vídeos respectivos!

 

Tive a oportunidade de experimentar o jogo nesta fase beta-por-convite que está a terminar a 22 deste mês. Sempre gostei do ambiente imperial chinês, dos filmes de kung fu e, talvez menos, da banda desenhada. Neste MMORPG, o setting está reproduzido com os estereótipos todos, criando personagens destinadas a começar como meros vagabundos até chegarem a uma posição de respeito em um dos nove clãs (neste momento, estão disponíveis seis). A variedade de conceitos possíveis não é - neste momento - nada de especial, mas posso vos dar alguns dos exemplos que criei:

  • o velho maluco com um pau que anda semi-nu pelas ruas a espancar ladrões (League of Beggars - Staff weapon)
  • o monge que viaja incógnito pela província ajudando toda a gente sem pedir nada em troca (Shaolin Deva Monk)
  • a rapariguinha de boas famílias que foge de casa para ir às montanhas de Wu-Tang aprender kung fu (Wu-Tang Blue Dragon)
  • a rapariga psicopata que treina constantemente para trazer vingança a todos os homens que a fizeram sofrer (Sacred Flower)

Jing-Mei, a minha Wu-Tang acabadinha de entrar no clã.

O jogo em si instala-se perfeitamente, corre levezinho e poucos problemas dá para uma versão beta. Os gráficos estão dentro do género de Neverwinter Nights e o som está completamente dentro do ambiente oriental. A jogabilidade, neste momento, funciona com o rato clicando aqui e ali a partir de uma vista centrada no personagem, que - como é habitual - se pode rodar e fazer zoom.

A nível de imagem, os pontos fortes estão nas variadíssimas e espetaculares animações de combate (de certeza que os animadores consultaram material de kung fu) para uma extensa gama de armas e com vários estilos de combate desarmado. Neste momento, só não é possível saltar através das árvores ou correr por cima da água, mas a skill de lightfoot já permite viajar através dos mapas a grande velocidade. A nível sonoro, cada arma tem o seu barulho próprio de fricção através do ar e de embate no adversário. Algumas músicas estão excelentes, outras começam a fartar passado um bocado.

A nível de storyline, todo o diálogo de NPCs está particularmente bem feito e bem escrito, com comentários em personagem, pormenores que vão sendo revelados acerca do ambiente e uma bem medida dose de humor. Algumas quests são obviamente do mais simples que há, mas a maior parte é bem enquadrada e com uma certa originalidade. Não é só andar de um lado para o outro a matar monstros, é necessário prestar atenção ao que os NPCs estão a dizer.

No entanto, em termos de evolução da personagem as quests não dão muita experiência, pelo que este MMORPG está dentro do habitual estilo grinding. Não faz o gosto de toda a gente, mas sim, é preciso estar durante algum tempo no mesmo sítio a bater nos bichos para subir de nível. Todavia, o jogo não é só acerca de ganhar experiência, pois 9Dragons usa uma inovação a nível das skills de combate: têem vários escalões de profeciência aos quais só se pode chegar acumulando golpes certeiros em batalha. Estas técnicas vão sendo descobertas ao longo do jogo, quer quando a personagem consegue entrar num clã, quer quando consegue assumir uma posição dentro da hierarquia. Agumas são aprendidas automaticamente, outras dependem de quests, outras são aprendidas mas necessitam de ser treinadas antes de poderem ser usadas.

Sugiro aos interessados que aproveitem a oportunidade para experimentarem o jogo sem pagar. Open Beta vai começar a 23 de Dezembro.

Zou hao yun!

[quote=Rick Danger]9Dragons usa uma inovação a nível das skills de combate: têem vários escalões de profeciência aos quais só se pode chegar acumulando golpes certeiros em batalha.[/quote]Como o Elders Scroll 3: Morrowind usa? tens várias skills que vão subindo automaticamente sempre que as consegues usar X vezes com sucesso?

Até quando é que o jogo vai estar disponível à borla?

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

Eu tenho convites para isso, por um pouco de falta de tempo nunca me resolvi instalar e jogar, mas depois da tua review sou bem capaz de o fazer.

Os testes agora versam apenas a jogabilidade, ou já estão a dar-lhe forte nas quests?

Como é que as quests decorrem?

Existe colaboração, ou tem que se fazer as quests sozinho?

–~~–

Alguém muito sábio disse uma vez: “So, Trebek, we meet again! The game’s afoot!”

[quote=RedPissLegion]Como o Elders Scroll 3: Morrowind usa? tens várias skills que vão subindo automaticamente sempre que as consegues usar X vezes com sucesso?[/quote]Existem vários tipos de skills, mas todas elas precisam de ser usadas de alguma forma para poderem subir. A questão é que vais sendo aprendendo skills melhores que precisam de ser treinadas e usadas, ou seja, estás sempre a aprender coisas novas.[quote]Até quando é que o jogo vai estar disponível à borla?[/quote]O open beta é de borla e vai começar no dia 23 de Dezembro. Não está decidido quando é que o jogo vai estar pronto e quais serão, eventualmente, os valores para jogar. Pode acontecer que o MMORPG fique de borla, mas com conteúdo ao qual só tens acesso se pagares.

