No seguimento da apresentação dos MMORPGs, trago-vos um primeiro artigo com uma novidade - um jogo que ainda está em fase de testes mas já promete muito para os fãs de Wuxia e de roleplay online em geral. Nascido de uma empresa vietnamita (!) de software, 9Dragons estende agora os seus servidores para lá do Oriente. Nos EUA, a oportunidade foi agarrada pela Aklaim. Na Europa, o nosso serviço é assegurado pela Persistent Worlds. Para ja, têem aqui disponível o jogo de borla:
https://www.9dragonsonline.com/
Vejam também aqui o forum, especialmente este post com uma apresentação dos clãs e vídeos respectivos!
Tive a oportunidade de experimentar o jogo nesta fase beta-por-convite que está a terminar a 22 deste mês. Sempre gostei do ambiente imperial chinês, dos filmes de kung fu e, talvez menos, da banda desenhada. Neste MMORPG, o setting está reproduzido com os estereótipos todos, criando personagens destinadas a começar como meros vagabundos até chegarem a uma posição de respeito em um dos nove clãs (neste momento, estão disponíveis seis). A variedade de conceitos possíveis não é - neste momento - nada de especial, mas posso vos dar alguns dos exemplos que criei:
- o velho maluco com um pau que anda semi-nu pelas ruas a espancar ladrões (League of Beggars - Staff weapon)
- o monge que viaja incógnito pela província ajudando toda a gente sem pedir nada em troca (Shaolin Deva Monk)
- a rapariguinha de boas famílias que foge de casa para ir às montanhas de Wu-Tang aprender kung fu (Wu-Tang Blue Dragon)
- a rapariga psicopata que treina constantemente para trazer vingança a todos os homens que a fizeram sofrer (Sacred Flower)
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Jing-Mei, a minha Wu-Tang acabadinha de entrar no clã.
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O jogo em si instala-se perfeitamente, corre levezinho e poucos problemas dá para uma versão beta. Os gráficos estão dentro do género de Neverwinter Nights e o som está completamente dentro do ambiente oriental. A jogabilidade, neste momento, funciona com o rato clicando aqui e ali a partir de uma vista centrada no personagem, que - como é habitual - se pode rodar e fazer zoom.
A nível de imagem, os pontos fortes estão nas variadíssimas e espetaculares animações de combate (de certeza que os animadores consultaram material de kung fu) para uma extensa gama de armas e com vários estilos de combate desarmado. Neste momento, só não é possível saltar através das árvores ou correr por cima da água, mas a skill de lightfoot já permite viajar através dos mapas a grande velocidade. A nível sonoro, cada arma tem o seu barulho próprio de fricção através do ar e de embate no adversário. Algumas músicas estão excelentes, outras começam a fartar passado um bocado.
A nível de storyline, todo o diálogo de NPCs está particularmente bem feito e bem escrito, com comentários em personagem, pormenores que vão sendo revelados acerca do ambiente e uma bem medida dose de humor. Algumas quests são obviamente do mais simples que há, mas a maior parte é bem enquadrada e com uma certa originalidade. Não é só andar de um lado para o outro a matar monstros, é necessário prestar atenção ao que os NPCs estão a dizer.
No entanto, em termos de evolução da personagem as quests não dão muita experiência, pelo que este MMORPG está dentro do habitual estilo grinding. Não faz o gosto de toda a gente, mas sim, é preciso estar durante algum tempo no mesmo sítio a bater nos bichos para subir de nível. Todavia, o jogo não é só acerca de ganhar experiência, pois 9Dragons usa uma inovação a nível das skills de combate: têem vários escalões de profeciência aos quais só se pode chegar acumulando golpes certeiros em batalha. Estas técnicas vão sendo descobertas ao longo do jogo, quer quando a personagem consegue entrar num clã, quer quando consegue assumir uma posição dentro da hierarquia. Agumas são aprendidas automaticamente, outras dependem de quests, outras são aprendidas mas necessitam de ser treinadas antes de poderem ser usadas.
Sugiro aos interessados que aproveitem a oportunidade para experimentarem o jogo sem pagar. Open Beta vai começar a 23 de Dezembro.
Zou hao yun!