[quote=Rui]Os testes agora versam apenas a jogabilidade, ou já estão a dar-lhe forte nas quests? Como é que as quests decorrem? Existe colaboração, ou tem que se fazer as quests sozinho?[/quote]Muitas quests ainda estão a ser construídas, por isso é mais acerca da jogabilidade, até agora. Do que eu tenho visto, ainda não encontrei quests que necessitassem da colaboração de vários jogadores. No entanto, nos níveis mais altos existe pelo menos uma "dungeon" que só é possível de percorrer até ao fim com uma party bem formada. Neste momento, ninguém na closed beta conseguiu completar essa dungeon.

Devo dizer que só joguei mais ou menos até nível 35 e o jogo já tem conteúdo pensado até nivel 100. Supostamente, o nível máximo vai ser 200 e tal! :)
É mesmo para começar por baixo e chegar ao nível divino.

Afinal, vão antecipar o fecho do closed beta. O servidor vai fechar hoje à meia-noite, vão apagar todas as personagens e recomeçar o jogo com o open beta amanhã de manhã. É a oportunidade para começarmos todos ao mesmo nível.

Xin-Mei, irmã da Jing-Mei treinando o
seu Basic Sacred Flower Meditation
.

 

Confirma-se que fecharam ontem o servidor. Todas as personagens, tendo sido feitas em closed beta, foram apagadas antes do jogo recomeçar, supostamente hoje. Ficam aqui o resto dos screenshots que tirei. Talvez volte a fazer estas personagens.

Entretanto, se experimentaram entrar e ainda não conseguiram, não se preocupem, estas coisas têem sempre atrasos, o open beta só deve começar este fim-de-semana mesmo. Sugiro que acompanhem o que se passa no forum oficial.

Kao-Tsu, aprendiz do templo de Shaolin,
medita para recuperar energias.

A partir de agora, já não haverá mais resets totais ao servidor, pelo que quem fizer personagens em open beta pode mantê-las quando o jogo começar.

Ainda não se encontra decidido se esta versão europeia vai ser a pagantes, mas já está anunciado que a versão americana vai ser de borla, com dois clãs reservados a pagantes e publicidade metida dentro do jogo. E sim, podemos jogar nos servidores americanos.

 

Se isto não for a pagantes até sou capaz de me inscrever hehe.

Confesso que desde que descobri os RPGs de mesa o meu interesse por jogos de PC caiu avassaladoramente, salvo raras excepções (Morrowind e Heroes Of Might And Magic). Este jogo precisa de um grande investimento de tempo? ou seja é daquelas coisas que tenho que estar sempre a jogar e sempre on-line para não me acontecer coisas más, ou safo-me se só lhe pegar de 15 em 15 dias?

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

[quote=RedPissLegion]Este jogo precisa de um grande investimento de tempo? ou seja é daquelas coisas que tenho que estar sempre a jogar e sempre on-line para não me acontecer coisas más, ou safo-me se só lhe pegar de 15 em 15 dias?[/quote]Há um Sifu NPC em 9Dragons que costuma dizer "Your benefits from Kung Fu come from how much you invest in it" :slight_smile: Tempo não te custa nenhum. Se não estás online, não te acontecem coisas más, nem boas. Se estiveres vais jogando. Em alguns clãs é possível entrar em apenas quinze minutos de jogo. Outros, só muito mais à frente.

Ok, então eu compro, quando estiver on-line faz aqui um mega chavascal para o pessoal ir aderindo.

Obrigado pelas infos.

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

Eu já estou a sacar o client. Encontramo-nos lá!

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

Nesta altura, a Persistent Worlds continua a dizer que a qualquer momento o open beta estará pronto e o servidor será reaberto. Acompanhem aqui o forum, para saber o que se está a passar.

Reabriram os servidores hoje, perto das oito da noite.

Pela primeira vez, fiz um futuro membro do Heavenly Demon Clan.

Vejo-vos por lá! :)

Edit: Descobri agora que estes dias ainda são pre-open, ou seja, só quem jogou no closed beta é que tem conta para entrar. Eles fazem isto para terem um conjunto de jogadores já mais disperso pelo mundo quando finalmente abrirem o servidor a toda a gente.

Eu já ando pronto para jogar, com o jogo instalado em dois computadores ao mesmo rempo e tudo, mas como tu também deves ter descoberto ontem, acabei de descobrir que não existem activation keys disponíveis senão dia 10 de Janeiro.

Enfim, se eu não me esquecer entretanto, vemo-nos por lá daqui a 13 dias! :)

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

oque tenho que falar para o npc dexar eu entrar na guild não sei mais uqe fazer please me ajuda

Pois é pessoal, eu fiquei de vos avisar quando o open beta começasse, mas a verdade é que o jogo já foi ao ar :) ou melhor, a empresa europeia que servia o jogo - a Persistent Worlds - faliu.

Agora, se quiserem mesmo tentar jogar, podem tentar ligar-se através da empresa americana, a Aklaim. Aquilo parece que vai avançar com um serviço de borla suportado por publicidade dentro do jogo. Pessoalmente, não me atrai.

[quote=kaleu]oque tenho que falar para o npc dexar eu entrar na guild não sei mais uqe fazer please me ajuda[/quote]Errr.. não sei ao certo se percebi, mas - do que me lembro - entrar na League of Beggars é fácil. Acho que basta chegares a nível 4 e fazeres a quest que aparece. Se tiveres dúvidas, pede ajuda no in-game chat. Boa sorte!